Releases: um mal necessário para as redações

Enviar informações e pautas por e-mail é considerado importante, mas, para os jornalistas brasileiros ainda há muito que melhorar. A afirmação é resultado de uma pesquisa realizada pelo Comunique-se, em parceria com a Deloitte. O levantamento, feito em agosto, aponta que apenas 7% da amostra aproveita a maior parte do material recebido.

Segundo os dados, a internet representa um avanço e é importante receber informações em tempo real, entretanto, 32% dos entrevistados ponderam que é preciso encontrar meios que ajudem o jornalista a filtrar melhor as informações recebidas. Em outro gráfico, ao serem questionados sobre a importância do envio de releases, 66% dos profissionais disseram que é necessário, porém muito material “inútil” chega às caixas de entrada.

Alguns problemas ressaltados pelos entrevistados têm relação com o conteúdo – eles afirmam que geralmente recebem textos grandes e desinteressantes, e que fotos só deveriam ser enviados caso o jornalista solicite, pois pesam demais. Conhecer o veículo para o qual se encaminha a sugestão também figura entre os itens mais importantes, de acordo com os profissionais de comunicação.

Realizada de forma online de 13 a 31 de agosto, a pesquisa “Fala, Jornalista!” contou com 711 respondentes. Dentre eles, 50,4% e 48,4% correspondem ao sexo masculino e feminino, respectivamente. A média de idade dos participantes é 36 anos e profissionais de jornal impresso representam o maior percentual da amostra (28,8%), seguido por revista (20,5%) e internet (14,9%).

AddThis Website Tools
Nathália Carvalho

Jornalista com mais de dez anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e (FapCom) pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi. Integrou a redação do Portal Comunique-se por mais de oito anos, onde se destacou na produção de reportagens especiais e implementou projetos audiovisuais.

Recent Posts

PLCC Idiomas: streaming busca ensinar idioma com cultura pop

Metodologia consiste no uso de filmes, músicas e até memes para contextualizar o idioma e…

13 horas ago

ICMS-Difal fora do PIS/Cofins: advogado explica mudanças

Decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) sobre ICMS-Difal representa oportunidade de reequilíbrio fiscal e…

13 horas ago

Farmapae investe em campanhas com impacto social

Com campanhas sociais e comerciais, Farmapae amplia o acesso a medicamentos e promove saúde nas…

13 horas ago

STJ exclui ICMS-ST da base de cálculo do PIS e Cofins

O julgamento é uma oportunidade para empresas recuperarem tributos pagos a maior nos últimos cinco…

13 horas ago

Filtros de ar industriais reduzem custos para as indústrias

José Lopes, diretor comercial da SpeedAir, destaca a importância da manutenção adequada e do suporte…

13 horas ago

Planejamento de despedidas vira tendência no Brasil, diz CEO

CEO do Grupo Riopae fala um novo olhar sobre o “death care”; para especialista, o…

13 horas ago