Categories: noticias-corporativas

Sanofi aposta em robôs e plataforma de eSOURCING para modernizar a área de compras

São Paulo, SP 24/3/2021 – A modernização da área de Procurement exigiu que olhássemos para o negócio de forma ampla e abríssemos as portas para todos os setores da empresa

A evolução de processos e práticas corporativas modernizou a área de Compras, que há muito tempo deixou de atuar exclusivamente sob demanda, recebendo e administrando pedidos. Na Sanofi Brasil, o progresso nos recursos de procurement, como a inteligência artificial, fez com que o Brasil fosse eleito, em 2020, o melhor país do mundo na pesquisa global de satisfação dos clientes da companhia sobre “purchasing experience” – relacionada ao modelo e às ferramentas de compras. A pesquisa foi realizada com todas as unidades de negócios das 13 maiores operações da empresa.

Para alcançar esse resultado, a operação brasileira não só promoveu a digitalização e o uso estratégico da tecnologia, como também incentivou a inovação. Por exemplo: a Sanofi Brasil foi a primeira, entre todas as unidades globais, a construir um “robô de compras” para sanar dúvidas recorrentes dos usuários. Como resultado, o time global de Procurement convidou a operação nacional para desenvolver um novo robô de soluções end-to-end para compras de pequeno valor.

Além disso, foi implantada a plataforma de eSOURCING e foram realizados treinamentos voltados para a metodologia Strategic Sourcing – com análise sistemática da aquisição de produtos e de seu impacto na companhia. As práticas de compliance também foram repaginadas, controles foram fortalecidos e os principais processos foram revisados. Essas ações culminaram em uma redução de 20% no tempo para análise de contratos e retorno aos clientes internos.

“A modernização da área de Procurement exigiu que olhássemos para o negócio de forma ampla e abríssemos as portas para todos os setores da empresa. A mentalidade colaborativa contribui – e muito – para um ambiente de inovação. Por isso, na Sanofi Brasil, a área de Compras opina, questiona e provoca. Para nós, provocar tem um sentido especial: significa ouvir, analisar e propor soluções que atendam cada vez melhor a nossos clientes internos e, consequentemente, aos milhões de brasileiros que necessitam de acesso a tratamentos de ponta”, afirma Marcelo Zelante Góes, head de Procurement da Sanofi no Brasil.

Em uma parceria com a área de Finanças, foi desenvolvido um projeto global que correlaciona códigos de materiais de compras com despesas analíticas, tal como definido no P&L da companhia e nas contas contábeis, que terá um impacto direto no resultado da empresa e será imediatamente identificado por finanças.

“Essa e outras parcerias com Procurement têm gerado uma espiral extremamente positiva, contribuindo para maior confiança na tomada de decisões, geração de insights de produtos e serviços e na criação de outros formatos de negócio, transformando inovação científica em soluções que contribuem para a jornada de saúde das pessoas, desde a prevenção e o autocuidado até o tratamento de doenças crônicas, complexas e raras”, explica Góes.

Website: https://www.sanofi.com.br/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Technology Holdings expande operações ao Brasil, impulsionando crescimento na América Latina

Technology Holdings (TH), um premiado banco de investimento de destaque mundial com histórico de fechamento…

14 horas ago

PodBrilhar estreia nova temporada em plataformas de áudio

Conduzido por Laura Vicente, podcast de BIC Soleil chega em sua terceira temporada e apresenta…

14 horas ago

Nexxera chega ao Equador em parceria com a Natura

Buscando aumentar a sustentabilidade da cadeia de fornecedores da Natura & Co., a Nexxera está…

14 horas ago

Venda de consórcio vira opção na busca por liquidez imediata

Especialista explica como o mercado secundário tem contribuído para que consorciados consigam reinvestir dinheiro aplicado…

14 horas ago

Tricologia e terapia capilar são opções de tratamentos

Em média, 35% das brasileiras gostam de comprar novidades para os cabelos o quanto antes;…

14 horas ago

Advogado explica quem tem direito à aposentadoria especial

O benefício, concedido ao cidadão que trabalha exposto a agentes prejudiciais à saúde, pode ser…

14 horas ago