Categories: noticias-corporativas

Segundo presidente da ABAP, sem vistorias imóveis financiados podem gerar riscos

Brasília, DF 1/7/2020 – “Estou muito preocupada com os problemas que as casas financiadas podem ter por falta de uma vistoria. E, isso vai prejudicar a ponta”, alerta Karine.

A presidente da Associação Brasileira de Avaliação e Perícia (ABAP) Karine Moreira comunicou através do canal do YouTube um vídeo ressaltando a importância das vistorias prévias de imóveis financiados.

Esse pleito da ABAP começou em setembro de 2019, quando foi publicada a Resolução Nº 4.754, editada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que permite as instituições financeiras a dispensa da contratação de um perito para fazer a avaliação do preço do imóvel e, em seu lugar, usar modelos estatísticos e programas de computador para definir o valor da garantia.

A ABAP já divulgou uma nota de repúdio à resolução, explicando o quão prejudicial é essa ausência de um perito avaliador de imóveis para o consumidor. Afinal, é a perícia que conclui se o imóvel está seguro e habitável. Protocolou-se, inclusive, um pedido de impugnação a essa norma diretamente no BACEN.

Recentemente, essa história foi retomada após rumores de que a Caixa Econômica Federal iria suspender, muito em breve, as vistorias prévias em imóveis financiados. Em vídeo, a presidente da ABAP ressalta mais uma vez o perigo para compradores de imóveis.

“É incompatível com a realidade, visto que esse processo de avaliação dura no máximo quatro dias. A ABAP assegura: uma bolha nesse momento de retomada da economia brasileira só trará desemprego e incertezas no mercado financeiro”, finaliza.

Website: http://www.abap.org.br

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas, que…

8 horas ago

Global X lança terceira edição do relatório anual de investimentos temáticos

Lançado este ano, pela Global X ETFs, gestora de ETFs sediada em Nova York, o…

9 horas ago

Contratação de frete marítimo no agronegócio registra crescimento desde 2023

As projeções são positivas já que segundo dados do Ministério da Agricultura e Pecuária afirma…

9 horas ago

MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador, Vincent Louis Mogas

HOUSTON (EUA) 3/5/2024 - A MOGAS lamenta a morte de seu querido presidente e fundador,…

9 horas ago

IA e ML estão impactando a segurança cibernética financeira

Em matéria recente para a Global Banking & Finance Review, Seshagirirao Lekkala - engenheiro na…

9 horas ago

Relatório aponta dados sobre uso de tabaco no mundo

Segundo os dados apresentados pelo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) referentes ao uso…

9 horas ago