Com quase três meses de vida, a nova equipe de esportes da Rádio Capital de São Paulo (1040 AM) comemora o aumento da audiência. O programa ‘Show de Bola Capital’, que vai ao ar de segunda a sexta-feira das 18h às 19h, registrou aumento de 50% da audiência — isso em comparação à atração musical que ocupava o horário anteriormente.
Além disso, houve aumento nos números da jornada esportiva e bola rolando aos domingos (principal dia de futebol). A marca está próxima de 100 mil ouvintes por minuto. Com a “ótima” ideia da concorrente em mudar o tradicional ‘Globo Esportivo’ das 18h para as 20h, a Capital hoje é a única emissora em AM que fala de esportes no horário.
A Rádio Globo, que está drasticamente mudando seu público de C/D para A/B (conforme divulgado para agências de publicidade) coloca o seu novo “produto” de futebol e humor no horário das 18h chamado ‘Zona Mista’ para concorrer com outros programas do segmento como ‘Resenha’ (Bandeirantes) e ‘Estádio 97’ (Energia 97).
Todos esses programas, porém, que misturam futebol e humor estão no FM e a Rádio Globo ainda não. É como comprar um carro e deixá-lo na garagem por falta de habilitação, uma desorganização geral. A expectativa da Rádio Capital é que o verdadeiro ouvinte que gosta do tradicional AM migre da Globo para a emissora, não só pela proximidade de prefixos, mas pela identidade da emissora que faz o feijão com arroz e não inventa.
A Rádio Capital tem ótimos profissionais no geral, seja comunicador ou não, e mantém a menos sua identidade com o ouvinte, fato que não ocorre na Rádio Globo, que por anos liderou no segmento popular AM.