A publicidade brasileira ganhou mais de 30 mil novos anunciantes, que investiram R$ 5,2 bilhões em propaganda equivalente a 4% do bolo publicitário total. Os números foram revelados pelo estudo Retrospectiva & Perspectivas 2016, lançado pelo Kantar Ibope Media no último mês, que reporta, entre outras análises, o volume de compra de espaço publicitário nos principais meios de comunicação do país – desconsiderando dos valores os descontos e negociações.
De acordo com o levantamento, mais de 63 mil anunciantes investiram nos meios e veículos presentes na cobertura da Kantar Ibope Media em 2016. No ranking geral, entre os três maiores investidores multisetoriais do período estão Unilever Brasil, Hypermarcas e Procter&Gamble – o último saiu da 11ª posição no ranking de 2015 para a sexta em 2016, aumentando significativamente seus investimentos no segmento de higiene doméstica.
Para a empresa de pesquisa, o desempenho do mercado publicitário acompanhou a variação da economia em 2016. Apesar disso, o mercado de mídia respondeu positivamente a partir do 2º semestre, crescendo 14% na última metade do ano em relação ao 1º semestre – mesmo comportamento registrado em 2015.
O estudo apontou, ainda, que a compra de espaço publicitário no Brasil movimentou o equivalente a R$ 129,9 bilhões em 2016, praticamente o mesmo patamar registrado no ano anterior, com ligeira retração de 1,6%. O valor foi baseado no monitoramento do espaço ocupado em mais de 600 veículos e em suas tabelas de preço, desconsiderando descontos e negociações.
“Em 2016, a Kantar Ibope Media desenvolveu diversas iniciativas de ampliação para manter a representatividade da base de investimento publicitário a partir do monitoramento de mercados, veículos e formatos”, informou a diretora comercial Brasil da Kantar Ibope Media, Dora Câmara.
Ainda dentro do levantamento, a TV – aberta, paga e merchandising – segue como principal destino das verbas de mídia, atraindo 70% do total de compra de espaço publicitário no último ano. O meio acumulou R$ 95,9 bilhões, representando crescimento de 4,3% no período. O jornal teve comportamento semelhante ao do ano anterior e recebeu o equivalente a R$ 15,2 bilhões em 2016. Outro destaque ficou por conta da mídia exterior – out of home (OOH) –, com crescimento de 17% em comparação a 2015.
Em TV aberta, do total de 19.956 anunciantes presentes no meio, 13 mil foram exclusivos. A concentração de exclusivos também foi expressiva no meio jornal, que somou 60% dos 18 mil anunciantes.
No ranking de agências publicitárias do estudo, a Y&R permanece na liderança das maiores do país, sendo responsável pela compra de R$ 5,9 bilhões em espaço publicitário, de acordo com o levantamento. Em seguida aparecem WMcCann, Almap BBDO, Ogilvy e Mather Brasil e Publicis PBC Comunicação. Passaram a figurar no ranking referente a 2016 as agências David Brasil, OMZ Ideias em Comunicação, Link Propaganda e Comunicação, Giacometti Propaganda e FSB.
Todos os números e rankings revelados pelo estudo podem ser conferidos na íntegra do estudo Retrospectiva & Perspectivas 2016, que pode ser acessada pelo site do Kantar Ibope Media.
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