Propina no futebol: PT quer que Ministério Público investigue a Globo

O Partido dos Trabalhadores (PT) solicitou ao Ministério Público que investigue a Rede Globo, com base nos depoimentos do empresário argentino Alejandro Burzaco à corte de Nova Iorque. O executivo mencionou a emissora brasileira ao falar sobre pagamentos de propinas de US$ 15 milhões a dirigentes da Confederação Brasileira de Futebol, da Conmebol e da Fifa.A ilegalidade estaria relacionada a compra de direitos de transmissão de eventos esportivos.

“O Partido dos Trabalhadores decidiu apresentar à Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, Representação Criminal para que seja apurada oficialmente a notícia de que a Rede Globo praticou crimes em série, valendo-se de empresas e bancos em paraísos fiscais, para obter vantagens ilícitas na compra de direitos de transmissão de torneios internacionais de futebol”, diz o comunicado do partido.

Ainda segundo o anúncio do PT, Burzaco citou nomes, valores, locais de encontro e contratos referentes aos pagamentos. O “escândalo da FIFA” – como está sendo chamado o caso – está sendo investigado judicialmente em países como Estados Unidos, Suíça e França. Com base nisso, o partido critica que o mesmo não esteja acontecendo no Braisil.

Entenda o caso

Há uma semana o site BuzzFeed News divulgou reportagem sobre o depoimento do delator do “escândalo da Fifa”, o empresário argentino Alejandro Burzaco, à Justiça norte-americana. O executivo acusou empresas de mídia de pagar propinas em negociações para obter direitos de transmissão de torneios como a Libertadores da América e a Copa Sulamericana. As duas competições são organizadas pela Confederação Sulamericana de Futebol (CSF ou Conmebol).

Com foco à menção a TV Globo, o conteúdo do BuzzFeed News atentava ao suposto pagamento de propina por parte do canal. A linha fina garantia ser a “primeira vez que a maior empresa de mídia brasileira é citada no caso”. No texto, foi afirmado que um ex-diretor da emissora mantinha “relação próxima” com Ricardo Teixeira, ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Ainda segundo a matéria assinada por Ken Bensinger e Alexandre Aragão, o ex-executivo da TV Globo citado pelo delator é Marcelo Campos Pinto. Segundo Buzarco, o então diretor da emissora teria acertado o pagamento de propina durante um jantar realizado em 2012,na Argentina.

O encontro teria contado, ainda, com as presenças de José Maria Marin e Marco Polo Del Nero, respectivamente, ex e atual presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Segundo a acusação, os dois dirigentes brasileiros seriam os beneficiários do pagamento fraudulento. Buzarco afirmou, ainda, que o esquema já existia, mas Ricardo Teixeira era o destinatário.

Globo se diz inocente

Em comunicado veiculado durante a apresentação do ‘Jornal Nacional’, a Globo repercutiu o depoimento de Alejandro Burzaco e se defendeu da acusação de pagamento de propina. O canal reforçou que “não tolera” esse tipo de infrações e exibiu trecho do diálogo do delator com o promotor norte-americano Samuel Nitze.

Na conversa, Burzaco cita outras seis empresas de mídia: Fox Sports, Televisa, Media Pro (Espanha), Full Play (Argentina), Traffic e Grupo Clarín (Argentina). O delator garantiu que o Clarín foi o único da lista a não pagar propina.

Além disso, a TV Globo informou que Burzaco não deu detalhes da acusação contra a empresa. O canal disse em nota que realizou investigação interna para apurar o caso que está na mira nas autoridades dos Estados Unidos. Segundo o próprio veículo, nada de irregular foi constatado.

Leia mais:

Escândalo da Fifa: furo do BuzzFeed faz TV Globo se defender em pleno ‘Jornal Nacional’

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

19 horas ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

19 horas ago

Cemitérios de SP preservam histórias de personalidades negras

Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, é essencial lembrar e…

19 horas ago

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, potencializando traders de Solana durante o crescimento do mercado

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, incentivando estratégias avançadas de…

19 horas ago

Vitória de Trump traz dúvidas sobre emissão de Green Card

Presidente eleito promete cumprir promessas de campanha sobre imigração e endurecer a entrada de novos…

19 horas ago

Propósito é o livro que pretende impactar a vida dos leitores

Lançamento do livro Propósito, que reúne as histórias e experiências de 30 autores será realizado…

19 horas ago