Categories: noticias-corporativas

Programa Green IT da Furukawa recebe quase 96 toneladas de cabos para descarte adequado

São Paulo 9/6/2020 –

Na Semana Nacional do Meio Ambiente – encerrada na sexta-feira, 5 de junho -, a Furukawa comemorou mais um resultado importante do seu Programa Green IT: a coleta de 95.960 quilos (95,9 toneladas) de sucata de cabos eletrônicos e de energia, no período compreendido entre abril de 2019 e março de 2020. Mais 88 empresas aderiram ao programa nesse período, contribuindo para que o material descartado tivesse destinação adequada, de modo a preservar o meio ambiente, reduzir a utilização de recursos não renováveis e, ainda, o consumo de energia.

Os 95.960 quilos de cabos recebidos pelo Programa Green IT, em um ano, representam 47.980 quilos de materiais que deixaram de ser lançados no meio ambiente, onde demoram a se decompor – no caso do PVC contido nos cabos, o processo pode levar de 200 a 600 anos. Isso equivale a uma redução na extração de minério de cobre de mais de 9 mil toneladas. A redução do consumo de energia elétrica, nesse período, foi da ordem de 917.378 kWh, suficientes para abastecer 6.116 residências durante um mês.

Criado em 2007, o Programa Green IT consiste na permuta de sobras de cabos de comunicação e de energia, de qualquer fabricante, por cabos novos da marca Furukawa. Esse material é encaminhado para tratamento e reciclagem, transformando-se em matéria-prima para outras indústrias. Já as empresas que aderem ao programa recebem uma bonificação, por meio de um cheque verde (no valor do peso real do material enviado) que pode ser trocado por produtos Furukawa. Recebem também um certificado de participação no programa, que atesta seu compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente.

Ao longo de sua existência, o programa da Furukawa contou com a participação de mais de 1.100 empresas, de vários setores – hospitais, instituições financeiras, empresas de logística, redes varejistas, entre outros -, e também prefeituras e órgãos de governo. Em 2019, por exemplo, aderiram ao Programa Green IT a cooperativa médica Unimed, a fabricante de veículos Ford e o Tribunal de Justiça do Paraná. Também já participaram dessa iniciativa da Furukawa empresas e instituições como o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Libbs Farmacêutica, Embratel, JBS, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) e Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), entre outras.

“A preservação do meio ambiente é uma preocupação constante entre as empresas, de vários segmentos e portes”, afirma Roberto Kihara, gerente geral comercial da Furukawa. “Isso justifica a boa aceitação de iniciativas como o Programa Green IT e, também, de soluções inovadoras como as desenvolvidos pela Furukawa com base em materiais green, que contribuem para a redução do efeito estufa”, conclui.

Para atender à preocupação do mercado com a questão da sustentabilidade, a Furukawa desenvolveu uma linha de soluções green, que inclui cabos para redes LAN Categoria 6 e 6A e diversos acessórios. Um dos destaques é o cabo Green CAT.6 LSZH (Low Smoke Zero Halogen), que foi o primeiro do mundo a ter revestimento em polietileno verde, à base de etanol extraído da cana-de-açúcar, 100% reciclável. O composto LSZH apresenta baixa emissão de fumaça e, em caso de incêndio, não gera gases tóxicos.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Branding cresce em 2025: inovação e estratégia guiam nova geração de estúdios

O mercado de branding crescerá em 2025, impulsionado por inovação, personalização e cocriação. A inteligência…

16 horas ago

Inovações logísticas impactam resultados do e-commerce

Especialista da Vanderlande afirma que consumidores buscam cada vez mais agilidade no processo de entrega…

16 horas ago

Do campo à mesa: o produtor é a chave para uma ceia segura

O trabalho do produtor rural reflete na qualidade do produto que chega ao mercado, trazendo…

16 horas ago

Estudo aponta dados da sondagem industrial

O estudo aponta que o nível de estoques da indústria retornou ao patamar planejado pelas…

16 horas ago

Metodologia BIM ganha força na construção civil

Modelos digitais e integrados visam otimizar recursos, reduzir desperdícios e detalhar os empreendimentos imobiliários

16 horas ago