Nelson Enohata, que há 17 anos criou a produtora Oficina Produções, foi entrevistado pelo canal Imprensa Mahon, parceiro de conteúdo do Portal Comunique-se. No bate-papo com Krishna Mahon, ele deu dicas para as novas produtoras que estão entrando no mercado. Para o executivo, é importante que os sócios das façam uma análise interna para entender quais são os propósitos da produtora e qual caminho deverá ser seguido.
A Oficina contratou uma consultoria, e depois de muitas dinâmicas perceberam que seu propósito é: “fazer comunicação para despertar consciências e construir um mundo melhor. Bonito, né? Mas poderia ser outro, como ‘desenvolver videogames pra divertir a garotada’, mas a gente encontrou esse. Isso dá um norte para a produtora como um todo, traz propriedade, traz um propósito, e a gente passa a ser visto por esse filtro, por esse olhar. Nossos projetos são todos calcados nisso. E não fazemos por ser bonito fazer”, comenta Nelson Enohata.
“Analisando os trabalhos que fizemos nos últimos anos, fomos identificando isso. O que nos move, o que está intrínseco na vontade de quem trabalha nessa produtora, como valor mesmo, como uma missão, como um propósito. Isso vai fortalecer a empresa, senão ela é só uma entregadora de commodities, só uma entregadora de audiovisual. Ela perde identidade, vira mais uma que vai ser só comparada no preço. A qualidade cai, tudo cai”, prossegue o entrevistado.
Na conversa com Krishna Mahon, Nelson Enohata também diz o que as produtoras devem evitar fazer. “Produtora está sempre em concorrência. Não entre em uma concorrência pensando: ‘vou entrar ganhando super pouco, vou ter um pouco de preju porque lá na frente eu recupero’. Isso existe muito, principalmente quando o cara está entrando e precisa ganhar experiência. Hoje pode ser uma estratégia se você tem vários outros grandes concorrendo, mas se você está começando, você vai ferrar seu fluxo de caixa. Você tem que fechar conta”, indica o empresário.
“E mais, na hora que faz isso você não prejudica só a si, mas todo o meio de produtoras, porque você está colocando o valor lá embaixo, valor que não é sustentável para ninguém. A conta não fecha para ninguém e começa a criar um standard errado no mercado. É uma cagada a ser evitada. A gente já fez isso, já entramos em algumas concorrências assim e achamos que íamos agradar, que no segundo ano já estaríamos lá, confortáveis. E num segundo ano a empresa coloca lá a concorrência de novo. A gente faliu, não. A gente já não participa mais dessa forma. Não é fair, é canibalismo demais”, orienta.
Formado em Publicidade pela ESPM, Nelson Enohata trabalhou na MTV Brasil de 1990 a 1998. Atualmente, com mais de 25 anos de experiência na área, é diretor de criação e sócio da Oficina Produções, onde faz a produção executiva e a supervisão criativa de cerca de 16 produções mensais para vários programas de televisão e documentários relacionados à arte, sociedade e cultura.
Produtora criada no começo dos anos 2000 pelos sócios Nelson Enohata e Cassiano Zuppo, A Oficina Produções faz produção de conteúdo audiovisual de entretenimento e publicitário para agências e corporações de diferentes segmentos de todo o Brasil, sendo uma das produtoras pioneiras em branded content do Brasil e que tem
como propósito “despertar consciências para construir um mundo melhor”. Veja seu portfólio aqui.
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