Brasília, DF 1/7/2020 – “Estou muito preocupada com os problemas que as casas financiadas podem ter por falta de uma vistoria. E, isso vai prejudicar a ponta”, alerta Karine.
A presidente da Associação Brasileira de Avaliação e Perícia (ABAP) Karine Moreira comunicou através do canal do YouTube um vídeo ressaltando a importância das vistorias prévias de imóveis financiados.
Esse pleito da ABAP começou em setembro de 2019, quando foi publicada a Resolução Nº 4.754, editada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que permite as instituições financeiras a dispensa da contratação de um perito para fazer a avaliação do preço do imóvel e, em seu lugar, usar modelos estatísticos e programas de computador para definir o valor da garantia.
A ABAP já divulgou uma nota de repúdio à resolução, explicando o quão prejudicial é essa ausência de um perito avaliador de imóveis para o consumidor. Afinal, é a perícia que conclui se o imóvel está seguro e habitável. Protocolou-se, inclusive, um pedido de impugnação a essa norma diretamente no BACEN.
Recentemente, essa história foi retomada após rumores de que a Caixa Econômica Federal iria suspender, muito em breve, as vistorias prévias em imóveis financiados. Em vídeo, a presidente da ABAP ressalta mais uma vez o perigo para compradores de imóveis.
“É incompatível com a realidade, visto que esse processo de avaliação dura no máximo quatro dias. A ABAP assegura: uma bolha nesse momento de retomada da economia brasileira só trará desemprego e incertezas no mercado financeiro”, finaliza.
Website: http://www.abap.org.br
ISELIN, N.J., Nov. 23, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- Uma equipe de cientistas da BASF Environmental…
PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…
Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…
O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…
AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…
Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios