Posso ser bem sucedido na crise?

Acredito que todo mundo tenha sido impactado pela situação complicada que temos vivido no País, de alguma forma: ou foi demitido, ou teve um parente demitido, ou os ganhos diminuíram… Mas, embora seja um momento complicado, é possível ser bem sucedido. Tudo depende da forma como nos preparamos para uma crise ou como agimos quando dela chega.

O primeiro ponto é saber quais são as suas obrigações e responsabilidades no trabalho. É muito comum os profissionais terem apenas uma ideia disso ou deduzirem quais são suas atividades e o que é esperado deles pelos líderes. Isso acontece porque muitos não têm o seu job description detalhado e/ou um planejamento individual. Sem essas informações, é complicado saber que caminho seguir e, assim, avaliar se os resultados obtidos por um profissional estão contribuindo com os objetivos da empresa. Em momento de crise, saber disso é ainda mais importante.

Quando essa questão é resolvida, chega o momento de deixar isso claro para o mundo. Assim, além de realizar, é preciso compartilhar. E as redes sociais são uma poderosa aliada. Divulgar um novo projeto, um novo cliente, o sucesso de um evento etc são essenciais para que sua rede de contatos e, em alguns casos, os contatos dos seus contatos, saibam tudo o que tem feito e quantas conquistas tem conseguido.

A internet também pode ajudar você em um contato mais próximos com sua rede de relacionamento. Aproxime-se ou reaproxime-se das pessoas. Conte para elas o que tem feito, procure saber também de suas conquistas e celebre. Lembre-se de que deve criar um diálogo e não fazer um monólogo. As pessoas gostam de falar de si, de sentir que estão sendo ouvidas e, ao agir dessa forma, você as incentiva a continuar a conversa e a se lembrarem de você, o que é essencial para garantir a nossa sobrevivência em tempos de crise.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas, que…

19 horas ago

Global X lança terceira edição do relatório anual de investimentos temáticos

Lançado este ano, pela Global X ETFs, gestora de ETFs sediada em Nova York, o…

19 horas ago

Contratação de frete marítimo no agronegócio registra crescimento desde 2023

As projeções são positivas já que segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária afirma…

19 horas ago

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

HOUSTON (EUA) 3/5/2024 - A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador,…

19 horas ago

IA e ML estão impactando a segurança cibernética financeira

Em matéria recente para a Global Banking & Finance Review, Seshagirirao Lekkala - engenheiro na…

19 horas ago

Relatório aponta dados sobre uso de tabaco no mundo

Segundo os dados apresentados pelo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes ao uso…

20 horas ago