Carreira

Projeto oferece educação midiática a jovens para as eleições de 2022

Iniciativa do Instituto Palavra Aberta que conta com apoio da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e do Projeto Comprova, o projeto #FakeToFora – lançado em 17 de março de 2022 – visa a fomentar a participação de jovens nas eleições de 2022. Desenvolvido no âmbito do programa EducaMídia, o #FakeToFora reúne em uma só plataforma materiais gratuitos que reforçam o papel da educação midiática na construção da cidadania.

Leia mais:

Composto por seis módulos, o projeto oferece planos de aula, vídeos, jogos e sugestões sobre como cada material pode ser desenvolvido por educadores junto ao público jovem. Os cinco primeiros módulos já estão disponíveis: “Democracia e eleições”, “Pesquisa eleitoral”, “Resultados das pesquisas”, “Processo eleitoral” e “Urna eletrônica”. O “Difamação e desinformação” poderá ser conferido em breve na plataforma da iniciativa.

Não existe um padrão específico para trabalhar os conteúdos: os seis tópicos podem ser abordados de forma separada ou como uma trilha única de acordo com a proposta de itinerários formativos do Novo Ensino Médio.

Além dos materiais didáticos e reflexivos, o #FakeToFora oferece uma metodologia para que os jovens criem um coletivo ou um clube de checagem. A ideia é que os estudantes tenham a oportunidade de praticar a leitura crítica das informações.

Ferramenta de educação

De acordo com Patrícia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta, o #FakeToFora trata-se de educação midiática na prática. “Ao fornecer planos de aulas e trilhas de aprendizagem, [o projeto] auxilia educadores a levar a educação midiática para a sala de aula e oferece a possibilidade do envolvimento direto dos alunos”.

Além de prover ferramentas para que o estudante aprenda a se informar melhor, o projeto espera que esse jovem eleitor também possa atuar como um “influenciador dentro de sua comunidade e entorno”, afirma Blanco.

Para ela, o envolvimento de educadores e jovens em ações que combatam a desinformação é importante durante o período eleitoral. “Além do desenvolvimento da leitura crítica de informações, vejo o #FakeToFora como uma ferramenta de educação para a cidadania e de participação responsável no ambiente democrático”.

*Texto originalmente publicado no site da Abraji.

Compartilhe
0
0
Abraji

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo. Criada em 2002 por um grupo de jornalistas brasileiros interessados em trocar experiências, informações e dicas sobre reportagem, principalmente sobre reportagens investigativas. É mantida pelos próprios jornalistas e não tem fins lucrativos.

Recent Posts

Mulheres promovem empreendedorismo, capacitação e inclusão no setor educacional

Com foco em capacitação e inclusão escolar, professora cria projeto para apoiar educadores e famílias…

13 horas ago

Empresa de soluções de logística cresce 50%

A empresa acumula em 2024 mais de R$ 15 milhões em contratos, o que reforça…

13 horas ago

Executivos debatem sobre papel dos dados e IA nas empresas

O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…

13 horas ago

Técnica Safe Lips reduz riscos no preenchimento labial

Com aplicação precisa e menos invasiva, a técnica traz mais segurança usando cânulas em vez…

13 horas ago

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…

13 horas ago

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

13 horas ago