Especialista em tecnologia, escritor, fotógrafo e filmmaker mostra como criar narrativas sedutoras para envolver marcas e pessoas
Tornar as palavras mais sedutoras aos olhos e ouvidos de quem as recebe a ponto de ganhar total atenção é a base para criar conexões de qualidade com as pessoas, e isso também é verdade para as marcas e empresas. Em Storytelling: Cativando com a Narrativa, lançamento da editora Almedina Brasil, o especialista em tecnologia, escritor, fotógrafo e filmmaker, José Antônio Ramalho, reúne o embasamento teórico e prático necessário para quem deseja dominar a arte de contar boas histórias.
Referência de profissional multimídia, o autor desenvolveu carreiras de sucesso em campos distintos, já que contar histórias faz parte do seu DNA. Formado em Computação pela Universidade Mackenzie em 1984, começou a escrever livros técnicos e migrou para outros ramos. Publicou 123 obras nas áreas de tecnologia, mitologia grega, fotografia e aventura, traduzidos para diversas línguas, entre elas o inglês, espanhol, polonês e chinês. Ele também idealizou e coapresentou, junto com Álvaro Garnero, a 4ª temporada do programa “50 por 1”, além de diversos documentários sobre viagem.
Neste título, Ramalho compartilha sua expertise para auxiliar marcas a engajar a audiência e mantê-la curiosa sobre a mensagem que está sendo passada. A técnica de storytelling possibilita a transmissão de conteúdo através de um enredo bem elaborado, com narrativa envolvente, usando um conjunto palavras e recursos audiovisuais apropriados. A ideia desse guia é incorporar técnicas à rotina do leitor, para que atinja a audiência de forma eficiente.
“Não importa em que ponto de sua jornada você esteja, saber transmitir uma ideia, um conceito ou qualquer informação de forma adequada fará toda a diferença para alcançar um objetivo que depende do seu poder para convencer alguém sobre o que você está falando, ou simplesmente obter um sorriso de quem te escutou. A forma adequada a qual nos referimos depende do objetivo que você quer alcançar. Para tal você terá de engajar sua audiência e mantê-la curiosa sobre o que você está falando ao longo de sua narrativa. Falhe nisso e você estará fadado ao fracasso.”
(Storytelling: Cativando com a Narrativa, p. 17)
Com a colaboração das tecnologias atuais, o autor introduz as melhores práticas para cativar a audiência e potencializar projetos profissionais ou pessoais. Ramalho aborda ainda a adequação do formato da história ao público-alvo; o manejo das emoções; a aplicação das estruturas narrativas universalmente aceitas; e as habilidades de storytelling.
Storytelling: Cativando com a Narrativa combina a teoria e a prática por meio de atividades propostas em diferentes áreas do conhecimento humano. Além disso, traz uma série de exercícios para auxiliar no desenvolvimento de soluções criativas. O livro evidencia o valor das narrativas autênticas, aliadas a uma postura convincente, que mudarão a trajetória do leitor.
Ficha técnica
Livro: Storytelling: Cativando com a Narrativa
Autor: José Antônio Ramalho
Editora: Almedina Brasil
ISBN: 9786587019574
Páginas: 352
Formato: 23x16x1,7cm
Preço: R$ 139,00
Onde encontrar: Almedina Brasil | Amazon
Vídeo descritivo: Vídeo 60s