Categories: Comunicação

Preservação da natureza é um compromisso que visa à regulação climática

Com a promulgação da Constituição Federal de 1988, o Brasil estabeleceu o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como um de seus princípios. Muitos compromissos do poder público e da sociedade civil organizada surgiram para promover o dever de proteger e preservar a natureza em benefício das futuras gerações.

Para o Brasil, dos compromissos assumidos, o principal é cumprir-se a meta de redução das emissões de CO2, que passou de 43% para 50% até 2030. 

Atingir as metas é possível, pois elas são fixadas a partir da análise de dados dos Inventários Nacionais de Emissão e Remoção de Gases de Efeito Estufa, documentos que vêm sendo elaborados pelo Brasil, em cinco setores: energia, processos industriais, agropecuária, LULUCF e resíduos.

A análise desses dados revela que o único setor com potencial para remover as emissões de gases de efeito estufa da atmosfera é o LULUCF (sigla em inglês para uso da terra, mudança do uso da terra e florestas).

“Um dos fatores que determinam a importância das florestas para o futuro é a regulação climática, já que existe uma influência direta das florestas sobre o ambiente e o clima, principalmente em relação à temperatura e à umidade”, salienta Vininha F. Carvalho, ambientalista e editora da Revista Ecotour News & Negócios.

Um estudo publicado pela revista Científica Nature, em novembro de 2021, analisou 293 cidades na Europa e mostrou que as cidades arborizadas são em média até 12°C mais frias do que os espaços urbanos sem árvores.

No Brasil, a perda de florestas primárias cresceu 15% em 2022 – a maior parte, na Amazônia. Foi a maior taxa de perda não relacionada a incêndios desde 2005. Embora responda por 30% das florestas do mundo, o país respondeu por 43% do desmatamento global, permanecendo na liderança do ranking das nações que mais perdem florestas no mundo. 

“Os dados mostram que a participação do Brasil na perda de florestas tropicais vem aumentando nos últimos anos”, diz Jefferson Ferreira-Ferreira, Coordenador de Ciência de Dados de Florestas do WRI Brasil.

No Brasil, a maior parte das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera é causada pelo desmatamento. “A relevância da floresta Amazônica para o equilíbrio climático, biodiversidade e bioeconomia torna os esforços direcionados à conservação do bioma um objetivo de apelo global, pois diz respeito a toda a humanidade”, diz Fabiana Prado, coordenadora do LIRA/IPÊ.

O Brasil tem potencial para entrar com força no mercado global de créditos de carbono, visto que acabar com o desmatamento e promover a restauração de florestas e paisagens, são contribuições eficazes que o país pode oferecer no combate à emergência climática.

“É possível preservar e garantir resultados econômicos com um desenvolvimento ecologicamente correto e socialmente justo. Entender que a natureza é parte importante do cotidiano é o primeiro passo para identificar as mudanças que garantirão a conservação das florestas, o melhor manejo da paisagem em áreas de atividades agropecuárias, a restauração das florestas desmatadas ou degradadas”, conclui Vininha F. Carvalho.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Cyble recebe reconhecimento no cenário de provedores de serviços de inteligência ampliada contra ameaças no 1º trimestre de 2025

A Cyble, líder global em soluções de cibersegurança, foi nomeada entre os fornecedores notáveis no…

2 horas ago

EBC Financial Group Reconhecido em Quatro Principais Categorias na Análise da FXEmpire de 2025

EBC Financial Group recebe classificações altas em principais áreas, com uma pontuação 5,0 perfeita em…

1 dia ago

Tecnotree reconhecida no 2024 Gartner® Hype Cycle™ por sua experiência do cliente e monetização no setor de comunicações

A Tecnotree, líder global em sistemas digitais de suporte aos negócios (BSS) e soluções de…

1 dia ago

Amlan International Divulgará a Pesquisa de NeutraPath® e Fará Demonstrações do Calibrin® -Z na Feira Internacional de Produção (IPPE) 2025

CHICAGO, Jan. 15, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Amlan® International, provedor líder de tecnologias minerais…

1 dia ago

Romancista Mar’Junior lança “O Perdão”, sua nova obra

O romancista Mar’Junior lançou em outubro de 2024 a sua nova obra. “O Perdão” é…

1 dia ago

Paradesporto nas Férias oferece esporte adaptado para jovens com deficiência

Iniciativa oferece prática esportiva inclusiva durante o período de férias escolares no município de Nova…

1 dia ago