Categories: Comunicação

Rádio Estadão demite jornalistas e recheia programação com músicas

As mudanças na Rádio Estadão foram oficializadas. Nesta segunda-feira, 5, comunicado foi divulgado para a imprensa falando sobre a nova grade de programação da emissora. O texto dá conta de alterações no noticiário matutino, o ‘Estadão No Ar – 1ª edição’, e na programação musical, que passará a ser transmitida ao longo de quatro horas. O que poucos sabem é que as medidas resultaram em demissões.

O Grupo Estado anunciou a criação da Rádio Estadão em 2011 em parceria com a ESPN, que também incluía sua marca no nome da emissora (Rádio Estadão-ESPN). Quando nasceu, a emissora se tratava de ampliação do acordo entre as duas empresas. A proposta era colocar no ar o formato all news e esportes, sob responsabilidade editorial do Grupo Estado. A parceria com a ESPN incluía o fornecimento de conteúdo esportivo.

As coisas começaram a mudar em 2013, quando a parceria acabou e a rádio passou a ser controlada apenas pelo Estadão. A emissora, então, escolheu produzir programação dedicada integralmente ao hard news. Com todos os programas sendo jornalísticos, o novo veículo investiu na parte noturna da grade, espaço que até 31 de dezembro de 2012 era de responsabilidade da equipe da ESPN, destacando os últimos acontecimentos nos esportes e transmitindo partidas de futebol. As mudanças, na ocasião, provocaram a estreia do ‘Estadão Noite’ (20h – 0h).

Com a divulgação desta segunda, a rádio resumiu sus programação em: ‘Estadão No Ar Primeira Edição’, com uma hora a mais – a ser apresentado das 6h às 10h. A atração é ancorada por Haisen Abaki e Alessandra Romano e conta com um time de colunistas formado por profissionais como Eliane Cantanhêde, Sonia Racy, José Roberto Mendonça de Barros, Alexandre Garcia, Luiz Antonio Prósperi, Gustavo Loyola e Paulo Saldiva. Depois do horário, a Rádio Estadão mesclará boletins informativos e músicas ao longo do dia. Às 20h, o Estadão Noite’ será mantido na grade, mas irá se transformar em programa musical com quatro horas de duração.

De acordo com o jornalista e colunista do Portal Comunique-se, Anderson Cheni, uma reunião foi realizada nesta manhã para falar sobre o momento. Quem comandou a conversa foi o diretor-geral da emissora, Acácio Luiz Costa. Na ocasião, foi apresentada a nova programação e futuro dos funcionários. Com isso, a equipe foi reduzia de 70 para 13 pessoas, sendo 10 jornalistas e três chefes.

Na lista de demitidos estão Sérgio Quintella e Weber Lima, ambos falaram sobre o assunto por meio de suas páginas pessoais no Facebook. “Obrigado, Rádio Estadão! Obrigado, Grupo Estado! Foram cinco anos sensacionais em todos os sentidos. Fiz amigos que levarei para sempre. E guardarei comigo, para sempre, os resultados de todo o trabalho que foi feito com o maior amor do mundo”, escreveu Quintella.

Lima, por sua vez, falou sobre a dificuldade do mercado. “Uma coisa é certa na minha profissão, ela te deixa “cascudo”. A porrada foi forte, mas o negócio é levantar e seguir em frente. Estou mais uma vez buscando uma oportunidade. Ontem a equipe de esportes da Rádio Estadão fez sua última transmissão. Quero agradecer aos ouvintes que acompanharam o nosso trabalho. Vida que segue”.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Setor de Telesserviços prevê desemprego com a reoneração da folha

O Setor de Teleserviços no Brasil desempenha um papel significativo como empregador, com mais de…

26 minutos ago

One Za’abeel lança The Offices, espaço de escritórios com licenciamento duplo na One Za’abeel Tower

DUBAI, Emirados Árabes Unidos, April 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O One Za'abeel, icônico empreendimento…

1 hora ago

Apresentando o tema do 8º Fórum do Future Investment Initiative: “Horizontes Infinitos: Investindo Hoje, Moldando o Amanhã”

RIYADH, Arábia Saudita, April 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O Future Investment Initiative (FII) Institute…

5 horas ago

Apresentando o tema do 8º Fórum do Future Investment Initiative: “Horizontes Infinitos: Investindo Hoje, Moldando o Amanhã”

Riyadh/ 30/4/2024 - RIYADH, Arábia Saudita, April 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O Future Investment…

5 horas ago

Congresso da EAACI 2024: Inovação e Avanços no Tratamento da Alergia

Durante o congresso serão apresentadas mais de 150 sessões científicas, centradas nos avanços da ciência…

7 horas ago

Congresso da EAACI 2024: Inovação e Avanços no Tratamento da Alergia

Zurich/ 30/4/2024 - Durante o congresso serão apresentadas mais de 150 sessões científicas, centradas nos…

7 horas ago