São Paulo 9/6/2020 –
Na Semana Nacional do Meio Ambiente – encerrada na sexta-feira, 5 de junho -, a Furukawa comemorou mais um resultado importante do seu Programa Green IT: a coleta de 95.960 quilos (95,9 toneladas) de sucata de cabos eletrônicos e de energia, no período compreendido entre abril de 2019 e março de 2020. Mais 88 empresas aderiram ao programa nesse período, contribuindo para que o material descartado tivesse destinação adequada, de modo a preservar o meio ambiente, reduzir a utilização de recursos não renováveis e, ainda, o consumo de energia.
Os 95.960 quilos de cabos recebidos pelo Programa Green IT, em um ano, representam 47.980 quilos de materiais que deixaram de ser lançados no meio ambiente, onde demoram a se decompor – no caso do PVC contido nos cabos, o processo pode levar de 200 a 600 anos. Isso equivale a uma redução na extração de minério de cobre de mais de 9 mil toneladas. A redução do consumo de energia elétrica, nesse período, foi da ordem de 917.378 kWh, suficientes para abastecer 6.116 residências durante um mês.
Criado em 2007, o Programa Green IT consiste na permuta de sobras de cabos de comunicação e de energia, de qualquer fabricante, por cabos novos da marca Furukawa. Esse material é encaminhado para tratamento e reciclagem, transformando-se em matéria-prima para outras indústrias. Já as empresas que aderem ao programa recebem uma bonificação, por meio de um cheque verde (no valor do peso real do material enviado) que pode ser trocado por produtos Furukawa. Recebem também um certificado de participação no programa, que atesta seu compromisso com a sustentabilidade e o meio ambiente.
Ao longo de sua existência, o programa da Furukawa contou com a participação de mais de 1.100 empresas, de vários setores – hospitais, instituições financeiras, empresas de logística, redes varejistas, entre outros -, e também prefeituras e órgãos de governo. Em 2019, por exemplo, aderiram ao Programa Green IT a cooperativa médica Unimed, a fabricante de veículos Ford e o Tribunal de Justiça do Paraná. Também já participaram dessa iniciativa da Furukawa empresas e instituições como o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Libbs Farmacêutica, Embratel, JBS, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) e Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), entre outras.
“A preservação do meio ambiente é uma preocupação constante entre as empresas, de vários segmentos e portes”, afirma Roberto Kihara, gerente geral comercial da Furukawa. “Isso justifica a boa aceitação de iniciativas como o Programa Green IT e, também, de soluções inovadoras como as desenvolvidos pela Furukawa com base em materiais green, que contribuem para a redução do efeito estufa”, conclui.
Para atender à preocupação do mercado com a questão da sustentabilidade, a Furukawa desenvolveu uma linha de soluções green, que inclui cabos para redes LAN Categoria 6 e 6A e diversos acessórios. Um dos destaques é o cabo Green CAT.6 LSZH (Low Smoke Zero Halogen), que foi o primeiro do mundo a ter revestimento em polietileno verde, à base de etanol extraído da cana-de-açúcar, 100% reciclável. O composto LSZH apresenta baixa emissão de fumaça e, em caso de incêndio, não gera gases tóxicos.
Michael Toh traz mais de 20 anos de liderança e experiência relevante no setor para…
Hoje, a Crayon anunciou que irá trabalhar com a Amazon Web Services (AWS), uma empresa…
Liderando o caminho da Revolução Multi-X, a Kymeta Goshawk u8, uma antena híbrida GEO-LEO, está…
Parintins Agropecuária estará na Expoferr 2024, de 05 a 09 de novembro, para apresentar suas…
Evento reuniu autoridades como o novo prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, e…
Estudo feito pela Afya mostra que a presença de escolas de Medicina em 20 municípios…