Categories: noticias-corporativas

Sanofi aposta em robôs e plataforma de eSOURCING para modernizar a área de compras

São Paulo, SP 24/3/2021 – A modernização da área de Procurement exigiu que olhássemos para o negócio de forma ampla e abríssemos as portas para todos os setores da empresa

A evolução de processos e práticas corporativas modernizou a área de Compras, que há muito tempo deixou de atuar exclusivamente sob demanda, recebendo e administrando pedidos. Na Sanofi Brasil, o progresso nos recursos de procurement, como a inteligência artificial, fez com que o Brasil fosse eleito, em 2020, o melhor país do mundo na pesquisa global de satisfação dos clientes da companhia sobre “purchasing experience” – relacionada ao modelo e às ferramentas de compras. A pesquisa foi realizada com todas as unidades de negócios das 13 maiores operações da empresa.

Para alcançar esse resultado, a operação brasileira não só promoveu a digitalização e o uso estratégico da tecnologia, como também incentivou a inovação. Por exemplo: a Sanofi Brasil foi a primeira, entre todas as unidades globais, a construir um “robô de compras” para sanar dúvidas recorrentes dos usuários. Como resultado, o time global de Procurement convidou a operação nacional para desenvolver um novo robô de soluções end-to-end para compras de pequeno valor.

Além disso, foi implantada a plataforma de eSOURCING e foram realizados treinamentos voltados para a metodologia Strategic Sourcing – com análise sistemática da aquisição de produtos e de seu impacto na companhia. As práticas de compliance também foram repaginadas, controles foram fortalecidos e os principais processos foram revisados. Essas ações culminaram em uma redução de 20% no tempo para análise de contratos e retorno aos clientes internos.

“A modernização da área de Procurement exigiu que olhássemos para o negócio de forma ampla e abríssemos as portas para todos os setores da empresa. A mentalidade colaborativa contribui – e muito – para um ambiente de inovação. Por isso, na Sanofi Brasil, a área de Compras opina, questiona e provoca. Para nós, provocar tem um sentido especial: significa ouvir, analisar e propor soluções que atendam cada vez melhor a nossos clientes internos e, consequentemente, aos milhões de brasileiros que necessitam de acesso a tratamentos de ponta”, afirma Marcelo Zelante Góes, head de Procurement da Sanofi no Brasil.

Em uma parceria com a área de Finanças, foi desenvolvido um projeto global que correlaciona códigos de materiais de compras com despesas analíticas, tal como definido no P&L da companhia e nas contas contábeis, que terá um impacto direto no resultado da empresa e será imediatamente identificado por finanças.

“Essa e outras parcerias com Procurement têm gerado uma espiral extremamente positiva, contribuindo para maior confiança na tomada de decisões, geração de insights de produtos e serviços e na criação de outros formatos de negócio, transformando inovação científica em soluções que contribuem para a jornada de saúde das pessoas, desde a prevenção e o autocuidado até o tratamento de doenças crônicas, complexas e raras”, explica Góes.

Website: https://www.sanofi.com.br/

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Autora taubateana lança livro infantil sobre Joaninha Aviadora

Coleção Icones taubateanos de autoria de Giovanna Goeldi, ganha mais um exemplar encerrando 2024, com…

14 horas ago

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

14 horas ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

14 horas ago

Variação do dólar afeta o orçamento familiar dos brasileiros

Não é preciso trabalhar diretamente com a moeda americana para ser afetado com o recente…

14 horas ago

Lojas Avenida promoveu 33 inaugurações de novas unidades em 2024

Pernambuco foi o estado com maior número de inaugurações neste ano, com 13 novas lojas.

14 horas ago

Adriana Capparelli lança EP “Pomar” com músicas infantis

Álbum com músicas criadas na Comunidade Educativa Pomar estará disponível no Spotify e YouTube, a…

14 horas ago