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Projeto oferece educação midiática a jovens para as eleições de 2022

Projeto oferece educação midiática a jovens para as eleições de 2022
(Imagem: reprodução/ Instagram).

A iniciativa é do Instituto Palavra Aberta, com apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e do Projeto Comprova

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Iniciativa do Instituto Palavra Aberta que conta com apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e do Projeto Comprova, o projeto #FakeToFora – lançado em 17 de março de 2022 – visa a fomentar a participação de jovens nas eleições de 2022. Desenvolvido no âmbito do programa EducaMídia, o #FakeToFora reúne em uma só plataforma materiais gratuitos que reforçam o papel da educação midiática na construção da cidadania.

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Composto por seis módulos, o projeto oferece planos de aula, vídeos, jogos e sugestões sobre como cada material pode ser desenvolvido por educadores junto ao público jovem. Os cinco primeiros módulos já estão disponíveis: “Democracia e eleições”, “Pesquisa eleitoral”, “Resultados das pesquisas”, “Processo eleitoral” e “Urna eletrônica”. O “Difamação e desinformação” poderá ser conferido em breve na plataforma da iniciativa.

Não existe um padrão específico para trabalhar os conteúdos: os seis tópicos podem ser abordados de forma separada ou como uma trilha única de acordo com a proposta de itinerários formativos do Novo Ensino Médio.

Além dos materiais didáticos e reflexivos, o #FakeToFora oferece uma metodologia para que os jovens criem um coletivo ou um clube de checagem. A ideia é que os estudantes tenham a oportunidade de praticar a leitura crítica das informações.

Ferramenta de educação

De acordo com Patrícia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta, o #FakeToFora trata-se de educação midiática na prática. “Ao fornecer planos de aulas e trilhas de aprendizagem, [o projeto] auxilia educadores a levar a educação midiática para a sala de aula e oferece a possibilidade do envolvimento direto dos alunos”.

Além de prover ferramentas para que o estudante aprenda a se informar melhor, o projeto espera que esse jovem eleitor também possa atuar como um “influenciador dentro de sua comunidade e entorno”, afirma Blanco.

Para ela, o envolvimento de educadores e jovens em ações que combatam a desinformação é importante durante o período eleitoral. “Além do desenvolvimento da leitura crítica de informações, vejo o #FakeToFora como uma ferramenta de educação para a cidadania e de participação responsável no ambiente democrático”.

*Texto originalmente publicado no site da Abraji.

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Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

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