Publicidade brasileira ganhou mais de 30 mil novos anunciantes em 2016

A publicidade brasileira ganhou mais de 30 mil novos anunciantes, que investiram R$ 5,2 bilhões em propaganda equivalente a 4% do bolo publicitário total. Os números foram revelados pelo estudo Retrospectiva & Perspectivas 2016, lançado pelo Kantar Ibope Media no último mês, que reporta, entre outras análises, o volume de compra de espaço publicitário nos principais meios de comunicação do país – desconsiderando dos valores os descontos e negociações.

De acordo com o levantamento, mais de 63 mil anunciantes investiram nos meios e veículos presentes na cobertura da Kantar Ibope Media em 2016. No ranking geral, entre os três maiores investidores multisetoriais do período estão Unilever Brasil, Hypermarcas e Procter&Gamble – o último saiu da 11ª posição no ranking de 2015 para a sexta em 2016, aumentando significativamente seus investimentos no segmento de higiene doméstica.

Para a empresa de pesquisa, o desempenho do mercado publicitário acompanhou a variação da economia em 2016. Apesar disso, o mercado de mídia respondeu positivamente a partir do 2º semestre, crescendo 14% na última metade do ano em relação ao 1º semestre – mesmo comportamento registrado em 2015.

O estudo apontou, ainda, que a compra de espaço publicitário no Brasil movimentou o equivalente a R$ 129,9 bilhões em 2016, praticamente o mesmo patamar registrado no ano anterior, com ligeira retração de 1,6%. O valor foi baseado no monitoramento do espaço ocupado em mais de 600 veículos e em suas tabelas de preço, desconsiderando descontos e negociações.

“Em 2016, a Kantar Ibope Media desenvolveu diversas iniciativas de ampliação para manter a representatividade da base de investimento publicitário a partir do monitoramento de mercados, veículos e formatos”, informou a diretora comercial Brasil da Kantar Ibope Media, Dora Câmara.

Investimento por meios

Ainda dentro do levantamento, a TV – aberta, paga e merchandising – segue como principal destino das verbas de mídia, atraindo 70% do total de compra de espaço publicitário no último ano. O meio acumulou R$ 95,9 bilhões, representando crescimento de 4,3% no período. O jornal teve comportamento semelhante ao do ano anterior e recebeu o equivalente a R$ 15,2 bilhões em 2016. Outro destaque ficou por conta da mídia exterior – out of home (OOH) –, com crescimento de 17% em comparação a 2015.

Em TV aberta, do total de 19.956 anunciantes presentes no meio, 13 mil foram exclusivos. A concentração de exclusivos também foi expressiva no meio jornal, que somou 60% dos 18 mil anunciantes.

Ranking de agências

No ranking de agências publicitárias do estudo, a Y&R permanece na liderança das maiores do país, sendo responsável pela compra de R$ 5,9 bilhões em espaço publicitário, de acordo com o levantamento. Em seguida aparecem WMcCann, Almap BBDO, Ogilvy e Mather Brasil e Publicis PBC Comunicação. Passaram a figurar no ranking referente a 2016 as agências David Brasil, OMZ Ideias em Comunicação, Link Propaganda e Comunicação, Giacometti Propaganda e FSB.

Todos os números e rankings revelados pelo estudo podem ser conferidos na íntegra do estudo Retrospectiva & Perspectivas 2016, que pode ser acessada pelo site do Kantar Ibope Media.

Compartilhe
0
0
Redação

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se.

Recent Posts

Lumi Global adquire a Assembly Voting para fortalecer a liderança de produtos e acelerar a expansão internacional

LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…

1 dia ago

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

3 dias ago

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional

3 dias ago

Thermas Resort Walter World abre campanha Réveillon 2025

O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…

3 dias ago

Atrações natalinas impulsionam o turismo em Curitiba

Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…

3 dias ago

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os pets

O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente

3 dias ago