Profissional conta que, na área da Publicidade e propaganda, é preciso estar em constante aprendizado.
A Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS forma profissionais para o mundo, e não foi diferente com o publicitário Daniel Simon. Formado há pouco mais de 10 anos, ele atua como diretor de arte digital na Hjaltelin Stahl, uma das agências mais conceituadas da Dinamarca.
Daniel conta que estava indeciso antes de ingressar no curso de Publicidade e Propaganda, e, mesmo depois, ainda não sabia muito bem de que maneira exerceria a profissão. “Eu não tinha certeza se era o que eu queria. Na época, nunca imaginei que eu ia parar onde estou hoje”, afirma. A escolha foi catalisada pela ex-namorada, que tirou a outra opção, Ciência da Computação, da cabeça de Daniel: “Felizmente, fui convencido a me tornar um publicitário”.
Até hoje, a Faculdade desempenha grande papel na vida de Daniel. Ele revela que, lá, teve a oportunidade de criar network que usa até hoje. Além disso, conheceu alguns dos seus melhores amigos, cuja parceria sobrevive, inclusive, a distância: “Embora a muitos milhares de quilômetros hoje, pois cada um está em uma cidade diferente, ainda mantemos contato. Quando nos encontramos, parece que nunca deixamos Porto Alegre”.
Apesar da hesitação na escolha do curso, Daniel mergulhou de cabeça na Publicidade durante sua estadia na Famecos. Ele recorda que as disciplinas que convergiam alunos de Relações Públicas e Jornalismo proporcionaram amizades e conhecimento em áreas diferentes, mesmo que não fosse esse o seu foco. As matérias mais memoráveis foram as de criação e produção publicitária: “Não é à toa que virei diretor de arte”, conta. A preferência se dá justamente pelo fato de que as cadeiras tendiam a ser práticas, o que proporcionava a Daniel um gostinho do mercado. “Tive muitos professores que me marcaram, especialmente os que ainda trabalhavam em agência. Eram eles que traziam a realidade da profissão para a sala de aula, e, principalmente, problemas práticos que eu viria a enfrentar no mercado de trabalho”, destaca.
A carreira de Daniel começou na Famecos, na antiga Agência Experimental de Publicidade e Propaganda (AGEXPP). Lá, ele trabalhava na área do design, projetando capas de livros para a EdiPUCRS e pôsteres para os congressos realizados na Universidade. Logo após, ele passou pela TM Comunicação, onde criava anúncios de jornal para a Drogabel Farmácias e a Fiat Sbardecar. Um pouco antes de se formar, migrou para a Agência São Jorge, convidado por um de seus professores, para atender clientes como a World Study, Bella Gulla e Pizza Hut.
Foi depois, na DCS, que teve a oportunidade de experienciar a publicidade em grande agência, através de empresas como Coca-Cola, Olympikus e Tramontina. Também passou pela Paim Comunicação, atendendo organizações como Lojas Renner, UniRitter e Cruz Vermelha. Por fim, integrou a equipe da J. Walter Thompson (JWT) para trabalhar com os clientes Warner Brothers e Kit-Kat. Um ano depois, se mudou para Copenhagen, onde, após seis meses de networking, passou a trabalhar na Hjaltelin Stahl, uma das maiores agências da Dinamarca.
Um dos cases do qual Daniel mais se orgulha foi realizado junto à Tramontina. Quando ainda atuava na DCS, criou um dos primeiros anúncios interativos para iPad, gadget que recém havia sido lançado. A iniciativa foi veiculada na Revista Época em 2010. Ele conta que, na área da Publicidade, é preciso estar em constante aprendizado: “A propaganda muda muito rápido e você tem que se adaptar. Por exemplo, quando comecei a faculdade, o iPhone ainda nem existia, e seu lançamento mudou o mercado totalmente”.
Atualmente, seu foco é trabalhar com o design digital, que envolve a elaboração de campanha e tudo que ela implica, como concepção de plataformas digitais, websites e aplicativos para mobile. Ele afirma que o que mais lhe encanta em poder trabalhar com a Publicidade é a liberdade de criação: “Uma das minhas paixões é o processo criativo e a incessante busca pelo diferente e pelos ideais fora do comum”.
Quando solicitado a compartilhar um conselho aos alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Famecos, Daniel menciona os slogans de duas marcas que admira: Adidas (Nothing is impossible) e Nike (Just do it). “Se tem algo que aprendi nessa vida é isso: nada é impossível, tu só precisa sentar e fazer”, finaliza.
*Isadora Padoa. Integrante do projeto ‘Correspondente Universitário’ do Portal Comunique-se e estudante de jornalismo na Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Famecos/PUC-RS).
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…
O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente
Integrado aos Centros Nacional Inn de Convenções, Hotel Village Inn oferece infraestrutura que acomoda até…