O jornalista Roberto Maia. (Imagem: arquivo pessoal)
O jornalista Roberto Maia chegou a 2022 com um novo desafio em sua trajetória na imprensa brasileira. Isso porque em dezembro, ele, que tem 63 anos de idade e 38 de jornalismo, assumiu o cargo de editor-chefe do jornal Mercado & Eventos. Antes, ele permaneceu por oito anos na revista Qual Viagem, onde era editor.
Em contato com a reportagem do Portal Comunique-se, Maia explica como é, na prática, o seu dia a dia à frente da redação do M&E, sigla pela qual é conhecida o jornal quinzenal com bases no Rio de Janeiro e em São Paulo (onde o jornalista atua). A publicação, aliás, tem o propósito de conversar com os profissionais que movimentam o setor de turismo — agentes de viagem, operadores e hoteleiros, por exemplo.
O turismo é um segmento que me fascina e acredito que poderei fazer um bom trabalho na nova casa
“O M&E é um jornal quinzenal e tem um site de notícias diárias extremamente dinâmico, o que muda muito a rotina de trabalho”, comenta Roberto Maia. “Embora eu já seja conhecido no mercado de turismo, conversei com meus diretores por telefone e fui apresentado à nova equipe por meio de videoconferência. Esse distanciamento inicial dos colegas de trabalho também é um grande desafio a ser superado. Mas o turismo é um segmento que me fascina e acredito que poderei fazer um bom trabalho na nova casa”, complementa.
Formado em jornalismo pela turma de 1984 das Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM), o mais novo editor-chefe do jornal Mercado & Eventos começou a contar a sua história na imprensa como repórter esportivo do Diário Popular e das rádios Difusora e Iguatemi, de Osasco (SP). Posteriormente, Roberto Maia migrou para a área de assessoria de imprensa, trabalhando no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), no Governo do Estado de São Paulo e na Volkswagen do Brasil.
Corintiano, Roberto Maia transformou a paixão pelo bicampeão mundial em motivo para empreender no meio jornalístico. Dessa forma, foi o criador e diretor da Maia Comunicação e Editora. O e-commerce Fiel Torcida On-Line e a revista Fiel Torcida foram algumas iniciativas da empresa, que também chegou a ser responsável pela Revista Corinthians (título oficial do clube alvinegro). “Também desenvolvi dezenas de publicações customizadas para terceiros”, pontua o jornalista-empreendedor.
Trabalhar como editor-chefe do M&E não será o primeiro desafio de Roberto Maia na área de turismo. Na editoria, ele, que chegou a ser responsável pelas relações com a imprensa da São Paulo Convention & Visitors Bureau (Visit São Paulo), acumula trabalhos prestados em pelo menos outros 14 veículos de comunicação:
_________________________
A informação sobre a movimentação profissional de Roberto Maia ocorreu por meio de ação desenvolvida pelo time de monitoramento de mídias da solução Comunique-se 360, que conta com o mais completo serviço de mailing imprensa do Brasil — com nível de atualização garantido por contrato.
Este ano marca a 34ª edição do Prêmio Planeta Azul, uma premiação ambiental internacional patrocinada…
As pizzas serão entregues em bolsas térmicas personalizadas, criadas em cooperação com Colm Dillane, inovador…
O futuro da segurança cibernética é a IA enfrentando a IA, e a Horizon3.ai lidera…
A formação em treinador comportamental é uma nova possibilidade de carreira para quem busca propósito,…
A Capvidia, pioneira em definição baseada em modelos (MBD) e interoperabilidade digital, anunciou o suporte…
A terapeuta Fernanda Maiochi destaca que conexões pessoais no trabalho impulsionam motivação, pertencimento e produtividade.…