A Oboré Projetos Especiais e a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo abriram inscrições para a 10ª edição do curso “Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter”, módulo temático do Projeto Repórter do Futuro cujo foco é estimular a prática reflexiva e o exercício da reportagem tendo como cenário a cidade de São Paulo.
De acordo com os organizadores do projeto, são oferecidas 20 vagas para estudantes de graduação em Jornalismo, das quais cinco destinam-se a estagiários de comunicação dos gabinetes dos vereadores.
Durante o curso os estudantes participarão de seis encontros com variada programação que inclui, aos sábados, palestras e conferências de imprensa seguidas de entrevistas coletivas sobre os grandes problemas da cidade com gestores e especialistas. Os encontros terão temas como educação, habitação, mobilidade, a mulher e a cidade e sustentabilidade.
Os universitários participantes serão acompanhados, de forma individual, na produção de seus textos. Ao final do módulo, os estudantes formarão duplas para realizar reportagem de fôlego em algum bairro paulistano de livre escolha – a Operação Ponto Final.
A carga horária do módulo é de 60 horas, sendo 24h/aula de atividades presenciais, 6h de leituras e 30h de atividades práticas de reportagens e produção de textos. Os encontros serão realizados entre 8 de abril – quando será realizada a seleção dos participantes, na Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista) – e 8 de julho, data do encerramento.
Os interessados em participar da seleção para a 10ª edição do curso “Descobrir São Paulo – Descobrir-se Repórter”, devem realizar inscrição por meio deste link, até 7 de abril, onde também pode ser conferida a política de inscrição e certificação do módulo. Os responsáveis pela iniciativa informam que os critérios de seleção baseiam-se no interesse pelo tema, experiência pessoal, profissional ou acadêmica, clareza na exposição de ideias e motivação.