Categories: Comunicação

Queijaria mineira é reconhecida em publicação de 50 anos do Sebrae

Em comemoração ao aniversário do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Sebrae publicou o livro “50 Anos de Pequenos Negócios e Grandes Histórias”. A publicação da instituição tem por objetivo trazer histórias de empresas de todo o país, reunindo entrevistas e relatos de empreendedores. Dentre as jornadas empreendedoras presentes na publicação, uma delas vem de Minas Gerais: a queijaria Queijo D’Alagoa-MG, que ilustra o calendário de mesa do Sebrae neste mês de novembro.

Fundada por Osvaldo Martins de Barros Filho, bisneto do tropeiro Jeremias Sene, a queijaria superou a pandemia e, hoje, acumula mais de 40 prêmios, nacionais e internacionais. O portal de venda online foi criado em 2009 com intuito de auxiliar o escoamento da produção local para o restante do país. “É preciso reconhecer a importância do pequeno produtor. Esses profissionais amam o que fazem, preservam a história de um segmento de mercado, mantém viva a cultura e tradição em seus produtos e agregam valor à economia local”, comenta Osvaldo.

A produção de queijo nacional

A produção de queijo artesanal no Brasil faz parte da cultura de diversas regiões do país. Os produtos são feitos a partir de diferentes técnicas, passadas entre gerações de famílias, que conferem ao queijo características distintas de acordo com o local, método de produção, armazenamento, etc. Segundo levantamento do portal de notícias UaiAgro, o estado de Minas Gerais, especificamente, é responsável por 27% de toda a produção nacional.

De acordo com informações da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ), o mercado de itens lácteos no Brasil cresceu ao mesmo passo que no âmbito internacional. “No momento atual, a demanda pelo queijo artesanal é crescente. Oferecer um produto de qualidade, com origem e rastreabilidade através das ferramentas digitais, digo por experiência própria, pode fazer muita diferença para os produtores e empresários do setor”, complementa Osvaldo.

Sobre a empresa

A loja online da Queijo D’Alagoa-MG foi criada por Osvaldo em 2009, com intuito de ajudar o produtor de queijo Sô Batistinha, que, na época, enfrentava dificuldades para escoar a produção. Atualmente, famílias de pequenos produtores de queijo são parceiras da queijaria virtual e, por meio do portal online, conseguem escoar a produção artesanal para todo o país.

O negócio tem contribuído para reconhecer a importância do produtor, agregar valor ao produtor, preservar a cultura, história e tradição, movimentar a economia local, fomentar o turismo, e ainda, manter a agência dos Correios aberta na cidade com o contrato de postagem.

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Banco Morgan Stanley lança relatório sobre a UniFECAF

O banco Morgan Stanley, citou a UniFECAF em seu relatório. Com cerca de 7 mil…

15 horas ago

Champs Open foi destaque no final de semana de beach tennis

Evento reuniu os principais atletas do mundo em dois dias de disputa na cidade de…

15 horas ago

Tecnologias que transformam a gestão de fundos com a CVM 175

Especialista destaca 7 tecnologias que redefinirão a gestão de fundos com a Resolução CVM 175.

15 horas ago

Catálogo de Produtos e DUIMP devem acelerar processos aduaneiros

A Declaração Única de Importação (DUIMP) está em processo de implementação e, aos poucos, substituirá…

15 horas ago

Soluções logísticas ajudam a atender às demandas do setor agrícola

A Complex Multimodal oferece soluções logísticas que atendem às crescentes demandas do setor agrícola, com…

15 horas ago

Adeus, correria: movimento prega trabalho mais “consciente”

O Slow Work é uma abordagem que valoriza a qualidade sobre a quantidade no trabalho.…

15 horas ago