Lutar contra a desinformação e as fakes news. Esse é o grande objetivo do projeto Comprova, uma iniciativa do First Draft que reúne 24 veículos de comunicação, entidades e redes sociais. O projeto foi divulgado, mas os trabalhos começam a partir de 6 de agosto, quando os conteúdos distribuídos na internet passam a ser monitorados e apurados para comprovação das informações.
De acordo com as informações, o projeto colaborativo pretende verificar notícias durante a campanha eleitoral deste ano no Brasil. Portanto, os trabalhos começam em agosto e seguem até o segundo turno, em 28 de outubro. Tudo que pode influenciar as eleições e está no mundo digital passará pelo Comprova. Durante as próximas cinco semanas, os interessados podem se inscrever em uma newsletter por e-mail, seguir a página do projeto no Facebook, a conta no Twitter e se conectar ao projeto pelo WhatsApp.
“A quantidade de conteúdo problemático que circula no Brasil é muito grande para que apenas uma redação cuide, e não faz sentido que diferentes redações dupliquem esforços investigando as mesmas informações e rumores”, diz a diretora do First Draft, Claire Wardle.
O Comprova será coordenado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), e conta com o apoio do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor). Além do Facebook, o Google News Initiative financia o projeto. As organizações de mídia que fazem parte do Comprova são: AFP, Band News, Band TV, Canal Futura, Correio do Povo, Exame, Folha de S.Paulo, GaúchaZH, Gazeta Online, Gazeta do Povo, Jornal do Commercio, Metro Brasil, Nexo Jornal, Nova Escola, NSC Comunicação, O Estado de S.Paulo, O Povo, Poder360, Rádio Band News FM, Rádio Bandeirantes, Revista Piauí, SBT, UOL e Veja.
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