O programa “Acelerando a Transformação Digital com ANJ e Aner” é uma excelente oportunidade para que os jornais locais e regionais aperfeiçoem suas práticas e estratégias online. Confira abaixo o depoimento de líderes de algumas das 25 redações brasileiras selecionadas para participar da fase de mentoria e fundos de inovação da primeira edição do programa, desenvolvido pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner) em parceria com o Meta Journalism Project, companhia responsável por Facebook e Instagram, e o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês). Os nomes dos veículos de comunicação selecionados foram divulgados no início do mês.
- Elaine Silva, editora-chefe do site A Gazeta
“Desde que realizamos o projeto Transformação Digital (T-Digital) em 2019, com a descontinuação do impresso diário e lançamento de um novo produto digital, A Gazeta busca estar sempre na vanguarda do jornalismo digital. Para isso, vem qualificando seu time e buscando as mais inovadoras ferramentas que possam garantir a relevância de seu conteúdo e entregas em multiplataformas. Estamos muito felizes de ser escolhidos novamente para um programa que possa acelerar a nossa transformação, e permitir um olhar cada vez mais amplo para o nosso produto digital. Como um veículo de comunicação local, sabemos dos desafios de monetização e definição do modelo de negócio, por isso é tão importante este apoio que vamos receber. Desta vez, ao participar do programa ‘Acelerando a Transformação Digital’ tivemos aulas muito interessantes e que nos permitiram refletir sobre como podemos evoluir no site. Com o programa de mentoria queremos nos aproximar ainda mais de nossa audiência, principalmente de nossos assinantes. A ideia é aumentar engajamento da redação com os leitores, consolidando nosso propósito de fazer um Espírito Santo cada vez melhor.”
- Gabriel Vital, editor de web do Diário da Região
“Ter o projeto do Diário da Região selecionado para o programa ‘Acelerando a Transformação Digital’ é uma imensa satisfação. Estamos orgulhosos de fazer parte deste seleto grupo e ansiosos para iniciar os trabalhos, com a mentoria que certamente contribuirá muito para tomarmos as melhores decisões no decorrer desse processo. Essa transformação é necessária e inadiável. E o programa será um importante impulso para tornar possível o projeto de levar à nossa comunidade, que é a região de São José do Rio Preto (SP), conteúdo jornalístico de qualidade, acessível, multimídia e multiplataforma.”
- Audrey Possebom, gerente de personalidade da Gazeta do Povo
“A seleção para o programa ‘Acelerando a Transformação Digital’ nos deixou muito honrados. A Gazeta do Povo encerrou a circulação impressa em maio de 2017 e, desde então, vem passando por constante inovação, com foco em novos formatos e em um modelo sustentável de assinaturas digitais. O incentivo da ANJ e do Facebook, parceiros nessa iniciativa, será fundamental para a capacitação do time e para a consolidação da Gazeta do Povo como um dos principais produtores de conteúdo do país.”
- Laurindo Ferreira, diretor de redação do Jornal do Commercio
“O JC vive um processo de profundas transformações como marca de mídia. Somos hoje um veículo cem por cento digital e o ‘Acelerando’ vai nos ajudar muito a seguir essa trilha. Inovação com credibilidade e audiência relevante. É esse o desafio.”
- Carlos Marcelo Carvalho, diretor de redação do Estado de Minas
“Ficamos muito felizes com a escolha de nosso projeto, ainda mais em um momento crucial de otimização do trabalho de criação de conteúdo. O financiamento vai proporcionar a chance de desenvolver uma de nossas ideias mais promissoras. E a mentoria certamente garantirá insights preciosos.”
Lista completa dos selecionados para a “transformação digital”
Os participantes selecionados receberão, ao longo de três meses, treinamento estratégico e tático com especialistas do setor, além de fundos de até US$ 15 mil para apoiar as redações no desenvolvimento de projetos, produtos ou melhorias de processos. Veja abaixo a lista dos 25 veículos escolhidos para a última etapa do programa — 16 deles são associados da ANJ:
- 100fronteiras (Foz do Iguaçu, PR);
- A Gazeta (Vitória, ES);
- CartaCapital (São Paulo, SP);
- Diário da Amazônia (Porto Velho, RO);
- Diário da Região (São José do Rio Preto, SP);
- Diário do Nordeste (Fortaleza, CE);
- Diário Popular (Pelotas, RS);
- Diários Associados (Belo Horizonte, MG);
- Folha de Londrina (Londrina, PR);
- Folha do Mate (Venâncio Aires, RS);
- Folha Vitória (Vitória, ES);
- Gazeta do Povo (Curitiba, PR);
- Grupo Perfil Brasil (São Paulo, SP);
- Grupo Sinos (Novo Hamburgo, RS);
- Jornal Atual (Itaguaí, RJ);
- Jornal do Commercio (Recife, PE);
- Jornal O Tempo (Belo Horizonte, MG);
- O Globo (Rio de Janeiro, RJ);
- O Liberal (Americana, SP);
- O Liberal (Belém, PA);
- O Povo (Fortaleza, CE);
- Pais & Filhos (São Paulo, SP);
- Revista PIM Amazônia – Editora Balponte (Manaus, AM);
- Tribuna Independente (Maceió, AL);
- Vida Simples (São Paulo, SP).
_______________________
Conteúdo publicado originalmente no site oficial da ANJ, a mais nova parceira do Portal Comunique-se.