A publicidade brasileira ganhou mais de 30 mil novos anunciantes, que investiram R$ 5,2 bilhões em propaganda equivalente a 4% do bolo publicitário total. Os números foram revelados pelo estudo Retrospectiva & Perspectivas 2016, lançado pelo Kantar Ibope Media no último mês, que reporta, entre outras análises, o volume de compra de espaço publicitário nos principais meios de comunicação do país – desconsiderando dos valores os descontos e negociações.
De acordo com o levantamento, mais de 63 mil anunciantes investiram nos meios e veículos presentes na cobertura da Kantar Ibope Media em 2016. No ranking geral, entre os três maiores investidores multisetoriais do período estão Unilever Brasil, Hypermarcas e Procter&Gamble – o último saiu da 11ª posição no ranking de 2015 para a sexta em 2016, aumentando significativamente seus investimentos no segmento de higiene doméstica.
Para a empresa de pesquisa, o desempenho do mercado publicitário acompanhou a variação da economia em 2016. Apesar disso, o mercado de mídia respondeu positivamente a partir do 2º semestre, crescendo 14% na última metade do ano em relação ao 1º semestre – mesmo comportamento registrado em 2015.
O estudo apontou, ainda, que a compra de espaço publicitário no Brasil movimentou o equivalente a R$ 129,9 bilhões em 2016, praticamente o mesmo patamar registrado no ano anterior, com ligeira retração de 1,6%. O valor foi baseado no monitoramento do espaço ocupado em mais de 600 veículos e em suas tabelas de preço, desconsiderando descontos e negociações.
“Em 2016, a Kantar Ibope Media desenvolveu diversas iniciativas de ampliação para manter a representatividade da base de investimento publicitário a partir do monitoramento de mercados, veículos e formatos”, informou a diretora comercial Brasil da Kantar Ibope Media, Dora Câmara.
Ainda dentro do levantamento, a TV – aberta, paga e merchandising – segue como principal destino das verbas de mídia, atraindo 70% do total de compra de espaço publicitário no último ano. O meio acumulou R$ 95,9 bilhões, representando crescimento de 4,3% no período. O jornal teve comportamento semelhante ao do ano anterior e recebeu o equivalente a R$ 15,2 bilhões em 2016. Outro destaque ficou por conta da mídia exterior – out of home (OOH) –, com crescimento de 17% em comparação a 2015.
Em TV aberta, do total de 19.956 anunciantes presentes no meio, 13 mil foram exclusivos. A concentração de exclusivos também foi expressiva no meio jornal, que somou 60% dos 18 mil anunciantes.
No ranking de agências publicitárias do estudo, a Y&R permanece na liderança das maiores do país, sendo responsável pela compra de R$ 5,9 bilhões em espaço publicitário, de acordo com o levantamento. Em seguida aparecem WMcCann, Almap BBDO, Ogilvy e Mather Brasil e Publicis PBC Comunicação. Passaram a figurar no ranking referente a 2016 as agências David Brasil, OMZ Ideias em Comunicação, Link Propaganda e Comunicação, Giacometti Propaganda e FSB.
Todos os números e rankings revelados pelo estudo podem ser conferidos na íntegra do estudo Retrospectiva & Perspectivas 2016, que pode ser acessada pelo site do Kantar Ibope Media.
A HCLTech, uma empresa líder global em tecnologia, divulgou hoje os resultados financeiros do quarto…
Bem posicionada para capitalizar com suas propostas baseadas em IA, modelo de entrega global e…
Em resposta aos desafios sem precedentes que a América Latina enfrentou durante várias crises de…
CIDADE DO MÉXICO 27/4/2024 - Em resposta aos desafios sem precedentes que a América Latina…
Com o período de declaração do Imposto de Renda em pleno vapor, os brasileiros buscam…
No mundo dos negócios, imprevistos podem acontecer a qualquer momento. Algumas situações podem ser ruins…