Carreira

Projeto oferece educação midiática a jovens para as eleições de 2022

Iniciativa do Instituto Palavra Aberta que conta com apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e do Projeto Comprova, o projeto #FakeToFora – lançado em 17 de março de 2022 – visa a fomentar a participação de jovens nas eleições de 2022. Desenvolvido no âmbito do programa EducaMídia, o #FakeToFora reúne em uma só plataforma materiais gratuitos que reforçam o papel da educação midiática na construção da cidadania.

Leia mais:

Composto por seis módulos, o projeto oferece planos de aula, vídeos, jogos e sugestões sobre como cada material pode ser desenvolvido por educadores junto ao público jovem. Os cinco primeiros módulos já estão disponíveis: “Democracia e eleições”, “Pesquisa eleitoral”, “Resultados das pesquisas”, “Processo eleitoral” e “Urna eletrônica”. O “Difamação e desinformação” poderá ser conferido em breve na plataforma da iniciativa.

Não existe um padrão específico para trabalhar os conteúdos: os seis tópicos podem ser abordados de forma separada ou como uma trilha única de acordo com a proposta de itinerários formativos do Novo Ensino Médio.

Além dos materiais didáticos e reflexivos, o #FakeToFora oferece uma metodologia para que os jovens criem um coletivo ou um clube de checagem. A ideia é que os estudantes tenham a oportunidade de praticar a leitura crítica das informações.

Ferramenta de educação

De acordo com Patrícia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta, o #FakeToFora trata-se de educação midiática na prática. “Ao fornecer planos de aulas e trilhas de aprendizagem, [o projeto] auxilia educadores a levar a educação midiática para a sala de aula e oferece a possibilidade do envolvimento direto dos alunos”.

Além de prover ferramentas para que o estudante aprenda a se informar melhor, o projeto espera que esse jovem eleitor também possa atuar como um “influenciador dentro de sua comunidade e entorno”, afirma Blanco.

Para ela, o envolvimento de educadores e jovens em ações que combatam a desinformação é importante durante o período eleitoral. “Além do desenvolvimento da leitura crítica de informações, vejo o #FakeToFora como uma ferramenta de educação para a cidadania e de participação responsável no ambiente democrático”.

*Texto originalmente publicado no site da Abraji.

Compartilhe
Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Recent Posts

ClickFix vira 2º principal vetor de ataque global, aponta ESET

Relatório do primeiro semestre de 2025 também registra aumento em fraudes com NFC e adware…

15 horas ago

Atualizações do eSocial para SST entram em vigor e requerem atenção das empresas

Mudanças trazidas pela Portaria MTE nº 1.131/2025 exigem que empresas revisem processos de SST com foco…

15 horas ago

Erros de refração afetam milhões sem diagnóstico no Brasil

A falta de diagnóstico para miopia, hipermetropia e astigmatismo e o acesso a óculos compromete…

15 horas ago

Fazenda no DF investe na produção de leite A2A2 orgânico

Produção adota genética específica em seu rebanho e oferece leite com beta-caseína A2, proteína presente…

15 horas ago

Festival Fartura Dona Lucinha celebra a gastronomia mineira em Serro (MG)

Evento tem o chef Caio Soter como padrinho e traz programação gastronômica e cultural para…

15 horas ago

Diversificação financeira pode ajudar a proteger patrimônio

Especialista da Fairfield Proteção e Inteligência Financeira explica como o investidor pode diluir riscos ao…

15 horas ago