Definir um, entre os diversos formatos de podcast disponíveis, é a primeira decisão a ser tomada na hora de criar seu programa em áudio. Esta é realmente uma escolha importante, já que o modelo e a estrutura narrativa definem a identidade do programa. Imagine se o seu podcast preferido mudasse o tom de voz de uma hora para outra. Ele perderia completamente a essência, não é mesmo?
No momento em que sua identidade está consolidada entre a audiência do programa, é muito difícil alterar o padrão. Isso porque você sofre a grande ameaça de perder a retenção do público já conquistado e que poderia escutar seu podcast sempre. Por isso, ter produção e estratégia de formato bem definidas é essencial desde o início.
No podcast, gênero remete ao conjunto de signos e recursos narrativos que utilizamos para mostrar ao público que nosso produto midiático corresponde a uma determinada categoria. Ou seja: se o seu podcast fala sobre futebol, ele é do gênero esportivo, por exemplo. Contudo, o gênero não está ligado necessariamente ao formato.
Isso porque o formato é a forma como você estrutura a narrativa. O formato é o modelo no qual você constrói e lapida a mensagem que irá passar adiante para o seu público. É o “como”, a forma como você apresenta as informações.
De maneira simplificada, o gênero é uma categoria que aborda determinado tópico. Já o formato é a maneira como você vai construir sua narrativa.
Segundo dados da PodPesquisa, realizada em 2019, os cinco gêneros mais ouvidos no Brasil são, respectivamente, Cultura Pop, Humor e comédia, Ciência, História e Política. O levantamento foi feito pela Associação Brasileira de Podcast (ABPod).
Quando se fala de formatos de podcast, dois modelos se destacam na indústria, não só pela frequência com que são utilizados, mas também pela boa receptividade do público com relação a eles. Claro, existem vários outros formatos e até mesmo subdivisões importantes em cada um deles. No entanto, vale a pena definir um pouco mais desses principais moldes de estrutura:
– Mesacast: presente na grande maioria dos podcasts, faz alusão a um programa de mesa redonda de televisão, porém, em formato de áudio digital. Conta com um apresentador, que conduz as conversas e incita as provocações, além de um conjunto de participantes convidados debatendo sobre um assunto específico.
Este formato é muito popular entre os ouvintes, porque aproxima as pessoas e traz um certo aconchego para quem escuta, um vínculo emocional e uma intimidade. Tudo isso ajuda (e muito!) na retenção de público.
– Storytelling: em tradução livre, seria algo como “narração de histórias”. Neste formato, o conteúdo é muito rico, produzido através de pesquisa e com muita atenção aos detalhes. A narração tende a ser individual e recorda muito a crônica, na qual a pessoa está contando aspectos subjetivos, histórias e experiências.
Este é um estilo um pouco mais solitário e intimista. Apesar disso, cria uma conexão um pouco maior com a audiência, pois o público tende a mergulhar na visão do narrador. O recurso literário permite ao narrador descrever locais, pessoas e acontecimentos, estimulando muito a imaginação do ouvinte.
Sobre os subformatos de podcast, alguns também merecem destaque, pois estão conquistando o seu espaço no mercado. Alguns desses modelos de estruturação narrativa são:
– Entrevistas: um subformato do “mesacast”, o modelo de entrevista conta justamente com um apresentador conversando, entrevistando uma única pessoa. Este é o famoso “one on one” (“um a um”, em tradução livre), no qual o convidado responde a uma série de perguntas.
– Documentário: semelhante ao audiovisual, o documentário em podcast traz um recorte da realidade, podendo ser narrado pelo apresentador e utilizar aspectos literários. Esse formato é muito similar ao storytelling, mas não é relacionado ao universo interno do narrador, mas, sim, ao externo, tratando-se de um olhar sobre a realidade.
Você pode criar um podcast documental utilizando gravações, entrevistas e áudios do som ambiente. Dá para criar toda uma ambientação para essa história e tornar, assim, um documentário em áudio atrativo e diferenciado.
– Noticiário: praticamente todo veículo de mídia tem um podcast de noticiário, levando um boletim que narra todos acontecimentos da semana ou do dia anterior ao público. Neste formato, a periodicidade da publicação irá definir o jeito como se narra as notícias, de maneira mais aprofundada, rápida ou segmentada.
– Talk-Show: muito forte nos Estados Unidos, este formato é semelhante aos programas de rádio aqui no Brasil, que acontecem ao vivo e têm vários quadros, promovendo uma interação com o público.
Neste caso, no entanto, os episódios precisam ser gravados previamente e, depois, editados, o que inibe um pouco a interação em tempo real com a audiência. É possível contornar essa situação pedindo para os ouvintes enviarem mensagens em áudio durante a semana sobre um assunto específico.
Viu como existem diversos formatos de podcast? É um universo muito vasto! O importante é que você encontre sua identidade e seu tom para ter sucesso.
*Matheus Riga é jornalista e especialista em conteúdo audiovisual. Atualmente trabalha na empresa de inovação ACE.
**Conteúdo originalmente publicado no site da Escola Digitalista.
Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente
Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…
Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…
Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…
A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…
Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…