Categories: noticias-corporativas

Recrutamento social: uma tendência cada vez maior nas empresas

São Paulo/SP 9/11/2020 – O que antes era feito por jornais, revistas e alguns sites com poucos dados de vagas, hoje está acessível no meio digital e redes sociais com apenas um clique.

O recrutamento social, também chamado de recrutamento digital, é uma tendência cada vez maior nas empresas e, de acordo com a psicóloga especialista em Psicologia Organizacional Jéssica Teixeira de Paula, surgiu para trazer agilidade e facilidade na seleção de pessoas. “Esse processo usa a tecnologia para anunciar vagas de trabalho, buscar e avaliar candidatos com o objetivo de selecionar profissionais adequados às vagas disponíveis nas empresas”.

Jéssica conta que, atualmente, quando uma pessoa busca uma oportunidade de trabalho, a primeira informação que ela procura, em grande maioria, é o endereço eletrônico das empresas para se conectar à organização e buscar, especificamente, a parte destinada ao desenvolvimento de carreira. “Nesse caminho ela já consegue compreender e buscar mais informações sobre a cultura, missão, valores da empresa e, muitas vezes, as competências necessárias para concorrer a uma determinada vaga. O que antes era feito por jornais, revistas locais e alguns sites que reuniam poucos dados de vagas de trabalho, hoje está acessível no meio digital e redes sociais com apenas um clique”.

Segundo levantamento do Valor Econômico, em junho de 2020, o isolamento provocado pela Covid-19 deu uma alavancada ainda maior no processo de recrutamento digital, tendo a prática crescido de 25% a 65% nos dois meses anteriores à pesquisa e com tendência de alta ainda pós-pandemia. “A empresa consegue atingir de forma online um número de pessoas consideravelmente maior e em uma velocidade ímpar, sem barreiras de Estados e regiões. Isso aumenta as possibilidades de encontrar o candidato com as competências e habilidades certas para desempenhar determinada função, garantindo maior sucesso na contratação”.

Para a psicóloga, o recrutamento social é um meio eficaz de mostrar os objetivos da empresa, o que o empregador busca no mercado e o que o candidato vai encontrar trabalhando com essa equipe. “A empresa pode utilizar sites de carreira, otimizar seus sites para dispositivos móveis, testes e entrevistas online, redes sociais e até mesmo realizar todo o processo de admissão online, se desejar”.

Mas como em todo processo, Jéssica alerta que há vantagens e desvantagens no recrutamento social. Entre as desvantagens, a psicóloga diz que pode haver um aumento na carga de trabalho da área de Recursos Humanos, uma vez que mais pessoas terão acesso às vagas e enviarão currículos, o que por um lado é bom, mas também pode se tornar perigoso quando os filtros de busca não são bem utilizados ou inexistentes. “Para isso é importante ter um software de recrutamento e seleção adequado para realizar o processo de recrutamento digital”.

Já entre as vantagens, a profissional destaca a redução de custos de deslocamento e tempo, especialmente quando a vaga é fora da região do candidato, maior agilidade, alcance, eficiência e a construção de um banco de currículos volumoso e de interessados na empresa.

“As fases de um recrutamento, como por exemplo anunciar vagas, procurar candidatos, entrar em contato com eles e entrevistá-los pessoalmente, podem ser custosas. O recrutamento social diminui esses custos quando a empresa investe na promoção da própria marca e monta um sistema de divulgação de vagas, recebimento de currículos, testes, entrevistas online etc.”. Para finalizar, Jéssica afirma que, mais do que uma forte tendência, o recrutamento digital veio para ficar e já é uma realidade eficaz em muitas empresas.

Website: https://www.linkedin.com/in/jessica-teixeira-de-paula-85152515a

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Tecnologia antiga resiste e se mantém essencial em empresas

Utilizado em campanhas de marketing, notificações e segurança, o SMS oferece um canal de comunicação…

19 horas ago

Dubai Future Foundation publica relatório especial “Global 50” sobre a juventude antes da Cúpula da ONU

Elaborado com contribuições de especialistas internacionais e de especialistas estabelecidos dos Emirados Árabes Unidos, o…

19 horas ago

Além do salário: a desigualdade de gênero persiste

Ambiente de trabalho saudável, flexibilidade e oportunidades de desenvolvimento igualitárias são fatores importantes para a…

19 horas ago

Linea Alimentos lança wafer sem adição de açúcares

Biscoito é um alimento que tem penetração de 99,7% dos lares brasileiros. Marca traz versão…

19 horas ago

Famosos “gatos” de energia geram perdas econômicas

Executivo explica que as ligações clandestinas de energia geram um custo que acaba sendo repassado…

19 horas ago