A Record TV está inaugurando um novo formato para suas reportagens. Na série ‘Aprisionadas’, transmitida no Jornal da Record, a emissora une o universo das HQs com o telejornalismo. O primeiro episódio do conjunto de reportagens foi ao ar na última segunda-feira, 10. Ao todo, são quatro reportagens que abordam casos de tráfico humano.
De acordo com texto publicado pela Record, foi durante um dos relatos que surgiu a ideia de ilustrar o ocorrido com os quadrinhos. O recurso é utilizado no segundo episódio da série, quando uma das personagens aceitou gravar apenas a sua voz narrando os acontecimentos. Para não expor a vítima, a reportagem do canal decidiu, então, unir a sua voz aos desenhos.
As reportagens são de Thais Furlan, Fernanda Camargo e Daniel Arcanjo e Lucas Bueno, com coordenação de Rosana Teixeira. Para fazer os quadrinhos, a Record convidou o mundialmente premiado jornalista Alexandre de Maio. Essa é a primeira vez que o recurso é utilizado na televisão aberta brasileira e permitiu que detalhes do local e do suspeito fossem apresentados.
Além da inovação no conteúdo e de manter o sigilo da personagem, utilizar a linguagem de HQs contribui também para ressaltar a relevância desse formato no jornalismo. “Muita gente relaciona os quadrinhos a uma leitura juvenil, mas com esta reportagem vai se dar conta de como os desenhos podem ser uma ferramenta importante para informar, com clareza e precisão”, aponta o texto publicado no R7.com.
O modelo de reportagem que será transmitido nesta terça-feira, no Jornal da Record, é parte de uma série de novidades apresentadas pelo canal. Segundo a própria emissora, a Diretoria de Conteúdo tem buscado novos formatos e linguagens para os conteúdos jornalísticos.
Um exemplo disso é o uso da realidade aumentada nos programas ao vivo. O recurso é uma tendência mundial, apesar de ser pouco utilizado no Brasil. Na emissora, ele é parte dos telejornais desde 2020.
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…