Relações Públicas aos relações-públicas. Urgente!

Relações Públicas é um substantivo de dois gêneros e dois números que remete tanto a atividade (sem hífen), quanto ao próprio especialista – com hífen, segundo norma do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (CONFERP).

Questões regulamentares e gramaticais à parte, é um termo autoexplicativo que sintetiza os esforços relativos à construção, promoção e preservação do relacionamento e da imagem de pessoas físicas ou jurídicas perante os seus diversos públicos estratégicos de interesse – stakeholders.

O RP ou PR, do inglês Public Relations: executa, monitora e avalia estratégias e táticas que difundem valores, objetivos e ações de clientes. É um especialista com repertório técnico e ampla gama de recursos à disposição. Um expert; autoridade. No entanto, e de forma paradoxal, tem o péssimo hábito de não se autopromover. E perde por isso. Perde muito.

Relações-públicas, os especialistas, precisam urgentemente de Relações Públicas, a atividade!

Drauzio Varella, Miguel Nicolelis e o saudoso Ivo Pitanguy são exemplos de profissionais da medicina prestigiados dentro e, sobretudo, fora das suas áreas de atuação. O mesmo caso de Roberto Burle Marx, Lina Bo Bardi e Oscar Niemeyer, três colossos atemporais da arquitetura. Alguns desses brilhantes profissionais, inclusive, se valeram em algum momento da carreira de estratégias de promoção de marca pessoal.

Em se tratando de nós, RPs, quem nos representa perante o grande público, além das fronteiras da academia e do nosso próprio mercado?

Gregory House, Don Draper e John Milton são três célebres protagonistas fictícios da medicina, da publicidade e do direto, respectivamente. Quem é mesmo a grande estrela das Relações Públicas na ficção? Não vale citar personagens coadjuvantes de filmes como “Obrigado por fumar” (2006), “Hancock” (2008) e “O discurso do rei” (2010).

Protagonistas e coadjuvantes…

Voltando ao mundo real: o nosso trabalho é assessorar clientes em questões referentes à gestão estratégica do relacionamento junto a públicos diversos – já falamos a respeito. Esse é o nosso papel. Não significa, porém, que politicamente devamos permanecer nos bastidores, à margem da valorização profissional.

Insisto: precisamos nos autopromover, RPs!

Fazemos parte de indústria multibilionária que cresce globalmente ano após ano. A propósito, vale à pena conferir a edição 2016 do World PR Report, estudo elaborado pela The Holmes Report que ranqueia as 250 maiores agências mundiais de PR segundo faturamentos declarados ou estimados.

É natural não sentir à vontade para tratar das próprias deficiências ou comunicar com clareza os pontos fortes. Mas devemos, com humildade e boa dose de autoanálise, fazê-lo.

Precisamos desenvolver estratégias de comunicação e disseminar, o quanto antes, “a missão, a visão e os valores” da nossa própria função: internamente, claro, mas, principalmente, para “o público externo”.

O ditado “em casa de ferreiro o espeto é de pau” deve ser abolido do nosso dia a dia.

Precisamos parar de reclamar e “arregaçar as mangas” de uma vez.

Afinal, somos especialistas na seara e como tais devemos nos posicionar.

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

19 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago