Reinaldo Azevedo pede demissão da Veja e da Jovem Pan

Por mais de 11 anos, o jornalista Reinaldo Azevedo comandou o blog que leva o seu nome no site da revista Veja. Comandou. Passado. Nesta terça-feira, 23, ele anunciou que pediu demissão da publicação. A decisão foi tomada – e já acertada junto à direção do veículo de mídia – após conversas do blogueiro com a também jornalista Andrea Neves, irmã do senador (afastado) Aécio Neves (PSDB-MG), serem divulgadas pelo BuzzFeed News Brasil, que se pautou pelo documento anexado pela Procuradoria-Geral da República ao inquérito que investiga supostos crimes cometidos pelos irmãos Neves.

A reportagem do BuzzFeed News sobre a conversa grampeada é assinada por Filipe Coutinho. Com o caso vindo à tona, Reinaldo Azevedo usou o seu blog para anunciar sua saída da Veja. Ele afirma que pediu demissão, mas explica que o contrato dele com o site da revista “está sendo rompido”. A divulgação do grampo com a saída do colunista da publicação mantida pela Editora Abril tem a ver com o teor crítico do então blogueiro da casa em relação à reportagem de capa negativa a Aécio Neves. Além de registrar que “Reinaldo Azevedo e Andrea Neves declamam poemas um para o outro”, o texto do BuzzFeed pontua que o colunista definiu o trabalho da revista como “nojento”.

As conversas interceptadas pela Polícia Federal aconteceram nos dias 13 e 14 de abril, duas semanas após a Veja informar que a operação Lava Jato havia chegado a Aécio Neves. Sobre o teor do conteúdo do diálogo com Andrea, Reinaldo Azevedo informou que a irmã do parlamentar mineiro é sua fonte, assim como outras figuras da política nacional. Com o vazamento, o blogueiro criticou o que definiu como “estado policial”, uma vez que não é investigado. Ao tornar público o posicionamento que enviou à reportagem do BuzzFeed News [íntegra ao fim deste texto], o jornalista pontuou que a divulgação do telefonema feriu uma das garantias da profissão – que tem o sigilo de fonte preservado pela Constituição.

Ao encerrar o post em que comunica que está de saída da Veja.com, Reinaldo Azevedo cita o antigo e o atual diretor de redação da revista, Eurípedes Alcântara e André Petry, respectivamente. “Sempre escrevi o que quis. Nunca houve interferência”, escreveu o colunista. Sobre o período de existência de seu blog, que completaria 12 anos no ar no próximo mês, ele analisou: “o saldo é extremamente positivo. A luta continua”.

Reinaldo Azevedo fora da Jovem Pan

Em contato com a reportagem do Portal Comunique-se, Reinaldo Azevedo informou que não está de saída apenas da Veja.com. Ele adiantou que também pediu demissão da Jovem Pan, emissora em que era contratado desde dezembro de 2013. Com o fim da parceria com o jornalista, o veículo não levou ao ar nesta terça-feira, 23, o programa ‘Os Pingos nos Is’, que era comandado pelo comunicador desde abril de 2014. A JP, ao menos por hoje, estendeu a atração ‘3 em 1’, que tem o elenco formado por Vera Magalhães, Carlos Andreazza e Marcelo Madureira. “As razões da minha saída da rádio antecedem a agressão de que estou sendo vítima”, comentou o profissional que segue na Rede TV (onde grava comentários para o telejornal ‘Rede TV News’) e na Folha de S. Paulo (impresso para o qual produz colunas semanais).

Confira o posicionamento de Reinaldo Azevedo enviado ao BuzzFeed News Brasil e divulgado no post de despedida dele no blog da Veja:

1: não sou investigado;

2: a transcrição da conversa privada, entre jornalista e sua fonte, não guarda relação com o objeto da investigação;

3: tornar público esse tipo de conversa é só uma maneira de intimidar jornalistas;

4: como Andrea e Aécio são minhas fontes, achei, num primeiro momento, que pudessem fazer isso; depois, pensei que seria de tal sorte absurdo que não aconteceria;

5: mas me ocorreu em seguida: “se estimulam que se grave ilegalmente o presidente, por que não fariam isso com um jornalista que é crítico ao trabalho da patota?;

6: em qualquer democracia do mundo, a divulgação da conversa de um jornalista com sua fonte seria considerada um escândalo. Por aqui, não;

7: tratem, senhores jornalistas, de só falar bem da Lava Jato, de incensar seus comandantes;

8: Andrea estava grampeada, eu não. A divulgação dessa conversa me tem como foco, não a ela;

9: Bem, o blog está fora da VEJA. Se conseguir hospedá-lo em algum outro lugar, vocês ficarão sabendo;

10: O que se tem aí caracteriza um estado policial. Uma garantia constitucional de um indivíduo está sendo agredida por algo que nada tem a ver com a investigação;

11: e também há uma agressão a uma das garantias que tem a profissão. A menos que um crime esteja sendo cometido, o sigilo da conversa de um jornalista com sua fonte é um dos pilares do jornalismo.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

One Za’abeel lança The Offices, espaço de escritórios com licenciamento duplo na One Za’abeel Tower

DUBAI, Emirados Árabes Unidos, April 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O One Za'abeel, icônico empreendimento…

36 minutos ago

Apresentando o tema do 8º Fórum do Future Investment Initiative: “Horizontes Infinitos: Investindo Hoje, Moldando o Amanhã”

RIYADH, Arábia Saudita, April 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O Future Investment Initiative (FII) Institute…

4 horas ago

Apresentando o tema do 8º Fórum do Future Investment Initiative: “Horizontes Infinitos: Investindo Hoje, Moldando o Amanhã”

Riyadh/ 30/4/2024 - RIYADH, Arábia Saudita, April 30, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O Future Investment…

4 horas ago

Congresso da EAACI 2024: Inovação e Avanços no Tratamento da Alergia

Durante o congresso serão apresentadas mais de 150 sessões científicas, centradas nos avanços da ciência…

6 horas ago

Congresso da EAACI 2024: Inovação e Avanços no Tratamento da Alergia

Zurich/ 30/4/2024 - Durante o congresso serão apresentadas mais de 150 sessões científicas, centradas nos…

6 horas ago