Os vencedores da quarta edição do Prêmio 99 de Jornalismo foram revelados em evento online organizado nesta semana. Realizada em parceria com a Folha de S. Paulo, a premiação contemplou profissionais de diferentes veículos de comunicação. A Agência Pública, a Revista Az Mina e a Superinteressante estiveram representadas na lista de vencedores.
Leia mais:
Na categoria ‘Profissionais do Jornalismo’, que neste ano teve “tecnologia para todos” como tema central, o pódio ficou da seguinte forma:
- Anderson Santana, da Agência Pública, com a reportagem “Internet via rádio, wi-fi na lanchonete: como comunidades rurais se conectam na pandemia”;
- Lívia Lima, da Revista Az Mina e do Conversa de Porão, com o podcast “Futurar: Tecnologias negras e novos imaginários”;
- Rafael Battaglia Popp, da Superinteressante, com a reportagem “Foco, força e lo-fi”.
Destaque para podcasts
Em 2021, o Prêmio 99 de Jornalismo contou com a divisão ‘Jovens Jornalistas’, em que participantes do projeto Lab99+Folha SP tiveram de produzir podcasts — também dentro da temática tecnologia. Nessa parte, a classificação final foi a seguinte:
- 1º lugar
“Play nosso de cada dia”
Equipe: Gabriel Araújo, Giovana Christ, Henrique Votto e Pedro Vínicius.
- 2º lugar
“Dinheiro para todos: bancarização e soluções digitais”
Equipe: Fernanda Rosário, Lígia Vieira, Mariana Lima, Pedro Teixeira e Rafael Nascimento.
- 3º lugar
“Tá de brincadeira?”
Equipe: Beatriz Clasen, Carolina Pastl, Diana Ribeiro João Scheller e Vitória Pereira.
Os podcasts contemplados podem ser ouvidos em página disponível na seção de treinamento no site da Folha de S. Paulo.
Valor do Prêmio 99 de Jornalismo
Os seis trabalhos premiados, na soma das duas categorias, irão dividir o valor de R$ 40 mil, indica a equipe de comunicação do Prêmio 99 de Jornalismo.