“Descubra o propósito da sua produtora”

Criador e gestor da Oficina Produções, Nelson Enohata dá dicas para quem planeja criar – e manter – uma produtora. Ele foi entrevistado pela Imprensa Mahon

Nelson Enohata, que há 17 anos criou a produtora Oficina Produções, foi entrevistado pelo canal Imprensa Mahon, parceiro de conteúdo do Portal Comunique-se. No bate-papo com Krishna Mahon, ele deu dicas para as novas produtoras que estão entrando no mercado. Para o executivo, é importante que os sócios das façam uma análise interna para entender quais são os propósitos da produtora e qual caminho deverá ser seguido.

A Oficina contratou uma consultoria, e depois de muitas dinâmicas perceberam que seu propósito é: “fazer comunicação para despertar consciências e construir um mundo melhor. Bonito, né? Mas poderia ser outro, como ‘desenvolver videogames pra divertir a garotada’, mas a gente encontrou esse. Isso dá um norte para a produtora como um todo, traz propriedade, traz um propósito, e a gente passa a ser visto por esse filtro, por esse olhar. Nossos projetos são todos calcados nisso. E não fazemos por ser bonito fazer”, comenta Nelson Enohata.

“Analisando os trabalhos que fizemos nos últimos anos, fomos identificando isso. O que nos move, o que está intrínseco na vontade de quem trabalha nessa produtora, como valor mesmo, como uma missão, como um propósito. Isso vai fortalecer a empresa, senão ela é só uma entregadora de commodities, só uma entregadora de audiovisual. Ela perde identidade, vira mais uma que vai ser só comparada no preço. A qualidade cai, tudo cai”, prossegue o entrevistado.

“Produtora está sempre em concorrência” (Nelson Enohata)

Na conversa com Krishna Mahon, Nelson Enohata também diz o que as produtoras devem evitar fazer. “Produtora está sempre em concorrência. Não entre em uma concorrência pensando: ‘vou entrar ganhando super pouco, vou ter um pouco de preju porque lá na frente eu recupero’. Isso existe muito, principalmente quando o cara está entrando e precisa ganhar experiência. Hoje pode ser uma estratégia se você tem vários outros grandes concorrendo, mas se você está começando, você vai ferrar seu fluxo de caixa. Você tem que fechar conta”, indica o empresário.

“E mais, na hora que faz isso você não prejudica só a si, mas todo o meio de produtoras, porque você está colocando o valor lá embaixo, valor que não é sustentável para ninguém. A conta não fecha para ninguém e começa a criar um standard errado no mercado. É uma cagada a ser evitada. A gente já fez isso, já entramos em algumas concorrências assim e achamos que íamos agradar, que no segundo ano já estaríamos lá, confortáveis. E num segundo ano a empresa coloca lá a concorrência de novo. A gente faliu, não. A gente já não participa mais dessa forma. Não é fair, é canibalismo demais”, orienta.

Nelson Enohata

Formado em Publicidade pela ESPM, Nelson Enohata trabalhou na MTV Brasil de 1990 a 1998. Atualmente, com mais de 25 anos de experiência na área, é diretor de criação e sócio da Oficina Produções, onde faz a produção executiva e a supervisão criativa de cerca de 16 produções mensais para vários programas de televisão e documentários relacionados à arte, sociedade e cultura.

A produtora

Produtora criada no começo dos anos 2000 pelos sócios Nelson Enohata e Cassiano Zuppo, A Oficina Produções faz produção de conteúdo audiovisual de entretenimento e publicitário para agências e corporações de diferentes segmentos de todo o Brasil, sendo uma das produtoras pioneiras em branded content do Brasil e que tem
como propósito “despertar consciências para construir um mundo melhor”. Veja seu portfólio aqui.

Compartilhe
0
0
Krishna Mahon

Graduada em jornalismo e cinema, com curso de extensão em ficção científica pela Universidade de Michigan (EUA) e bagagem considerável pelo meio televisivo - meio em que atua há mais de 20 anos. Atualmente, é apresentadora da Band e do SexPrivé. Já passou por Rede Minas, Discovery, Mixer Films. De 2010 a maio de 2018, fez parte da equipe da A&E Television, onde já foi produtora executiva e respondeu como diretora de conteúdo original dos quatro canais da empresa: History, A&E, Lifetime e H2. Agora, traz para o Portal Comunique-se a "Imprensa Mahon", projeto que está no ar no YouTube desde 2016.

Recent Posts

CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável

PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…

22 horas ago

INPI concede patente no setor de saneamento

Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…

22 horas ago

CNS elogia trabalhos do projeto cinematográfico para jovens entre China e Brasil

O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…

22 horas ago

A AM Best Afirma Classificações de Crédito da Junto Resseguros S.A. e Junto Seguros S.A.

AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…

22 horas ago

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

22 horas ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

22 horas ago