Publicitária presta consultoria de marketing LGBT para empresas e marcas

Com objetivo de apoiar a diversidade sexual e a pluralidadede gênero na publicidade, há cerca de três anos a publicitária Anna Castanha fundou a Iden Consultoria de Marketing LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transgêneros e Transexuais). A iniciativa treina, orienta e auxilia marcas e empresas a segmentarem seus esforços de comunicação no público LGBT, alinhados às questões de diversidade sexual e gênero.
A Iden funciona em São Paulo, oferecendo às empresas e marcas serviços como identificação de oportunidades de mercado e investimentos que apoiem a diversidade sexual e de gênero, inseridas no universo LGBT, e promoção da tolerância dentro das empresas, por meio de treinamentos e workshops.
Além de ser proprietária na Iden Consultoria de Marketing LGBT, Anna criou o curso “Marketing Fora do Armário”, que nasceu por meio das pesquisas da publicitária feitas desde 2011 e é único no Brasil. Ela também leciona sobre o tema no curso de extensão Gênero na Publicidade do Centro de Inovação e Criatividade da ESPM.

Anna Castanha durante o evento Mulheres
Digitais (Imagem: Divulgação)
O mundo digital é gay!
Por sua expertise em falar sobre a diversidade sexual, a pluralidade de gênero e a representatividade do movimento LGBT, Anna foi uma das palestrantes da última edição do evento Mulheres Digitais, realizado em São Paulo no sábado, 15. Seu painel foi pautado pela temática “De Afrodite a Lea T., o mundo digital é gay!” e abordou, de forma extremamente didática, os eixos da sexualidade humana.
“Para abordar a diversidade sexual e a pluralidade de gênero, você precisa entender uma coisa: esqueça o que está entre as pernas e lembre-se do que está entre as orelhas”, disse Anna durante a palestra.
Assim, a publicitária explicou: sexo biológico é aquele referente às características do corpo; identidade de gênero é relacionada a quem o indivíduo crê ser; expressão ou papel de gênero é alusivo a como a pessoa se comporta, forma de vestir, apresentação, aspeto físico, gostos e atitudes; e orientação/atração afetiva/sexual é o impulso de ligar-se amorosamente.
Com objetivo de deixar as definições ainda mais claras, Anna apresentou o “biscoito do gênero”, onde cada definição se torna ainda mais clara. Sua apresentação contou com a indicação de alguns materiais, como os filmes “Kinsey – Vamos Falar de Sexo” e “Tudo sobre minha mãe”.
“Biscoito do Gênero” utilizado para explicar os eixos da diversidade humana (Imagem: Divulgação)

Compartilhe
0
0
Tácila Rubbo

Formada em jornalismo pela Fiam-Faam. Foi trainee de redação do Portal Comunique-se de setembro de 2016 a abril de 2018. Começou na empresa como estagiária, função que desempenhou por um ano e dez meses. Depois, foi a responsável pelo conteúdo de parceiros publicado no site, avaliando os materiais recebidos e mantendo contato com os “articulistas-parceiros”. Cuidou de produções externas e, claro, produziu notas e reportagens especiais. Desde maio a agosto de 2018, foi analista de social media do Grupo Comunique-se.

Recent Posts

Bistrô reúne arte e menus inspirados em história

A arte é muito presente na vida do chef David Faria. “Gosto de estar cercado…

12 horas ago

Médico explica uso do balão intragástrico para emagrecer

Procedimento é realizado de forma endoscópica, sem necessidade de cortes ou internação prolongada

12 horas ago

Mobiliário infantil facilita a organização do quarto

Multimóveis indica produtos práticos e funcionais para agregar praticidade aos ambientes

12 horas ago

Empresa investe em nutrição adequada de cães e gatos

Fabricante gaúcha trabalha em expansão fabril e ampliação do mix de produtos para atender mercado

12 horas ago

Hora de contratar gestor de tráfego pago deve ser avaliada

Tiago Tessmann, especialista em marketing digital, aconselha que empreendedores dominem o tráfego pago antes de…

12 horas ago

Implantes dentários para idosos: cresce foco em bem-estar

Soluções modernas buscam promover qualidade de vida e saúde bucal na terceira idade

12 horas ago