São Paulo 27/10/2020 – O diagnóstico da artrite reumatoide é clínico, requer história e exame físico detalhados, feito quando sinais estão presentes por seis semanas consecutivas
Neste mês, foi celebrado o Dia Mundial da Artrite Reumatoide. A data foi definida para chamar a atenção da população sobre a doença que afeta hoje mais de dois milhões de brasileiros. A artrite reumatoide é uma doença de origem autoimune marcada pela progressiva inflamação e destruição da membrana que recobre as articulações, podendo levar a danos ósseos irreversíveis e incapacitação funcional.
Diversas peculiaridades podem ajudar no diagnóstico precoce da artrite reumatoide. Dra. Claudia Goldenstein Schainberg, especialista em reumatologia e tratamento de doenças que afetam o tecido conjuntivo e o sistema músculo esquelético incluindo articulações, coluna, ossos, músculos, tendões e ligamentos, fala sobre alguns fatores que podem ajudar no diagnóstico da artrite reumatoide.
“O diagnóstico da artrite reumatoide é clínico, requer história e exame físico detalhados, sendo feito quando alguns sinais de inflamação articular estão presentes no paciente por pelo menos seis semanas consecutivas. Podem surgir inchaço, dor, vermelhidão e rigidez articular matinal, durando pelo menos uma hora, em uma ou mais áreas articulares. Em geral, a doença afeta grandes e pequenas articulações das mãos de forma simétrica, podendo ser acompanhada de nódulos reumatoides, da presença do fator reumatoide no sangue, além de deformidades e alterações radiográficas características nas fases mais tardias”, explica a especialista.
A Dra. Claudia alerta que o tratamento pode variar de acordo com a fase e gravidade da doença e que, em todos os casos, o acompanhamento médico com o especialista, é imprescindível. “Os anti-inflamatórios são a base inicial do tratamento seguidos de corticoides para as fases agudas e aliados a drogas modificadoras do curso da doença. Nos casos mais graves e refratários ao tratamento convencional, medicamentos imunossupressores e até mesmo agentes imunobiológicos que modulam o sistema imune podem ser necessários. O acompanhamento pelo médico reumatologista é fundamental e deve ser contínuo, podendo variar os intervalos entre as consultas de paciente para paciente”, conclui.
Website: http://draclaudiagschainberg.com.br/
O conteúdo aborda o impacto da transformação digital e da complexidade dos dados nas empresas,…
A SelectFlorida é a organização oficial de comércio internacional do estado da Flórida, servindo como…
Empreendimento investe em produção sustentável, rastreabilidade e bem-estar animal, com projeção de crescimento sustentável e…
ESET identificou o Telekopye, um kit de ferramentas que opera como um bot do Telegram…
Cerca de 22.000 alunos estudam na universidade; os principais eventos do próximo ano serão Creativity…
No Brasil, seis a cada sete indústrias (69%) fazem uso de tecnologia digital; Frederico Mourão,…