O jornalismo do Sistema Brasileiro de Televisão acompanhou de perto um dos conflitos entre as forças armadas do Iraque e o grupo terrorista que se denomina como Estado Islâmico. Sérgio Utsch e Louis Blair, respectivamente repórter e cinegrafista da emissora de TV brasileira, estiveram presentes ao lado do exército iraquiano para cobrir a “batalha histórica por Mossul”. O resultado da cobertura internacional será exibido a partir desta quarta-feira, 3, no SBT Brasil.
Mossul é a terceira maior cidade do Iraque e está no centro da disputa entre o governo do país e o Estado Islâmico. De acordo com a análise do canal brasileiro, os terroristas estão prestes a serem expulsos da região. Visão que combina com o comentário público feito pelo chefe do Estado-Maior do Iraque, Othman Ghanim, na última semana. Segundo o comandante, as forças armadas locais vão retomar Mossul por completo ao decorrer das próximas semanas.
Antes de começar a exibir o conteúdo produzido por Sérgio Utsch e Louis Blair diretamente da linha de frente da batalha pelo poder da cidade iraquiana, a equipe de comunicação do SBT destaca que foi a única TV brasileira a enviar jornalistas próprios para a cobertura do conflito – e que a mesma ação ocorreu durante confrontos na Síria, em 2014. Há três anos, Utsch esteve presente na chamada “Batalha de Kobane”, região de fronteira entre Síria e Turquia.
A dupla formada pelo repórter Sérgio Utsch e o cinegrafista Louis Blair foi além de presenciar a batalha entre exército do Iraque e o Estado Islâmico. O SBT informa que os jornalistas foram à região do Curdistão Iraquiano, reconhecida como a parte mais segura do país do Oriente Médio, onde “parte da segurança é feita por um batalhão de mulheres”. Os enviados especiais da emissora brasileira ainda passaram por cidades “cobertas de minas e uma rede de túneis construída pelo Estado Islâmico”.
Sérgio Utsch, profissional que normalmente atua como correspondente do SBT na Europa, adianta que o especial a ser exibido na televisão mostrará histórias de pessoas por trás do noticiário bélico. “Essa guerra tem muitos lados e muitas caras. E é muito difícil de explicar. Optamos por humanizar as histórias e trazer para a audiência brasileira uma visão brasileira do que acontece no Iraque, diferente do que é fornecido pelas grandes agências internacionais”, comenta o jornalista.
O SBT informa que o conteúdo especial produzido em Mossul também será exibido [reprise] no ‘SBT Notícias’, telejornal exibido de madrugada. Além disso, a emissora já divulgou na internet o especial gravado em 360 graus. O material foi publicado na fan page do veículo de comunicação na manhã de terça-feira, 2, e já conta com mais 75 mil visualizações, 180 compartilhamentos e 215 reações. “A câmera especial permite ao internauta se sentir dentro da cobertura, acompanhando os repórteres nesses locais”, enfatiza o canal.
LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…
O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…
Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional
O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…
Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…
O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente