Proposta obriga divulgação do Disque 180 em conteúdos sobre violência contra a mulher

Projeto de Lei é de autoria de deputada federal do Psol do Rio de Janeiro. Proposta é fazer que veículos de comunicação divulguem o Disque 180. Número é disponibilizado para orientar sobre violência contra a mulher

O Projeto de Lei 877/19 torna obrigatória a divulgação do Disque 180 em toda as notícias, programação audiovisual e outras informações sobre violência contra a mulher exibidas em serviços de rádio, TV, portais, blogs e jornais na internet e programação audiovisual. A obrigação valerá para serviços gratuitos e pagos.

Pelo texto, a mensagem de divulgação deverá ter o seguinte teor: “Se você sofre ou conhece alguma mulher que sofra violência, ligue gratuitamente 180, disponível 24 horas, todos os dias do ano”.

Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta insere as medidas na lei que criou o Disque 180 (Lei 10.714/03). O número telefônico é disponibilizado pelo governo para orientar sobre violência contra a mulher.

Maior divulgação

Autora da proposta, a deputada Talíria Petrone (Psol-RJ) ressalta que dados divulgados pelo próprio serviço em 2018 mostram que a cada 4 minutos o Ligue 180 recebe uma denúncia de violência contra a mulher.

“A ampla divulgação do serviço para a sociedade representa a garantia do direito à vida e à integridade física de milhares de mulheres de uma forma pedagógica, conscientizando a sociedade sobre a gravidade do problema e ampliando o conhecimento sobre os serviços disponíveis”, disse a parlamentar fluminense.

Talíria Petrone: a cada 4 minutos o Ligue 180 recebe uma denúncia de violência contra a mulher (Imagem: Michel de Jesus/Câmara dos Deputados)

Fiscalização

Pelo texto, será responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações a fiscalização e verificação das medidas pelos prestadores dos serviços. O órgão também deverá dispor sobre a aplicação de sanções para a infração à lei, caso aprovada.

Tramitação

A proposta será analisada, em caráter conclusivo, pelas comissões de Defesa dos Direitos da Mulher; de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

***** ****** ***** ***** *****

Reportagem: Lara Haje
Edição: Rachel Librelon

Compartilhe
0
0
Agência Câmara

Agência de notícias criada e mantida pela Câmara dos Deputados desde 1997. Tem como missão manter acesso às informações do Poder Legislativo e promover a participação popular no processo democrático.

Recent Posts

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

18 horas ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

18 horas ago

Cemitérios de SP preservam histórias de personalidades negras

Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, é essencial lembrar e…

18 horas ago

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, potencializando traders de Solana durante o crescimento do mercado

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, incentivando estratégias avançadas de…

18 horas ago

Vitória de Trump traz dúvidas sobre emissão de Green Card

Presidente eleito promete cumprir promessas de campanha sobre imigração e endurecer a entrada de novos…

18 horas ago

Propósito é o livro que pretende impactar a vida dos leitores

Lançamento do livro Propósito, que reúne as histórias e experiências de 30 autores será realizado…

18 horas ago