Categories: noticias-corporativas

Projeto de lei quer compensar bares e restaurantes da capital paulista pelo pagamento da taxa de uso de calçadas

São Paulo, SP 23/6/2020 – Justiça seja feita! Muitos efetuaram o pagamento dessa taxa no início do ano, mas então veio a pandemia e bares e restaurantes permaneceram fechados

A Pesquisa Nacional de Situação de Crise realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) com 1.558 estabelecimentos no país comprovou a gravidade da crise que se abateu sobre o setor: o faturamento caiu mais de 75% para 64% das empresas, e a estimativa é que o segmento já tenha fechado cerca de 1 milhão de postos de trabalho. Os proprietários vêm buscando se reinventar através do delivery e de outras formas criativas de chegar ao cliente, mas essas medidas são insuficientes para compensar os quase 100 dias de portas fechadas.

Pensando na realidade desses empreendedores paulistanos, o vereador Gilberto Nascimento Jr (PSC-SP) protocolou no início do mês projeto de lei (PL 351/2020) para compensar bares e restaurantes do pagamento da TPU (Taxa de Permissão de Uso), obrigatória para todos aqueles que colocam as mesas nas calçadas.

“Justiça seja feita! Muitos efetuaram o pagamento dessa taxa, que não é baixa, no início do ano, mas então veio a pandemia e bares e restaurantes permaneceram fechados até agora sem, obviamente, desfrutar dessa permissão. A ideia do projeto é que os estabelecimentos recebam um crédito para 2021 proporcional ao que não foi utilizado em 2020 e a isenção desta taxa para aqueles que decidirem se utilizar das calçadas a partir desta retomada”, defendeu o vereador.

Ele lembra que mesmo com a reabertura, bares e restaurantes terão que observar as normas sanitárias no distanciamento entre as mesas e pessoas reduzindo a capacidade do salão e do número de clientes. Para tentar minimizar mais essa perda, o uso das calçadas seria essencial para ampliar o espaço para receber clientes.

O PL está em tramitação na Câmara dos Vereadores e deve passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) até o final do mês.

Para mais informações sobre o PL, acesse: http://splegisconsulta.camara.sp.gov.br/Home/AbrirDocumento?pID=200293

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável

PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…

1 dia ago

INPI concede patente no setor de saneamento

Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…

1 dia ago

CNS elogia trabalhos do projeto cinematográfico para jovens entre China e Brasil

O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…

1 dia ago

A AM Best Afirma Classificações de Crédito da Junto Resseguros S.A. e Junto Seguros S.A.

AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…

1 dia ago

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

1 dia ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

1 dia ago