Portal Comunique-se

Programa de educação midiática gratuito para maiores de 50 anos

Programa de educação midiática gratuito para maiores de 50 anos
(Imagem: reprodução/ Projeto Comprova/Media Wise)

A iniciativa é parte do Projeto Comprova e conta com apoio da Meta (antigo Facebook)

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

O Projeto Comprova, coalizão de veículos brasileiros liderada pela Abraji para investigar desinformação sobre políticas públicas nas redes sociais, e a organização sem fins lucrativos Poynter Institute anunciam o lançamento no Brasil do minicurso “MediaWise for Seniors”. Voltado para maiores de 50 anos, o programa de educação midiática desenvolvido pela iniciativa MediaWise visa distinguir fatos de boatos e orientar para a identificação de informações falsas compartilhadas nas plataformas digitais. O treinamento gratuito será realizado pelo WhatsApp e as inscrições seguem abertas pelos próximos 12 meses.

Leia mais:

A partir da inscrição, e pelos 10 dias seguintes, os participantes receberão vídeos e mensagens de texto pelo aplicativo com instruções e técnicas simples para detectar conteúdos suspeitos e fazer verificações básicas. Essas lições diárias duram de 5 a 7 minutos.

As aulas são conduzidas pelos jornalistas Lillian Witte Fibe e Boris Casoy, embaixadores do programa no Brasil. O conteúdo foi produzido em conjunto pelo MediaWise e pelo Projeto Comprova e é distribuído por WhatsApp a partir da plataforma Arist. Nos Estados Unidos, uma versão do curso foi conduzida por Christiane Amanpour, âncora da CNN Internacional, e Joan Lunden, ex-apresentadora do Good Morning America, da rede ABC.

Com o slogan “Não passe vergonha nos grupos – Aprenda a identificar boatos nas redes”, o minicurso ajudará esse público a entender como funcionam os algoritmos, como detectar golpes e teorias conspiratórias, ensinará a buscar fontes confiáveis e orientará os participantes sobre como falar com amigos e familiares para evitar a disseminação de conteúdos falsos e enganosos.

Para a presidente da Abraji, Natalia Mazotte, a educação midiática se tornou um foco de atuação relevante para a entidade. “A desinformação é pervasiva e atinge pessoas com diferentes níveis de letramento digital, gerando impactos negativos nas nossas relações e instituições. Estamos animados com a possibilidade de ajudar um público mais amplo a refletir sobre o seu consumo de informação digital”, diz.

Alex Mahadevan, gerente do programa MediaWise, conta que o programa já teve versões em espanhol, inglês e francês. “Tenho família do Brasil, com laços estreitos com o país. Por isso, essa parte da nossa expansão internacional me agrada muito. Estou entusiasmado por oferecer esse curso gratuito aos brasileiros, porque cidadãos, comunidades e países prosperam quando todos fazem a sua parte para promover a verdade”.

O minicurso é apoiado pela Meta.

“Nossa prioridade é contribuir para uma internet aberta, transparente e segura. A desinformação provoca o contrário”, afirma Murillo Laranjeira, diretor de Políticas Públicas da Meta no Brasil. “Por isso, ficamos tão felizes em apoiar um projeto educativo nessa área. Nosso objetivo é que esse programa tenha o maior impacto possível e que ajude a nossa comunidade a olhar para informação na internet com forte senso crítico.”

Mais detalhes sobre o programa estão disponíveis aqui.

Serviço

Em caso de dúvidas, entre em contato pelo número de WhatsApp do Comprova ou pelo e-mail do projeto: comprova@abraji.org.br. As inscrições são feitas pelo WhatsApp, por meio deste link.

*Texto originalmente publicado no site da Abraji.

Compartilhe
0
0

Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

nutra brasil - topo mega banner