Com objetivo de promover a importância de se estar com os exames preventivos em dia, a plataforma SBT do Bem lançou campanha para o Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado em 8 de abril. A ação em vídeo aposta na mensagem de que a doença pode ser invisível aos olhos.
A campanha da emissora possui filme para TV e peças para o digital. O material traz duas pessoas aparentemente saudáveis, mas na sequência é revelado que uma delas tem câncer. “O fato de isso não ser aparente reforça a importância da prevenção e de se passar por consultas médicas regularmente”, informam os criadores da ação. A criação é da agência Publicis Brasil.
SBT do Bem
De acordo com a emissora, a plataforma SBT do Bem foi lançada oficialmente em 2010, quando o canal decidiu “abraçar” a causa do desarmamento e lançou campanha de abrangência nacional sobre o assunto. Desde então, foram lançadas diversas ações com variados temas.
No ano passado, foram lançadas campanhas como a de prevenção AIDS por meio de filme na grade da emissora; a #XôZika, que conscientizou e ajudou as gestantes a se prevenirem contra o Zika Vírus; e, ainda, a “Máquina da Vida”, que transformava cigarros não consumidos em opções de como aproveitar os minutos de vida ganhos, para lembrar da luta contra o tabagismo.
A plataforma criada pela emissora de Silvio Santos também se engajou em causas como o incentivo a doação de sangue: #DoePelaPriscila foi ativada dentro da novela Cúmplices de um Resgate, e acabou premiada em Cannes. Já a campanha “Pare e Doe” — em parceria com o Waze e a Fundação Pró-Sangue — facilitou a busca por posto de doação de sangue mais próximo por geolocalização.
Além disso, os apresentadores do SBT participam das ações, como na campanha #gravidezsemálcool, estrelada pela apresentadora Patricia Abravanel, em prol ao combate da Síndrome Alcóolica Fetal (SAF).