Categories: noticias-corporativas

Psicólogos atendem gratuitamente quem está em isolamento social

Rio de Janeiro 15/5/2020 – Camila Almeida, criadora do projeto e responsável pela triagem dos pacientes, diz que o pedido para participar é feito via Instagram.

Em tempos de isolamento social, as medidas de proteção contra o Coronavírus são essenciais para ajudar a controlar os efeitos da pandemia. Mas além delas e do cuidado com a saúde física, existe uma outra coisa que precisa de atenção e é pouco falada: a saúde mental.

Ficar longe da família, dos amigos e do ambiente de trabalho pode trazer ainda mais angústias, medos e preocupações do que as já enfrentadas no dia a dia. Crises de ansiedade, depressão e outras condições podem surgir nesse momento e precisam de cuidado e atenção.

Pensando no bem-estar mental das pessoas que estão em isolamento social, a LISTA PSI RJ, uma rede de notícias da área de psicologia do Rio de Janeiro, se mobilizou para oferecer atendimentos psicológicos gratuitos e online para quem precisa de ajuda com questões diretamente relacionadas à COVID-19 e às mudanças que a pandemia causou na vida das pessoas.

A organização da lista fez uma triagem entre seus assinantes garantindo que todos estivessem com CRP e cadastro no site e-psi ativos – esses são pontos obrigatórios para psicólogos que queiram atender à distância.

São 190 psicólogos, hoje, que já atenderam e ajudaram mais de 600 pessoas online. O processo é simples e o tempo de espera é de, em média, um dia depois da inscrição. Camila Almeida, criadora do projeto e responsável pela triagem dos pacientes, diz que o pedido para participar é feito via Instagram.

“No primeiro contato, converso com a pessoa tentando entender as demandas que ela traz, checando se são mesmo em função da pandemia, e explicando as regras do projeto. Depois disso, encaminho para um dos psicólogos habilitados. São duas consultas totalmente gratuitas e nosso tempo de espera para a primeira está em cerca de um dia” – explica ela.

Não existe taxa de participação e nem obrigatoriedade de continuar com as consultas depois dos dois encontros gratuitos iniciais. Em função da gravidade das demandas, muitas envolvendo pessoas com crises de ansiedade, perda de apetite e insônia, os profissionais envolvidos no processo estão dedicados a atender a todos o quanto antes.

Para quem está precisando de ajuda, ou para profissionais que queiram realizar atendimentos, a inscrição é feita no perfil da lista no Instagram:  https://www.instagram.com/psiriodejaneirorj e quem não tem Instagram pode participar igualmente basta clicar no link que consta no Instagram da LISTA PSI RJ.

Website: https://www.instagram.com/psiriodejaneirorj/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Innovation Squad: programa leva novas soluções para empresas

Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…

15 horas ago

Empreendedoras são maioria em serviços, comércio e indústria

Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…

15 horas ago

ADI 5322 altera regras de trabalho dos caminhoneiros

O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…

15 horas ago

Mudança na Lei dos Caminhoneiros pode impactar regra laboral

ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…

15 horas ago

Despedidas: sepultamento e cremação possuem diferenças

Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…

15 horas ago

INSS: afastamento por saúde mental cresce 38% em um ano

Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…

15 horas ago