Portal Comunique-se

Processamento de Linguagem Natural: como o PLN impacta nos negócios?

O PLN (Processamento de Linguagem Natural) torna a interação entre máquinas e pessoas mais humanizada, gerando ótimas experiências aos usuários. Resultado disso é a atração de excelentes negócios e um alto potencial de crescimento para as empresas

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

10/12/2020 –

Graças ao aumento do interesse das empresas no aprimoramento da comunicação entre homem e máquina, e embora o PLN (Processamento de Linguagem Natural) não seja uma ciência nova, seus avanços vêm sendo incrivelmente significativos na atualidade. Isso porque, mesmo com o progresso nesse relacionamento, esse tipo de interação permanece sendo um desafio.

Mas, afinal, o que é PLN?

Subárea da inteligência artificial, o Processamento de Linguagem Natural estuda as interações entre máquina e o idioma nativo de um usuário, sendo a tradução automática considerada seu marco inicial por muitos pesquisadores.

Trata-se de um recurso utilizado por softwares para entender como uma pessoa fala, ao mesmo tempo em que processa esses dados com o máximo de eficiência. É uma tecnologia de ponta que ainda está em desenvolvimento, mas já ajuda várias organizações na coleta e análise de informações.

Ótimos exemplos de como o PLN funciona são os assistentes virtuais. Ao interagir com essas interfaces frequentemente, os usuários acabam contribuindo para seus aprendizados sobre a linguagem humana, independentemente de ser falada ou escrita.

Isso acontece porque o PLN atua de maneira mais complexa que um algoritmo simples de Inteligência Artificial, sendo capaz de:

1 – Assimilar frases completas;
2 – Entender sinônimos de palavras correspondentes;
3 – Reconhecer a fala dos usuários;
4 – Fazer a tradução da conversa;
5 – Transcrever áudio em texto;
6 – Escrever frases e parágrafos completos e gramaticalmente corretos.

O PLN não é sobre escolher palavras específicas para dar uma resposta generalizada ao usuário. Pelo contrário, é humanizar uma interação a partir da interpretação e compreensão do diálogo entre máquina e pessoa.

Quais as aplicações mais comuns dessa tecnologia?

A tecnologia de PLN é utilizada para tentar compreender os inúmeros dados não estruturados disponíveis on-line e nos registros de chamadas. Essas informações podem ser geradas tanto a partir de conversas com representantes de atendimento ao cliente, quanto em plataformas de mídia social. Mas de que forma essa tecnologia ajuda as empresas a interagir melhor?

Primeiramente, ao captar informações que são lidas pela máquina

A extração de conteúdos em textos completos da internet geralmente é utilizada para as tomadas de decisões. Muitas delas, inclusive, são influenciadas por notícias encontradas na imprensa, nas mídias sociais e em várias outras plataformas.

Analisar os sentimentos do usuário/cliente

É incrível conhecer tudo o que pode passar na mente de um cliente. O PLN utiliza as soluções de análise de sentimento, para retirar significado de milhões de mensagens e medir a opinião pública geral sobre uma determinada marca ou evento.

Realizar pesquisa semântica

Quando uma busca na internet é realizada, as respostas costumam ser geradas rapidamente. E o que determina a velocidade e precisão delas é o nível de “inteligência”.

É por isso que os melhores mecanismos são equipados com PLN. Ele permite fornecer diretamente as informações solicitadas por um usuário, evitando uma passagem por todos os resultados apresentados com base em palavras-chave relacionadas.

Perguntas x Respostas

Quando se trata de responder perguntas realmente específicas feitas por humanos, a internet ainda é bastante primitiva. É exatamente por isso que os chatbots com inteligência artificial e PLN estão ganhando confiança e popularidade. Eles são capazes de entregar respostas automatizadas em tempo real, para questões simples.

E mais: os analistas preveem que, em menos de cinco anos, eles assumirão certas funções de atendimento ao cliente.

4 serviços que podem ser aperfeiçoados por PLN

Publicidade

Com a tecnologia, as empresas conseguem ampliar a eficácia da publicidade ao direcionar os anúncios para consumidores que terão mais interesse na oferta, serviço ou produto que a companhia deseja fornecer.

Também é possível utilizar o PLN para analisar palavras-chave de pesquisa, comportamento de navegação do usuário, e-mails e perfis nas redes sociais e assim encontrar potenciais clientes em um ambiente digital.

Chatbots

Atualmente, muitos usuários querem entrar em contato com a marca em qualquer dia e horário da semana. Esperam e exigem respostas cada vez mais rápidas e complexas, o que torna os chatbots indispensáveis para qualquer empresa que queira estabelecer um relacionamento eficiente com os clientes.

Quando os chatbots são equipados com PLN, esses robôs criam conversas mais reais e humanizadas. Quando bem treinados com o Processamento de Linguagem Natural, eles vão compreender o que os clientes estão dizendo e desejam, para entregar a melhor resposta.

Atendimento aos clientes

As soluções de Respostas Interativas por Voz (RIV) são bons exemplos. Com o PLN, esses sistemas conseguem !link entender o que os consumidores estão falando ao telefone, dar uma resposta precisa e, até mesmo, gerar um diálogo para aumentar a satisfação do cliente.

Contratação e recrutamento

Soluções de PLN podem encurtar e facilitar a jornada na busca por um especialista, tanto para a empresa quanto para o profissional. Com a ferramenta certa, a empresa pode escrever descrições de cargo mais detalhadas para atrair candidatos mais qualificados.

Website: https://www.inbot.com.br/blog/pln/

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

nutra brasil - topo mega banner