São Paulo – SP 20/4/2020 – Embora muitos acreditem que o cloro é uma das melhores opções para desinfetar ambientes, isso é um equívoco. Uma empresa preparada terá melhores soluções.
Quando o assunto é limpeza, cada um tem seus métodos, manias e preferências. Porém, ao pensar na higienização corporativa, o cenário muda: por quais motivos é preciso contar com profissionais preparados e produtos adequados?
Levando em conta que 33,1 milhões de trabalhadores frequentam escritórios todos os dias no país, segundo dados disponibilizados pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o cuidado com a limpeza de ambientes compartilhados – incluindo espaços de trabalho – precisa ser realizada de forma especial por muitos motivos.
Entre estes motivos existe o risco de fazer tudo por conta, dando preferência ao uso de produtos domésticos ou que podem ser nocivos à saúde – e pouco efetivos na limpeza. “Embora muitos acreditem que o cloro é uma das melhores opções quando é preciso desinfetar ambientes e superfícies, isso é um equívoco. Uma empresa preparada e especializada terá outras e melhores soluções”, comenta Rui Monteiro, presidente do SEAC/SP – Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado de São Paulo.
Para esclarecer algumas dúvidas Rui aponta perigos que o cloro oferece, ressaltando a importância da avaliação das reais necessidades por uma empresa especializada para a indicação da melhor opção e, principalmente, a aplicação desses produtos sendo realizada por profissionais:
Irritação, problemas de saúde, efetividade e até mesmo a estética
O gás liberado pelo cloro pode irritar vias aéreas, pois adentra a corrente sanguínea. “Além de toda a irritação, o cloro também causa danos aos olhos e dores de cabeça. Além disso, podem ocorrer coceiras, intoxicações e queimaduras”, comenta Rui. Por isso a utilização de equipamentos de proteção individual é tão importante, e uma empresa séria de limpeza e conservação jamais abre mão desse item.
Porém a efetividade do cloro também é questionada para ambientes corporativos, pois, conforme já visto, os ambientes costumam ter trânsito frequente de pessoas e seu efeito se dá apenas 10 minutos após a aplicação. Ou seja, antes mesmo do produto “funcionar”, o ambiente já estaria novamente infectado.
Como se não bastasse, o cloro, quando evapora, se transforma em gás clorofórmio. O resultado do contato constante com este gás é, entre muitos outros prejuduciais, o ressecamento e envelhecimento da pele.
Meio ambiente
Engana-se aquele que pensa que os problemas do mau uso do cloro são prejudiciais apenas para a saúde dos humanos: os oceanos também sofrem – e muito – com o líquido.
“O cloro polui o meio ambiente porque normalmente está atrelado a outras substâncias tóxicas, como o mercúrio”, diz. Estas, quando descartadas de maneira incorreta (como normalmente acontece numa faxina doméstica por exemplo), acabam chegando ao oceano e prejudicando diretamente espécies marinhas e a cadeia ambiental.
Solução efetiva
A limpeza corporativa pode envolver muitos riscos e danos quando realizada de maneira inadequada. Por isso, escolher uma empresa profissional e preparada é a melhor solução para adotar métodos efetivos e seguros.
Pensando em todos os riscos que envolvem esses processos, o SEAC, Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação, impulsiona a campanha “Limpeza é saúde”.
Com intuito de relembrar a todos que ambientes limpos impactam diretamente na produtividade e frequência no trabalho, cuidando da saúde e capacidade de concentração de todos, a campanha “Limpeza é saúde” é para corporações de todos os segmentos.
É possível reconhecer as empresas de limpeza que aderem à campanha através do Selo da Campanha. Este selo é a garantia de eficácia e preocupação com as pessoas.
Limpeza é saúde
O SEAC-SP criou a campanha Limpeza é Saúde para ajudar as pessoas e empresas a compreender a importância de um ambiente saudável para se trabalhar. Assim será possível, dentre outras coisas, melhorar a qualidade de vida e a produtividade no trabalho.
Saiba mais https://www.seac-sp.com.br/index.php/comunicacao2/campanha-limpeza-e-saude
Website: https://www.seac-sp.com.br/index.php/comunicacao2/campanha-limpeza-e-saude
Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente
Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…
Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…
Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…
A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…
Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…