Categories: noticias-corporativas

Quais as expectativas do consumidor em 2021?

São Paulo, SP 12/1/2021 – Segundo pesquisa da Deloitte, 25% dos consumidores deixariam de consumir um produto ou serviço de uma marca que age apenas em favor próprio durante a pandemia.

Não é novidade que a pandemia do coronavírus (COVID-19) acelerou a transformação digital e tornou o consumidor ainda mais multiconectado. Para sobreviver aos negócios, adaptar-se às tendências do novo “normal”, e focar em estratégias voltadas à experiência do cliente (customer experience ou CX, em Inglês) e em sua jornada completa de consumo – desde a prospecção até o cuidado da gestão pós-vendas – é fundamental.

Tendências de consumo para o mercado global

Para saber quais valores são priorizados pelo consumidor e qual o momento ideal para as empresas aderirem às novas tendências dentro de um universo extremamente mutável e transformador, especialistas do WGSN Mindset apresentaram o estudo “Trend Session: Mudança de Valores. Os Principais Sentimentos E Tendências de Consumo” durante o painel Whow! Festival de inovação 2020.

Segundo o estudo, divulgado pelo portal Consumidor Moderno, algumas tendências são apontadas. 

1. Longevidade e sustentabilidade

Com o consumidor cada vez mais preocupado com questões ambientais, a busca por produtos sustentáveis e com um ciclo de vida maior é crescente.

Uma pesquisa realizada recentemente pelo Mercado Livre e divulgada pelo portal Consumidor Moderno  aponta um crescimento de 55% na busca por produtos sustentáveis na América Latina entre julho de 2019 e maio de 2020. Só no Brasil, são 1,4 milhões de consumidores que optam por esses produtos. 

2. Bem-estar e empatia

A pandemia do coronavírus (COVID-19) fez com que o consumidor desse maior importância para seu bem-estar físico e mental. Segundo a WGSN, pesquisas por “cuidados em casa” dispararam cerca de 33% em abril de 2020.

Dessa forma, estratégias de comunicação e de atendimento focadas em autocuidado e que cativem o consumidor através de uma abordagem empática é um excelente meio de se adaptar às novas necessidades do consumidor e atender suas expectativas. 

3. Conexões virtuais na luta contra a solidão

Para driblar a sensação de solidão durante o período de isolamento, promover conexões virtuais foi a solução encontrada por muitas empresas, como por exemplo, empresas de jogos e de streaming. Fica evidente, então, a importância do digital para motivar não só consumidores, para que estes se sintam parte de uma empresa e mais próximos de determinada marca, como também funcionários, que produzem até 50% mais quando satisfeitos.

4. Confiança e segurança

Cada vez mais, o consumidor busca por transparência na hora de realizar uma compra ou priorizar determinada marca. Segundo a pesquisa “2021 Global Marketing Trends: Find your focus” da Deloitte, 25% dos consumidores deixariam de consumir um produto ou serviço de uma marca que age apenas em favor próprio durante o momento de pandemia. 

O consumidor do futuro

Os consumidores do futuro estão rapidamente se adaptando ao digital. Apesar da Geração X, dos millennials, dos baby boomers e da Geração Z terem idades diferentes e uns se adaptarem com mais facilidade que outros, todos têm algo em comum: a conectividade digital e a necessidade da interação humana. 

Diante desta afirmação, outras tendências são apontadas como relevantes para os consumidores em 2021, segundo a pesquisa da Deloitte, divulgada pelo portal Mundo do Marketing. 

1. Agilidade

De acordo com a pesquisa, os 66% dos consumidores adaptam-se rapidamente a novas necessidades, principalmente aquelas relacionadas à tecnologias. Cada vez mais digitais, este é o momento ideal para empresas usarem tecnologias como aliadas no atendimento, como soluções omnichannel, por exemplo. 

2. Atendimento humanizado

Outra tendência apontada pela pesquisa é que as marcas sejam vistas como entidades humanas e com os mesmos valores que seus clientes. Vale ressaltar que um dos principais benefícios de empresas investirem em atendimento humanizado, é a possibilidade de melhor compreender os hábitos e necessidades do consumidor e, assim, analisar o melhor serviço que a empresa pode oferecê-lo. 

3. Engajamento e foco no cliente

Empresas devem compreender que o consumidor é parte da estratégia de marketing digital B2B e que é estratégico focar na experiência do consumidor através de engajamento. O estudo diz que, entre os executivos, 64% mudou o modelo de engajamento desde o começo da pandemia a partir de uma relação onde os clientes participam como embaixadores, influenciadores e até colaboradores das marcas.

4. Propósito

De acordo com a pesquisa, marcas com propósito são as mais lembradas durante a pandemia, pois estas demonstram empatia. O estudo diz que 79% dos respondentes indicaram uma empresa com o propósito de ajudar os consumidores, colaboradores ou comunidades.

5. Tecnologia

De acordo com o estudo da Deloitte, especialistas apontam o digital e a tecnologia como as áreas mais importantes de suas empresas nos últimos dois anos, seguidas por marketing e vendas. Mais uma vez fica evidente o crescimento do digital e a importância de as empresas saberem utilizar a tecnologia como aliada no atendimento ao cliente. 

DNK oferece soluções omnichannel focadas na satisfação do consumidor

A DNK oferece soluções omnichannel para Call Center e Contact Center, sendo especializada no desenvolvimento de produtos, soluções e serviços de alta performance para as empresas da área.

A DNK preza pela excelência no atendimento ao cliente, fornecendo aos seus parceiros ferramentas e plataformas com funcionalidades inovadoras e customizáveis de modo a garantir uma CX satisfatória e inesquecível.

Com os serviços e produtos da DNK, o atendimento ao cliente é realizado através de uma plataforma integrada omnichannel, que conecta todos os canais de atendimento (WhatsApp, voz, web e chat e dentre outros) de maneira humanizada e com rápida recuperação de informações e dados do cliente, de forma a oferecer uma gestão completa e satisfatória da jornada do cliente.

A empresa é reconhecida pelo mercado e premiada pelas suas soluções e cases de sucesso. Campeã da categoria “Melhor Solução de Autoatendimento” no XXI Prêmio Consumidor Moderno e vencedora do troféu prata no Prêmio Cliente SA 2020, na categoria “Líder em Estratégia de Inovação”, em parceria com um cliente, a DNK compreende que um consumidor bem atendido é o segredo para o sucesso do atendimento.

Website: https://www.dnkinfotelecom.com.br/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Ita Center Park chega a Goiânia com atrações para toda a família

Parque de diversões traz novidades radicais, clássicos infantis e opções gastronômicas para a temporada de…

14 horas ago

Especialista alerta sobre cuidados financeiros no fim do ano

Especialista em finanças orienta sobre alternativas para evitar endividamento após compras de fim de ano

14 horas ago

Brasileiros gastaram menos no presente de Natal deste ano

Pesquisa da Vinklo revelou que 88,44% dos entrevistados pretendiam presentear alguém nesta data, porém com…

14 horas ago

Hyphen divulga nova sede em Curitiba para expansão

A nova estrutura na capital paranaense marca uma etapa na trajetória de crescimento da Hyphen,…

14 horas ago

Erros no uso da IA comprometem resultados no mercado digital

Idealizador da mentoria Conversão Extrema, Tiago Tessmann, destaca que pontos como a definição de estratégias…

14 horas ago