Um chatbot é a junção das palavras chat (conversa, bate-papo) + bot (robô). Em outras palavras, trata-se de uma solução inteligente onde um robô “conversa” por meio de textos para interagir com pessoas.
Através de programação específica, a Inteligência Artificial do chatbot identifica palavras-chave e as relaciona com as mais variadas solicitações do cliente. Após, este é direcionado para a melhor opção de atendimento.
Desse modo, faz-se fundamental investir em constante manutenção e treinamentos para garantir a eficácia contínua da solução e proporcionar a melhor experiência para o consumidor.
Chatbot treinado é fundamental para eficiência no atendimento ao cliente
Um bom treinamento determina como o chatbot se comporta e quais os tipos de erros de compreensão ou de resposta ele pode vir a apresentar.
Porém, para que o treinamento seja perfeito, é preciso compreender a real necessidade do consumidor e sobre o que (pessoa, local, produto ou serviço) ele está se referindo.
Para isso, é importante abastecer a base de conhecimento e montar conteúdo para que o robô esteja pronto para lidar adequadamente com as perguntas e solicitações que receber, com o mínimo de falhas de comunicação.
Assim, a cada novo pedido que o chatbot receber, o algoritmo fará cálculos para procurar a correlação entre os dados captados e as informações que ele já tem, fornecendo a resposta mais adequada e garantindo, além da satisfação do consumidor, um atendimento mais humanizado.
Chatbot treinado: como funciona?
O primeiro passo para treinar um chatbot é investir em ativos de intenção. Além de prosperar empatia, essas habilidades ajudam a fortalecer o relacionamento entre clientes e empresas e a identificar rapidamente a necessidade do consumidor.
Uma vez que o chatbot tenha chegado ao objetivo esperado, este precisa ouvir as entidades para filtrar as informações e extrair aquelas que são pertinentes para atender às necessidades do cliente.
Após, é preciso que a solução inteligente aprenda sobre as atividades através de dados fornecido na forma de ativos de comunicação existentes, como transcrições de voz ou amostras de conversas.
Depois que os ativos são carregados, o chatbot estará em período de experiência, sendo preciso estar alerta a possíveis erros para corrigi-los. Para isso, um profissional da área deve realizar uma espécie de Processamento de Linguagem Natural (PLN), onde dados padrões podem ser aproveitados para entender entradas do usuário e trazer resultados imediatos para a empresa.
Como adquirir o melhor conteúdo para treinar o robô?
O conteúdo para treinar o chatbot pode ser adquirido de diversas maneiras. Entre elas, pegando dados disponíveis na web.
A internet possui um enorme acervo de conteúdos para as mais diversas finalidades. Sendo assim, é necessário buscar aqueles que melhor se adequem às finalidades da empresa.
Outra maneira é a coleta de dados internos da empresa. Quanto mais próximos da realidade forem as informações, melhor será o desempenho do chatbot. Além disso, se o call center da companhia tiver as interações com os clientes arquivadas, essa coleta de dados é ainda mais fácil e prática de se conseguir para construir um sistema com dados relevantes para desempenharem as funções a serem exercidas.
Também é possível colher informações provenientes das interações com o próprio chatbot através da avaliação que os usuários dão ao final do serviço. Desse modo, é possível realizar uma atualização constante da aplicação, mantendo a excelência do atendimento e conquistando cada vez mais clientes por esse canal.
DNK oferece soluções em chatbot treinado
Alinhada aos fatos citados acima, a DNK oferece soluções de chatbot treinado e inteligente para call center e contact center.
Com o Smart Bot DNK é possível atender o cliente com integrações de app mobile, telefone (URA), SMS, chat, totem, web, WhatsApp, Facebook Messenger, redes sociais e e-mail.
O software oferecido pela empresa utiliza essas informações para automatizar e personalizar os processos de atendimento, contribuindo, dessa forma, para aumentar a satisfação do cliente e economia operacional.
Com a DNK, o atendimento ao cliente é realizado através de uma plataforma integrada omnichannel, que conecta todos os canais de atendimento, com rápida recuperação de informações e dados do cliente.