Categories: Comunicação

Ranking revela as dez músicas mais ouvidas no rádio em 2023

O sertanejo “Daqui para Sempre”, interpretado por Manu Bahtidão e Simone Mendes, foi a música mais tocada nas rádios brasileiras em 2023, segundo dados de um ranking realizado pela Audiency Brasil Tecnologia. A ferramenta distribui, coleta, trata e disponibiliza dados em tempo real de mais de 6 mil emissoras de rádio no Brasil e em 18 países.

Em seguida, nas próximas 4 posições, contemplando o Top 10, vem as canções “Dois Fugitivos” (composta por Diego Silveira, Júnior Pepato, Rafa Borges e Lari Ferreira , e sucesso na voz de Simone Mendes); “Solteiro Forçado” (de Marcos Vinicius, Rodolfo Bomfim, Mateus Felipe, Leonardo Souzza, Benicio Neto, interpretada por Ana Castela); “Mulher Segura” (de Marcus Vinicius, Jonatha Felipe, Higor Kaique, André Candoti, Bruno Felix Moraes, Waleria Leão, cantada por Luan Santana); e “Canudinho” (criada por Rafael Quadros, Kleber Dos Santos, Beatriz Brinsk e Matheus Araujo, e sucesso nas vozes de Gusttavo Lima e Ana Castela).

Anacleto Angelo Ortigara, CEO da Audiency Brasil Tecnologia, destaca que veicular músicas nas emissoras de rádio é uma alternativa para a expansão da obra musical, para a firmação e para a escalada de sucesso tão desejada por cantores, compositores e músicos. “Uma música que ‘dá certo’ no rádio tende a ser bem-sucedida também em outros canais. O rádio aparece, portanto, em primeiro plano”.

O rádio é o principal expoente do áudio na mídia, conforme recorte da “Pesquisa Inside Audio 2023”, realizada pela Kantar Ibope Media. Segundo o estudo, o veículo é ouvido por 80% da população das 13 regiões metropolitanas pesquisadas. Em média, cada ouvinte passa 3h55 escutando rádio todos os dias.

Para Ortigara, mesmo diante da revolução tecnológica, o rádio se mantém porque possui características únicas, sendo um canal de comunicação que aproxima as pessoas. “O rádio não fala para as pessoas, o rádio fala com as pessoas. Todos podem acessar essa mídia sem custo, pois o veículo dispensa a necessidade de uma rede de internet”.

Entre as preferências de programação no rádio, os entrevistados da “Pesquisa Inside Audio 2023” destacaram que gostam mais de: ouvir música (94%), noticiários locais (32%), noticiários nacionais (26%), notícias de trânsito (25%) e futebol, notícias e comentários.

Na visão de Ortigara, a fidelidade dos ouvintes se dá porque o rádio não apenas preserva as suas principais características, como também vêm aderindo às novas possibilidades digitais. A afirmativa é corroborada por dados do estudo da Kantar Ibope Media: 76% dos ouvintes acreditam que o meio vem se modernizando em seus conteúdos e formatos.

Plataforma faz análise de dados de rádio

Na visão do CEO da Audiency Brasil Tecnologia, a compilação e análise de um banco de dados é um dos elementos indispensáveis para os artistas que investem no rádio – o que, graças à tecnologia, agora pode ser feito de maneira diferente. “Hoje, o rádio oferece não apenas conteúdo, mas também medições por meio de plataformas especializadas”.

Ortigara explica que, com o trabalho de uma plataforma especializada, é possível trazer números para que o artista, ao fazer o trabalho de gestor dos dados, possa tomar decisões com um nível de acerto elevado”, explica. “Com inteligência aplicada, o investidor utiliza os dados para fazer a melhor tomada de decisão. Assim, a plataforma faz a conexão entre o veículo e os investidores, a fim de promover os melhores resultados”, conclui.

O ranking completo está à disposição no site e para mais informações, basta acessar: https://audiency.io/

Compartilhe
0
0
DINO

Recent Posts

Janeiro branco reforça importância da saúde mental

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de um bilhão de pessoas em…

20 horas ago

Governo muda regras para o leilão de energia em 2025

O Ministério das Minas e Energia por meio da Portaria Normativa nº 97/25 alterou as…

20 horas ago

Manpower abre vagas na área de produção e logística

Manpower abre vagas de emprego na cidade de Campinas. As oportunidades são para os cargos…

20 horas ago

Andest do Brasil faz live gratuita sobre como evitar multas em SST no eSocial

Evento online será conduzido pelo Engenheiro Rogério Balbinot, especialista com décadas de atuação em SST…

20 horas ago

Custos de residenciais sênior chegam a R$ 20 mil em SP

Casas de repouso de alto padrão estão crescendo por todo o Brasil. Elas oferecem serviços…

20 horas ago

illumynt, uma empresa CNE Direct, anuncia a promoção de Jörg Herbarth como Diretor de Operações

illumynt, uma empresa da CNE Direct, sente o prazer de anunciar a promoção de Jörg…

20 horas ago