PUC-RS inaugura Centro Tecnológico Audiovisual

Estrutura de alto nível para atender ao mercado regional, além de atrair produções de todo o Brasil e do Exterior; espaço de 300 m² construído com isolamento acústico e acabamento nivelado a laser, o que resulta em um sistema antivibração; 130 m² de áreas de apoio com camarins, figurino e ambientes de arte e base para produção: tudo isso contempla a nova infraestrutura do Tecna – Centro Tecnológico Audiovisual do RS –, localizado no campus Tecnopuc Viamão. O estúdio é um local que tem como objetivo estimular o ecossistema criativo em um parque científico e tecnológico com sinergia entre universidade, empresas, poder público e sociedade.

Uma parceria entre a PUC-RS, a Fundacine e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, o espaço beneficia o mercado audiovisual brasileiro e proporciona a liderança da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) em um projeto de grande potencial. “Nada mais coerente que a instituição deixar disponível para o Estado tal estrutura. Os profissionais e estudantes que fazem parte do prédio 7 são uma referência nesta área de atuação, e o estúdio é um passo muito importante para que isso aconteça ainda mais. O Tecna pode colocar a Famecos em outro patamar no ponto de vista de interação academia e indústria”, observa Rafael Prikladnicki, diretor do Tecnopuc.

Segundo ele, as expectativas relacionadas ao ambiente são as melhores possíveis. Por um lado, existe a possibilidade de os alunos desenvolverem negócios, empreendendo de uma forma que una a atuação e a prática. Por outro, o impacto causado pelo ensino e pela pesquisa também é fundamental: “O Tecna é um ambiente em que os estudantes podem experimentar ideias novas, pesquisar e viver a era maker”, afirma. Além de fortificar a ponte com o mercado, explica o diretor, o Centro passa a ser uma infraestrutura de primeiro mundo para qualificar o ofício de todos que trabalham com essa área.

Prikladnicki pontua que, atualmente, para realizar esse tipo de trabalho com uma alta qualidade, é necessário viajar para o Chile ou para o eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Com a inauguração do estúdio, o Rio Grande do Sul passa a ter um novo atrativo para as empresas de diversos nichos, já que possibilita ver este tipo de tecnologia e serviço com maior carinho.

“É um passo extremamente importante para o próprio mercado da indústria criativa do RS. O Tecna vai agregar e ser um ambiente com equipamentos de última geração, proporcionando um apoio que não existia nesse nível” – Rafael Prikladnicki.

Em relação às empresas nascidas na incubadora, ele acredita que estar em um ecossistema de inovação acelera determinados processos de desenvolvimento de negócios. Descobrir se o produto é o tipo adequado para o mercado também é um fator determinante, sob o ponto de vista do diretor. Somado a isso, estimular e acelerar decisões, assim como conexões que não existiriam ou demorariam para ser realizadas, passam a ter um valor de destaque. Quanto ao financiamento, Prikladnicki ressalta a necessidade de entender que isso é uma parte, apenas, da equação. “Todo mundo tem boas ideias, mas transformar elas em negócio vai da capacidade de executar e converter em algo concreto. O financeiro não é decisivo, mas ajuda”, alerta. Prikladnicki acrescenta, ainda, a magnitude de existir tamanha diversidade de empresas, mercados e atuações, pois o leque de conhecimento e tecnologia se expande ao identificar sinergias e diversos atores, o que soluciona ou ajuda, muitas vezes, a resolver o problema do outro.

O ecossistema de inovação e criativo

Gabriela Ferreira, diretora de Inovação e Desenvolvimento da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (PROPESQ), esclarece a importância da indústria criativa para os cenários nacional e global. Segundo ela, o setor é uma área que cresce em termos de disponibilidade de recursos, motivo determinante para que o Tecna fosse concretizado. Ao contemplar o projeto em cinco editais diferentes, o Brasil mostra que está apostando neste desenvolvimento.

A diretora observa, ainda, que o ecossistema criativo é a quarta área mais estratégica dentro do sistema do Tecnopuc, tendo como vínculo o ensino de graduação e pós-graduação, algo fundamental nos tempos atuais. Comenta: “A gente tem representado pelo Tecna um recorte do que é a indústria criativa. O setor do audiovisual, que já é por si só grande, traz enormes possibilidades. Em relação a games, por exemplo, a tecnologia da informação se comunica com o universo criativo, afinal não se faz games somente com códigos de programação, mas também com entretenimento”.

Quando o assunto é inovação, falar em mudança está implícito. E quando o verbo é mudar, garante Gabriela, necessariamente estamos pensando em coisas que sejam produzidas e pensadas de acordo com os interesses do usuário final. É dessa forma que ela acredita que o setor colabore com o público. Sob o seu ponto de vista, a melhor forma de aprender e realizar melhor aquilo que se faz é tendo experiência e interagindo. Embora a indústria criativa, pontua, não se restrinja somente à criatividade, traz consigo a possibilidade de interação com outras áreas.

“O Tecna chama atenção porque é um ecossistema desenvolvido em um contexto de parque científico e tecnológico, realidade na qual esse ambiente não está em outras partes do Brasil. No momento em que existe essa aliança, o suporte para criar coisas novas se expande” – Gabriela Ferreira.

A diretora destaca que o objetivo sempre é utilizar o conhecimento para gerar produtos e serviços que tenham impacto positivo na sociedade. Gabriela garante que, ao juntar a ‘ponta’ do conhecimento – se referindo à Universidade – com a da inovação – responsabilidade das empresas que vão efetivamente fazê-la acontecer –, o ambiente é enriquecido. “Embora não seja tudo planejado, vamos seguindo os estímulos de maneira consistente, com embasamento”, adverte.

Como o projeto foi construído

A Pró-Reitora de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Carla Bonan, explica que o processo relacionado ao Tecna envolveu diversos participantes, principalmente financiados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, algo inédito, segundo ela, no país.

De acordo com Carla, o setor audiovisual vai se beneficiar de maneira intensa com tais possibilidades de parceria, através do desenvolvimento de áreas novas a partir de relações pré-estabelecidas. “Talvez ainda não exista uma infraestrutura como essa no Brasil. O Rio Grande do Sul, assim como o país, vão ser favorecidos com esses projetos”, destaca.

Júlia Bueno. Integrante do projeto ‘Correspondente Universitário‘ do Portal Comunique-se e estudante de jornalismo na Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Famecos/PUC-RS). 

Compartilhe
0
0
Correspondente Universitário

Projeto desenvolvido pelo Portal Comunique-se voltado à publicação de textos produzidos por estudantes de comunicação. Participou de algum evento relacionado à comunicação social e deseja colaborar com o formato 'Correspondente Universitário'? Produza seu texto e envie o material para jornalismo@comunique-se.com.br - com o título do projeto no assunto.

Recent Posts

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

19 horas ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

19 horas ago

Cemitérios de SP preservam histórias de personalidades negras

Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, é essencial lembrar e…

19 horas ago

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, potencializando traders de Solana durante o crescimento do mercado

A Bitget Wallet lança conjunto de ferramentas para negociação de memecoins, incentivando estratégias avançadas de…

19 horas ago

Vitória de Trump traz dúvidas sobre emissão de Green Card

Presidente eleito promete cumprir promessas de campanha sobre imigração e endurecer a entrada de novos…

19 horas ago

Propósito é o livro que pretende impactar a vida dos leitores

Lançamento do livro Propósito, que reúne as histórias e experiências de 30 autores será realizado…

19 horas ago