O site de músicas Vagalume apresentou, em parceria com o Instituto Catapani & Associados, a pesquisa All About Music. O levantamento foi realizado com objetivo de analisar o papel da música e sua influência no dia a dia das pessoas, bem como observar questões que envolvem consumo, estilo de vida e entretenimento.
Segundo os idealizadores da pesquisa, com abrangência nacional, foram mais de três mil participantes com idade entre 15 e 35 anos das classes A/B e C. Para divulgar os resultados, foram selecionadas algumas categorias para entender quais são as marcas de maior relação com a música no ponto de vista dos entrevistados, sendo elas: bebidas não alcoólicas, cervejas, bebidas destiladas, roupas e acessórios, marcas esportivas e, por fim, eletro e eletrônicos.
No ranking de bebidas não alcoólicas, o pódio foi ocupado por Coca-Cola (em primeiro lugar, com 43%), em seguida Red Bull (14%) e, em terceiro lugar, a Guaraná Antarctica (7%). Quando o assunto são as cervejas, a Heineken ocupou a primeira posição, com 22%, e, em segundo, ficaram a Skol e Budweiser, ambas com 17%. Em relação aos destilados, a Smirnoff foi a mais lembrada com 19%, sendo segundo e terceiro lugares a Absolut (15%) e Jack Daniel’s (10%), respectivamente.
Diretora de marketing do Vagalume, Angélica Okamoto declara que os dados são interessantes, pois “confirmam que a música é uma das melhores formas para as pessoas compartilharem suas emoções e é por meio delas que as empresas conseguem fixar sua marca na memória das pessoas de maneira emocional e efetiva”.
De acordo com os resultados da pesquisa, no ranking das marcas de roupas e acessórios que mais se relacionam com a música aparecem: Ray-Ban (25%), Hollister (10%), Lacoste (9%), Oakley (8%) e Diesel (4%). Quando perguntado sobre as opções esportivas, a Adidas foi a primeira colocada com 29% e, em segundo, a Nike com 25%. As demais citadas foram: Converse (10%), Vans (10%) e Puma (4%).
Por fim, na categoria de eletroeletrônicos a Apple atingiu 53% dos entrevistados, número bem acima dos concorrentes. Em seguida, aparecem na lista Samsung e Sony, ambas com 15%, seguidas de Motorola (4%) e LG (2%).
Para os idealizadores do estudo, outro dado relevante é de que 46% dos entrevistados consomem música mais de seis horas por dia. “A música não faz parte apenas do dia a dia do Vagalume. Com a realização do estudo, confirmamos de que ela também está no dia a dia de todo mundo, em todas as horas, em todos os momentos, não importa onde”, afirmou Angélica.
O Vagalume informou que o estudo, que já pode ser compartilhado com o mercado, mídias, agências e marcas, possibilitará a busca assertiva por soluções diferenciadas que possam proporcionar aos usuários boas experiências. Como empresa, o objetivo da plataforma é aproximar fãs de seus artistas favoritos, sendo vitrine da música, levando serviço, informação e experiência.
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