Retrato do Brasil, Macunaíma não morreu

Para alguns, Macunaíma é o retrato do Brasil. Ele é individualista, vagabundo e não se preocupa com nada. Está acima da moral e da lei e é inalcançável pelos seus inimigos. Ora se comporta como um super herói, ora como um monstro da mitologia grega. É vaidoso, não despreza os bons hotéis, resorts de final de semana, chalanas de endinheirados empresários, viagens para o exterior em classe executiva, no mínimo.

É capaz de mentir com a maior desfaçatez e consegue convencer todos que o conhecem com suas histórias inverossímeis. Sabe prometer como ninguém. Também não sustenta o que prometeu como ninguém. Não tem partido, nem opinião própria sobre assuntos importantes para sua família, ou sociedade ou seu pais. É chegado em sexo, e não respeita nem mesmo a mulher do irmão. Enfim, Macunaíma é o herói sem caráter como definiu o seu criador Mário de Andrade.

O Macunaíma não morreu. Tomou outras formas. Encontrou terreno fértil no campo político do pais onde se alimenta, rejuvenesce e salta de um corpo de político para outro, como um vampiro, mas está sempre vivo. Nunca está contra o governo, seja ele qual for. Não interessa bater de frente com os poderosos de plantão e perder tudo de bom que poder proporcionar como cargos, intermediações de todo tipo, prestígio.

Não importa o que aconteça, Macunaíma sempre tem um sorriso plastificado, agora muito mais útil com o advento das mídias sociais. Não pode permitir que quem quer que seja imagine o que sente por dentro. Por fora deve aparentar sempre um vencedor, alguém que conseguiu através do voto democrático e soberano chegar onde chegou. É também inamovível. Nenhuma comissão de ética o assusta. Conhece a todos, faz parte do grupo e eles estão lá um para safar o outro.

Macunaíma segue o mesmo…

O público que ama Macunaíma hoje, é o mesmo que o idolatrava em 1928. Atualizado. Adora suas traquinagens, seus truques e como consegue enganar a todos ao mesmo tempo. Desbancou Lincoln .Quando se pensa que vai ser alijado do mundo político, não desanima e dá a volta por cima. Ataca seus adversários com crueldade. Contrata os melhores marqueteiros capazes de criar as frases que o povo gosta de ver em sua boca.

Desdenha de operações que prometem punir quem nunca foi punido, o corrupto. Seus seguidores o tem como uma entidade, afinal foi capaz de vencer, entre outros monstros, o gigante Piaimã, o Supremo Tribunal e a mídia elitista e mentirosa. Jamais praticou os atos que lhe são atribuídos. Tudo o que recebeu das empreiteiras foi legal e está escriturado nos livros das estrelas, uma delas é Ci a Mãe do Mato.

Outros artigos de Heródoto Barbeiro:
O dia de São Nunca
Passado sempre presente
Os jornalistas, a verdade e o que o público entende
Empresas públicas e a necessidade de se criar marcas
Nem tudo se resume à digitalização

Compartilhe
WhatsappWhatsappFacebookFacebookGmailGmailTelegramTelegramLinkedinLinkedinTwitterTwitterPinterestPinterest
AddThis Website Tools
Heródoto Barbeiro

Comentarista do ‘Jornal da Record News’, noticiário do qual atuou por anos como âncora e editor-chefe. Já foi professor de história, carreira que seguiu por quase 20 anos. Na imprensa, passou por CBN, Rádio Globo, Jovem Pan, TV Cultura, TV Gazeta e Diário de S. Paulo. Edita o Blog do Barbeiro – Barba, Bigode e Cabelo, hospedado pelo R7. É "Mestre do Jornalismo" do Prêmio Comunique-se na categoria 'Âncora de Rádio'

Recent Posts

Estudantes aprendem sobre sustentabilidade e cidadania

Os alunos de diversas cidades do país saíram da sala de aula para três dias…

12 horas ago

Split Payment redefine relação entre empresas e fisco

Sistema automatiza recolhimento da CBS e IBS a partir de 2026

12 horas ago

Revolução da energia é movida por baterias

Setores como data centers, hospitais, sistemas ferroviários, empresas de logística com grandes frotas de veículos…

12 horas ago

Leo Maia fala sobre ascensão de SC no mercado imobiliário

Arquiteto abriu o jogo em entrevista sobre perspectivas nacionais do cenário e próximos empreendimentos assinados…

12 horas ago

Fudo ShareAccess redefine controle de acesso de terceiros

Com o avanço da colaboração digital, empresas adotam soluções como o Fudo ShareAccess para gerenciar…

12 horas ago