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SEAC-SP lança campanha e promove a conscientização de que “Limpeza é Saúde”

São Paulo 12/12/2019 – Junto com a ação “Limpeza é Saúde” está sendo lançado um selo de qualidade que comprova que a filosofia da empresa é a mesma do conceito proposto pela campanha.

Limpeza e saúde são fatores que se conectam intimamente. Além de deixar o espaço mais atraente, a limpeza de boa qualidade interfere no bem-estar e na qualidade de vida das pessoas, uma vez que previne doenças, aumenta a produtividade e até melhora o humor dos frequentadores. O problema é que nem sempre essa conexão é levada em conta no dia a dia das empresas, e esse descaso pode trazer consequências sérias para todos, em diferentes esferas.

Em entrevista, Rui Monteiro Marques, Presidente do SEAC-SP (Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação no Estado de São Paulo), esclarece por que “Limpeza é Saúde” e por que a conscientização imediata sobre o tema é de extrema importância.

Presidente Monteiro, por que o SEAC-SP está lançando a campanha “Limpeza é Saúde”?

Pres. Monteiro: O fato de que um ambiente limpo contribui com a saúde e o bem-estar das pessoas é algo que precisa voltar a ser lembrado por todos nós, como cidadãos, como colaboradores e como empresários. E essa é a principal razão da campanha: lembrar as pessoas! Assim como nossas mães faziam quando chegávamos em casa e dizia: lave as mãos! Muitas doenças contagiosas (viroses, conjuntivite, resfriados…) são transmitidas em ambientes de grande fluxo de pessoas pela falta de limpeza adequada. Os custos à saúde são altos, e, lógico, também pesa consideravelmente – muitas vezes sem ser óbvio – na economia das empresas. A campanha nasce para mostrar quais são esses prejuízos e para oferecer soluções que impactam positivamente e diretamente na vida das pessoas e nos espaços em que transitam diariamente.

Por que é importante falar sobre a relação entre limpeza profissional e saúde?

Pres. Monteiro: Esse é um conceito pouco debatido entre as pessoas, de um modo geral. Por essa razão, quanto mais se falar sobre os benefícios promovidos por um ambiente limpo de forma adequada, mais esse conceito será assimilado e mais será levado a sério.

Quais os principais pontos que merecem ser destacados sobre a constante evolução da limpeza profissional?

Pres. Monteiro: Há uma permanente preocupação com o desenvolvimento de utensílios de limpeza e de produtos para que sejam mais eficientes e seguros. Existe, ainda, uma atenção para os processos, ou seja, para a maneira como são utilizados esses instrumentos de trabalho. Esse é o grande diferencial da limpeza profissional: unir esses pontos apresentando melhores práticas, utilizando novas tecnologias e, assim, atingindo melhores resultados .

Por que os produtos e métodos caseiros não são eficientes no ambiente de trabalho?

Pres. Monteiro: Em nossas residências, o fluxo de pessoas é menor que a quantidade de trabalhadores que convivem em um ambiente profissional. É claro que a limpeza da casa exige cuidado e atenção, mas os impactos causados são menos prejudiciais do que aqueles que ocorrem nas empresas, onde estamos em contato com um grande número de pessoas e com o uso de superfícies comuns a todos, como mesas e maçanetas. O convívio em ambientes fechados e pouco limpos faz com que fiquemos vulneráveis a diferentes tipos de vírus e bactérias que provocam doenças contagiosas. E um contágio pode causar prejuízos enormes para as pessoas e para as empresas.

Podemos dizer, então, que investir na limpeza adequada não é “gasto” e sim “investimento”?

Pres. Monteiro: Conhece a expressão “o barato sai caro”? É exatamente esse conceito que se aplica aqui. Diminuir gastos é um conceito comum dentro da maioria das empresas, e o tópico “limpeza” não é algo que está em primeiro plano, sendo um dos temas que mais sofrem, seja na compra de produtos ou na contratação de prestadoras de serviço. O que não se prevê, neste caso, são os prejuízos causados ao negligenciar o cuidado com a limpeza em longo prazo. Os funcionários com a saúde debilitada, por consequência de um ambiente contaminado, apresentam baixa produtividade, faltam ao trabalho, se sentem mais estressados, entre outras situações que podem dar mais prejuízos do que o dinheiro planejado e bem gasto para que eles trabalhem em um ambiente limpo e seguro.

Em números, como descrever os prejuízos causados por um ambiente sem limpeza adequada?

No Brasil não existem muitas estatísticas, mas nos EUA o impacto desses fatores foi calculado e divulgado, em 2014, pela ISSA, a principal associação internacional de limpeza profissional. De acordo com a pesquisa, o prejuízo é de 225 bilhões de dólares por ano. Ok, esse número não se aplica diretamente ao Brasil, mas acredito que, por aqui, proporcionalmente, o número não seria tão diferente.

Como você relaciona a questão da limpeza com a saúde também para o trabalhador que atua na área?

Pres. Monteiro: Uma boa empresa profissional de limpeza promove treinamento para que seus funcionários saibam utilizar os produtos de forma adequada, segura e a limpar do jeito correto. Adotar boas práticas na aplicação da limpeza também significa menos riscos à saúde do operador.

Como identificar empresas de limpeza que pensam de forma saudável? Há um selo que mostra essa preocupação?

Pres. Monteiro: Sim. Junto com a ação “Limpeza é Saúde” também está sendo lançado um selo de qualidade que comprova que a filosofia da empresa é a mesma do conceito proposto pela campanha. Todos os membros do SEAC-SP – e aqueles que se juntarem a ele – são/estarão aptos para receber o selo, porque demonstram identificação com o lema e estão dispostos a atuar de acordo com as boas práticas de limpeza nos ambientes corporativos – e assim limpar pelo bem da saúde!

Qual é o papel do SEAC-SP para o reconhecimento e a valorização das empresas do setor?

Pres. Monteiro: O principal papel do SEAC-SP é garantir que o prestador de serviços do segmento seja reconhecido como uma autoridade no assunto de limpeza. Nosso papel é orientar, capacitar e posicionar as empresas publicamente para que sejam valorizadas e vistas como especialistas no assunto. É também garantir que cada um dos membros tenha as informações necessárias para que a realização de seus trabalhos apresente ótimos resultados, feitos com qualidade, segurança e ética. Para isso oferecemos treinamentos, cursos, pesquisas, entre outras propostas que ajudam a fortalecer a identidade das organizações do setor.

Website: https://www.seac-sp.com.br/index.php/comunicacao2/campanha-limpeza-e-saude

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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