Releases: um mal necessário para as redações

Enviar informações e pautas por e-mail é considerado importante, mas, para os jornalistas brasileiros ainda há muito que melhorar. A afirmação é resultado de uma pesquisa realizada pelo Comunique-se, em parceria com a Deloitte. O levantamento, feito em agosto, aponta que apenas 7% da amostra aproveita a maior parte do material recebido.

Segundo os dados, a internet representa um avanço e é importante receber informações em tempo real, entretanto, 32% dos entrevistados ponderam que é preciso encontrar meios que ajudem o jornalista a filtrar melhor as informações recebidas. Em outro gráfico, ao serem questionados sobre a importância do envio de releases, 66% dos profissionais disseram que é necessário, porém muito material “inútil” chega às caixas de entrada.

Alguns problemas ressaltados pelos entrevistados têm relação com o conteúdo – eles afirmam que geralmente recebem textos grandes e desinteressantes, e que fotos só deveriam ser enviados caso o jornalista solicite, pois pesam demais. Conhecer o veículo para o qual se encaminha a sugestão também figura entre os itens mais importantes, de acordo com os profissionais de comunicação.

Realizada de forma online de 13 a 31 de agosto, a pesquisa “Fala, Jornalista!” contou com 711 respondentes. Dentre eles, 50,4% e 48,4% correspondem ao sexo masculino e feminino, respectivamente. A média de idade dos participantes é 36 anos e profissionais de jornal impresso representam o maior percentual da amostra (28,8%), seguido por revista (20,5%) e internet (14,9%).

Nathália Carvalho

Jornalista com mais de dez anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e (FapCom) pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi. Integrou a redação do Portal Comunique-se por mais de oito anos, onde se destacou na produção de reportagens especiais e implementou projetos audiovisuais.

Recent Posts

Webinar discute impactos da eleição presidencial americana para o Brasil

Evento online com o economista Otaviano Canuto abordará mudanças geopolíticas, econômicas e comerciais esperadas com…

11 horas ago

Startup brasileira Artycs lançou solução de IA na Singapore Week of Innovation

A startup Artycs apresentou ao mercado internacional a solução AI Forge. O lançamento foi na…

11 horas ago

Premiação reúne influenciadores e estrelas em noite de festa

O evento, em sua segunda edição, premiou os melhores criadores e agências de conteúdo do…

11 horas ago

Elevar Energia reforça princípios de ética e transparência

A Elevar Energia formalizou seu Código de Ética e Conduta, com diretrizes que assegurem transparência…

11 horas ago

Serviços de classificação de mercadorias garantem eficiência tributária

A CROMO Soluções Aduaneiras se especializa em serviços de classificação de mercadorias para a correta…

11 horas ago

Botoclinic inaugura segunda loja conceito em São Paulo

A rede de harmonização facial inaugura nova unidade no Itaim Bibi

11 horas ago