Categories: Comunicação

Qual o panorama e as perspectivas para o mercado de TI?

As circunstâncias em torno da pandemia de Covid-19 desempenharam um fator-chave para a digitalização da economia brasileira. É o que mostra um estudo divulgado pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais). Segundo a entidade, a demanda por profissionais nas áreas de software, serviços de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) e TI In-House (Tecnologia da Informação Interna) no Brasil deve chegar a 797 mil vagas nos próximos três anos.

Nesse panorama, cresce o interesse de profissionais e empresas em torno do setor.  Cristina Boner, presidente do conselho fiscal do grupo Drexell, explica que o cloud computing, ou computação na nuvem, é um dos principais setores do mercado de TI.

“O cloud computing é uma opção de armazenamento que está cada vez mais popular entre as empresas. Com ele, é possível usar um servidor para guardar arquivos comerciais ou pessoais, por meio de uma conexão com a internet”, afirma.

Bonner também chama a atenção para a tecnologia do blockchain, que possui relação direta com o mercado financeiro e envolve transações de dinheiro virtual ou criptomoedas através de um sistema criptografado e considerado seguro. O Bitcoin é a criptomoeda mais famosa.

Além disso, prossegue, vale citar o e-learning, ou educação a distância: “O mercado da informática está vivendo uma crescente absoluta e notável no Brasil. O setor emprega cerca de 1,3 milhões de profissionais na área, além da demanda por trabalho, que também é extensa, com a perspectiva de criação de novas tendências tecnológicas”.

Déficit de profissionais é entrave para o setor

Quando questionada a respeito da atual mão de obra no Brasil para o mercado de TI, a empresária confirma que faltam profissionais qualificados para o setor: “As empresas reclamam da escassez de profissionais capacitados para funções específicas. A criação de cargos cada vez mais específicos, o uso de equipamentos ultramodernos e a globalização dos negócios intensificaram o problema de mão de obra nas empresas”

Para Boner, a questão da mão de obra se tornou um gargalo no Brasil, sem previsão de melhora a curto e médio prazos. Com efeito, dados da Brasscom também demonstram o déficit de profissionais de TI. 

Segundo o balanço, os cursos presenciais e EaD (Ensino a Distância) de licenciatura, bacharelado e tecnológico em TI e comunicação ofertados no Brasil formam 53 mil pessoas por ano. O número corresponde a apenas um terço da demanda estimada de 159 mil vagas até 2025 – o que representa uma carência de meio milhão de profissionais.

Na perspectiva da presidente do conselho fiscal do grupo Drexell, uma das alternativas para o mercado de TI é a educação. “Dizem que as escolas e universidades não preparam os alunos para as demandas do mercado, não ensinam as habilidades necessárias”, pontua. “Assim, a solução para uma empresa é qualificar o profissional para a necessidade específica que ela busca”, afirma.

Para mais informações, basta acessar: https://cristinaboner.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Conformidade com novas regulamentações facilita transporte internacional

A C-Freight busca compartilhar conhecimento especializado nas novas regulamentações do transporte internacional, oferecendo conformidade e…

14 horas ago

REJO Solidifica Presença Global com Destaque na InterTabac 2024

REJO Introduz Dispositivos de Aquecimento Inovadores REJO AF1 e REJO Mate AirAnuncia Planos de Expansão…

14 horas ago

Lei atualiza bens imóveis no Imposto de Renda

Ela corrige distorções nos valores declarados, cujos preços permaneciam desatualizados por longos períodos

14 horas ago

Adesões ao consórcio somam 3 mi e negócios superam R$ 250 bi

Enquanto participantes ativos aproximam-se dos 11 milhões, as aquisições reais de veículos via consórcio crescem…

14 horas ago

Estudo aponta dados de sondagem da indústria da construção

Segundo dados apresentados no Portal da Indústria, no relatório Sondagem Indústria da Construção de agosto…

14 horas ago

Fórum Paulista de Surf 2024 acontece no COB Expo

Evento gratuito discute evolução do surfe no Brasil e oferece oportunidades de formação para árbitros…

14 horas ago