Página do YouTube da cantora – https://bit.ly/3uZv5Xq 27/4/2021 – “Fazer um show sozinha é um ato político. É reafirmar o palco como espaço da mulher multi-instrumentista, capaz de desempenhar várias funções ao mesmo tempo”.
Durante a pandemia, houve uma mudança considerável de hábitos de consumo. Na cultura, as lives de shows, teatro, além dos streamings de filmes, ‘salvaram’ muita gente do isolamento, com a arte mostrando a sua força num momento em que as pessoas ficaram obrigadas a se distanciar de parentes e amigos.
Uma pesquisa feita pela ComScore VideoMetrix, divulgada pela UOL, comparou os acessos em julho de 2019 e 2020 e aferiu um aumento de 91% no tempo de uso do YouTube.
Atenta à essa mudança e também com a necessidade de manter-se produtiva em ano de pandemia, a sanfoneira, cantora e compositora Cimara Fróis decidiu se lançar num show solo. Considerando que não poderia se dedicar a ensaios com outros integrantes de sua banda, ela decidiu formar uma banda sozinha tocando diversos instrumentos. Essa é a Banda Invisível, que ela criou para este projeto solo, que ela mostra em sua página no YouTube até o dia 28 de abril. Ela apresenta oito músicas inéditas em seu repertório, em sua maioria de compositoras mulheres, além de duas composições – também inéditas – de sua autoria.
Musicista profissional – e sanfoneira – desde os 15 anos, Cimara integra o Trio Mana Flor (ex-Trio Sinhá Flor), composto por ela na sanfona e voz, Carol Bahiense (triângulo, e voz), e Talita del Collado (zabumba, percussão e voz). Criado em 2008, é o mais destacado Trio de Forró Tradicional formado exclusivamente por mulheres do Brasil, tendo em sua trajetória turnês na Argentina, França, Inglaterra, Itália, Paraguai, Portugal e Suíça. O trio lançou seu primeiro disco em 2014, com composições de Luiz Gonzaga e Gilberto Gil e participações especiais de Mônica Salmaso, Gero Camilo, Renato Braz, entre outros.
Novo show solo
A artista apresenta uma alternativa criativa e inusitada às restrições impostas pelo isolamento social durante a pandemia da Covid-19. Na Banda Invisível, é Cimara quem toca todos os instrumentos. Rodeada por eles, ela toca a já tradicional sanfona, além do pedal de loop – um divertido parceiro -, e também violão, ukulelê, percussão e diversas vozes. “Meu objetivo também é mostrar a mulher como protagonista do fazer artístico, como intérprete, instrumentista, compositora, ou como tema das canções escolhidas para o repertório”, conta.
“Fazer um show sozinha é um ato político. É tentar mudar, pelo menos um pouquinho, esse senso comum de que mulher no palco ou é cantora ou é dançarina. É reafirmar o palco como espaço da mulher multi-instrumentista, capaz de desempenhar várias funções ao mesmo tempo. É provar que lugar de mulher pode ser, sim, onde ela quiser”, afirma Cimara.
Este show é resultado do edital ProAC Expresso Lei Aldir Branc, do Governo do Estado de São Paulo.
Repertório:
1) Grande Poder – Mestre Verdelino
2) Arco-Íris – Mestra Virgínia de Moraes
3) Lençol de estrelas – Nazaré Pereira e Jorginho Amorim
4) Triste, Louca ou Má – Juliana Strassacapa, Sebástian Piracés-Ugarte, Rafael Gomes, Mateo Piracés-Ugarte, Andrei Martinez Kozyreff
5) Coisa Mais Bonita – Flaira Ferro
6) Germinar – Flaira Ferro e Ylana Queiroga
7) Tem Mulher no Forró – Cimara Fróis
8) No espelho – Cimara Fróis
Cimara Fróis
Nascida em Belo Horizonte, em 1985, Cimara Fróis é formada em Letras pela UFMG. Durante a faculdade, participou do grupo Sarandeiros, voltado à cultura popular. É sanfoneira, cantora, compositora e atriz. Instrumentista pioneira no circuito do Forró, é integrante do Trio Mana Flor, do Xote das Meninas e do Forró Delas, grupos formados exclusivamente por mulheres e que têm em comum a busca por espaço dentro desse cenário cultural. Participou da gravação de trabalhos de várias artistas, entre elas, Bruna Caran, Renata Jambeiro, Titane, Samba de Dandara e Guerrilha Garagem. Com seu trabalho solo, foi convidada em 2019 a se apresentar no Festival Sereia, em Barcelona (Espanha), e do Festival Pé na Terra, na Fuseta (Portugal De 2017 a 2019, acompanhou o compositor Chico César em shows da turnê Estado de Poesia. Tocou ao lado de outros importantes artistas da MPB, como Dominguinhos, Leila Pinheiro e Mariana Aydar.
Serviço
Show Cimara Fróis e Banda Invisível
Até dia 28 de abril, quarta-feira, às 20 horas
No Canal do YouTube – https://bit.ly/3uZv5Xq
Website: http://www.buriticomunicacao.com
Com ações de preservação e turismo consciente, a região se destaca como um exemplo de…
O Impulse for Shared Services Teams, foi criado pelo IEG para atender nas necessidades de…
Com a elevação progressiva dos índices de radiação UV por conta das mudanças climáticas, a…
Dados do teste de idiomas PTE da Pearson revelam que a maioria dos candidatos brasileiros…
Para construir com segurança em Steel Frame é essencial um planejamento rigoroso, com cálculo preciso…
Foz tem expectativa de ocupação superior a 90% na rede hoteleira; sócio-proprietário do Del Rey…