Releases: um mal necessário para as redações

Enviar informações e pautas por e-mail é considerado importante, mas, para os jornalistas brasileiros ainda há muito que melhorar. A afirmação é resultado de uma pesquisa realizada pelo Comunique-se, em parceria com a Deloitte. O levantamento, feito em agosto, aponta que apenas 7% da amostra aproveita a maior parte do material recebido.

Segundo os dados, a internet representa um avanço e é importante receber informações em tempo real, entretanto, 32% dos entrevistados ponderam que é preciso encontrar meios que ajudem o jornalista a filtrar melhor as informações recebidas. Em outro gráfico, ao serem questionados sobre a importância do envio de releases, 66% dos profissionais disseram que é necessário, porém muito material “inútil” chega às caixas de entrada.

Alguns problemas ressaltados pelos entrevistados têm relação com o conteúdo – eles afirmam que geralmente recebem textos grandes e desinteressantes, e que fotos só deveriam ser enviados caso o jornalista solicite, pois pesam demais. Conhecer o veículo para o qual se encaminha a sugestão também figura entre os itens mais importantes, de acordo com os profissionais de comunicação.

Realizada de forma online de 13 a 31 de agosto, a pesquisa “Fala, Jornalista!” contou com 711 respondentes. Dentre eles, 50,4% e 48,4% correspondem ao sexo masculino e feminino, respectivamente. A média de idade dos participantes é 36 anos e profissionais de jornal impresso representam o maior percentual da amostra (28,8%), seguido por revista (20,5%) e internet (14,9%).

Nathália Carvalho

Jornalista com mais de dez anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e (FapCom) pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi. Integrou a redação do Portal Comunique-se por mais de oito anos, onde se destacou na produção de reportagens especiais e implementou projetos audiovisuais.

Recent Posts

Mulheres promovem empreendedorismo, capacitação e inclusão no setor educacional

Com foco em capacitação e inclusão escolar, professora cria projeto para apoiar educadores e famílias…

13 horas ago

Empresa de soluções de logística cresce 50%

A empresa acumula em 2024 mais de R$ 15 milhões em contratos, o que reforça…

13 horas ago

Executivos debatem sobre papel dos dados e IA nas empresas

O Data & AI for Business, evento que conta com a parceria da Microsoft e…

13 horas ago

Técnica Safe Lips reduz riscos no preenchimento labial

Com aplicação precisa e menos invasiva, a técnica traz mais segurança usando cânulas em vez…

13 horas ago

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…

13 horas ago

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

13 horas ago