Em mais um ‘Palavras Cruzadas’, Marina Machado analisa o livro de Shaun Usher. Confira, no Portal Comunique-se, o vídeo sobre a obra Cartas Extraordinárias. Publicação apresenta cartas secretas de personagens da história
Minha dica de hoje é um livro extraordinário (como o próprio título): Cartas Extraordinárias, de Shaun Usher.
Assista:
***** ***** ***** ***** ****
Imagens: Claudinei Matosão
Edição Eu mesma (Marina Machado)
***** ***** ***** ***** ****
Leia a apresentação do livro, conforme divulgado no site da Companhia das Letras:
Do comovente bilhete suicida de Virginia Woolf à receita que a rainha Elizabeth II enviou ao presidente americano Eisenhower; do pedido especial que Fidel Castro, aos catorze anos, faz a Franklin D. Roosevelt à carta em que Gandhi suplica a Hitler que tenha calma; e da bela carta em que Iggy Pop dá conselhos a uma fã atormentada ao genial pedido de emprego de Leonardo da Vinci – Cartas extraordinárias é uma celebração do poder da correspondência escrita, que captura o humor, a seriedade e o brilhantismo que fazem parte da vida de todos nós.
Esta coletânea de mais de 125 cartas oferece um olhar inédito sobre os eventos e as pessoas notáveis da nossa história. O livro reproduz a maior parte dos fac-símiles das missivas, com sua transcrição e uma breve contextualização, além de ser ricamente ilustrado com fotografias e documentos. A engenhosa organização de Shaun Usher cria uma experiência de leitura que proporciona muitas descobertas, e cada nova página traz uma bela surpresa para o leitor. Não apenas um deleite literário, mas também um livro-presente inesquecível.
Inclui cartas de:
Zelda Fitzgerald, Dostoiévski, Amelia Earhart, Charles Darwin, Albert Einstein, Elvis Presley, Dorothy Parker, John F. Kennedy, Charles Dickens, Katharine Hepburn, Mick Jagger, Steve Martin, Emily Dickinson e muito mais.
“Literalmente o volume mais delicioso que se poderia imaginar. Cada página é uma maravilha.” – The Spectator