Categories: noticias-corporativas

Produção de veículos obteve aumento de 5,5% em março

São Paulo, SP 27/4/2021 –

Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), representante das montadoras de veículos, a produção apresentou uma expansão de 5,5% em março deste ano. Ao todo, 220,3 mil veículos saíram das montadoras. A porcentagem é em relação ao mesmo mês de 2020.

Na passagem de fevereiro para março, foi observado um aumento de 1,7% da produção de veículos, ainda segundo a associação. No total, 200,3 mil automóveis saíram das montadoras em março, levando em consideração utilitários leves, ônibus, caminhões e carros de passeio.

A paralisação realizada pelas montadoras de veículos no final de março não afetou os resultados. No início deste mês, ainda segundo a associação, cinco montadoras, com 10 fábricas e 5,5 mil funcionários, ainda estavam com as suas atividades suspensas. Ao todo, no setor, 14 montadoras, com 30 fábricas e 65 mil funcionários, encerraram o mês de março ainda sem retomar as atividades.

O que os números mostram?

Ao final dos três primeiros meses do ano, as fábricas produziram 597,8 mil veículos. Esse número é 2% maior do que o primeiro trimestre de 2020. Ainda na passagem de fevereiro para março, as vendas de veículos subiram 13,1%, equivalente a 189,4 mil veículos.

Apesar dos bons resultados, as montadoras ainda sofrem com os reflexos da pandemia de Covid-19, que causou, por exemplo, a falta de peças no mercado e a suspensão das atividades de algumas montadoras. Condutores, por exemplo, encontram outras soluções para entrega de peças, como o serviço de baterias delivery.

O caso Renault e Nissan

Após o encerramento das atividades da Ford no Brasil, fábricas como Audi (Volkswagen), Volvo, Scania, Chevrolet e Mercedes-Benz suspenderam as atividades. Além disso, de acordo com o ex-chefe de aliança entre a Renaut e a Nissan, Carlos Ghosn, ambas as empresas também podem encerrar suas atividades no país, fechando suas fábricas. Todos esses acontecimentos são reflexos da escassez de suprimentos e da pandemia de Covid-19.

Ainda segundo Ghosn, o encerramento dessas multinacionais em solo brasileiro pode levar o país a um colapso. Segundo informações do ex-chefe, o mercado do país apresentou uma queda anual de 4 milhões de unidades de automóveis para 2 milhões.

Em entrevista para a Revista Veja no início deste mês, Carlos Ghosn disse que “Os atores fracos e pouco organizados do setor automobilístico vão sair na primeira oportunidade. Isso deve abrir mais espaço para montadoras mais fortes e melhor organizadas. Eu não estou preocupado com a recuperação da indústria, porque vai voltar. Mas, agora, o número de concorrentes certamente vai diminuir. Os mais fracos vão sair do Brasil, o que sempre acontece em grandes crises”.

Ainda segundo a Revista Veja, a Nissan e a Renault não comentaram sobre a visão de Ghosn, porém alegaram que estão empenhadas a estarem no país. A Renault diz que lançará “cinco novidades até o primeiro semestre de 2022, incluindo a renovação de veículos da gama atual e um motor turbo, que será importado. Além disso, serão lançados dois veículos elétricos no mesmo período”, e ainda acrescenta que investiu R$ 1,1 bilhão no Brasil, e que o país é muito importante para o grupo.

Cuidados necessários com veículo e o serviço de baterias delivery

Com a crise no mercado de automóveis decorrente da pandemia de Covid-19, e as movimentações oscilantes nas produções das montadoras, é necessário que os condutores fiquem atentos aos seus veículos, oferecendo vistorias sempre que possível.

O mercado já conta com diversas empresas – como o Baterias Delivery SP – que oferecem serviços que facilitam a vida do condutor, como o de baterias delivery, que servem de auxílio para momentos em que o veículo pode apresentar algum defeito ou precisa de atendimento especializado. Enquanto o mercado não se regularizar, é fundamental que os condutores redobrem a atenção em relação aos seus veículos.

Website: https://bateriasdeliverysp.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Trans Obra se consolida como locadora de equipamento no Brasil, oferecendo soluções completas para construção civil

Oferecendo mais de 20 anos de experiência no setor de locação de máquinas e equipamentos,…

22 horas ago

Econet Editora promoveu evento gratuito com foco no Simples

Entre os tópicos em debate estavam as mudanças nos tributos das empresas enquadradas neste regime…

2 dias ago

Fenasan 2024 terá visita técnica à planta de biometano em São Paulo

Participantes vão conhecer a planta de biometano na Unidade de Valorização Sustentável obtido a partir…

2 dias ago

Crédito para transição climática é destaque na Semana do Clima de Nova York

Tema também estará no centro das discussões da COP29, no Azerbaijão, de 11 a 22…

2 dias ago

Ouribank oferece crédito para empresas para o final de ano

A inclusão do crédito doméstico na estratégia do banco representa uma ampliação do portfólio, que…

2 dias ago

Manpower abre mais de 100 vagas na área logística

Manpower em parceria com uma das maiores plataformas de e-commerce no segmento de varejo de…

2 dias ago