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Selo de certificação garante pureza do suco de uva

3/11/2020 – “O selo é uma prestação de serviços para o consumidor muito importante”, afirma Celina Almeida, diretora do Instituto Totum

Já está disponível o Selo Suco de Uva Puro, desenvolvido com o objetivo de descomplicar a vida do consumidor na identificação dos sucos 100% puros entre as marcas dispostas nas prateleiras dos supermercados, de modo a assegurar os benefícios da uva para o organismo, comprovados por estudos científicos.

O selo de certificação, lançado no mercado em março, garante que as bebidas identificadas são feitas somente de uva, não contendo absolutamente nada que não seja a matéria-prima de origem, isto é, não possuem adição de água, açúcares, corantes, aromatizantes, conservantes, antioxidantes ou outros ingredientes.

De acordo com a biomédica Caroline Dani, que pesquisa os benefícios da uva há mais de 15 anos e auxilia no projeto, “o selo oferece ao consumidor a garantia de levar para casa o suco puro, diferente de outras bebidas, como o suco reconstituído e o suco integral, que podem conter antioxidantes e conservantes adicionados”.

O selo foi criado pela Associação Brasileira dos Elaboradores de Suco de Uva Puro, com sede em Flores da Cunha (RS), em conjunto com o Instituto Totum, contratado para elaboração do programa de certificação, que autoriza a aplicação do selo em produtos que atendam regulamento de normas técnicas e controle laboratorial.

O Instituto Totum é organismo de certificação independente responsável por fazer a coleta física dos produtos nos pontos de venda e os submeter à análise em laboratório acreditado pelo Inmetro. Trata-se de avaliação isenta, sem interferência de empresas em qualquer etapa técnica do processo de concessão do selo.

“Além de sermos os organismos certificadores do processo, somos também consumidores desse tipo de bebida, e ler os rótulos das embalagens para sabermos qual tipo de suco escolher na hora da compra é algo muito complicado para um leigo no assunto. O selo vem então para ajudar os consumidores, sabendo que suco de uva com Selo é garantia de suco de uva puro, sem que seja necessário entender de toda a regulação. O Selo é uma prestação de serviços para o consumidor muito importante”, afirma Celina Almeida, diretora do Instituto Totum.

Antes de vigorar, a certificação passou pelo aval do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), além de obter registro da marca no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Para assegurar 100% da naturalidade do suco, laboratórios credenciados pelo Inmetro realizam a análise dos produtos.

O selo já pode ser encontrado em bebidas de 12 vinícolas: Casa Perini, Casagranda, Casa Madeira, Catafesta, Cave do Sol, Fante Bebidas, Malacarne, Monte Vêneto, Vinícola Campestre, Vinícola Galiotto, Vinícola Luvison e Vinícola Sinuelo, que também integram a Associação Brasileira dos Elaboradores de Suco de Uva Puro.

Benefícios do suco de uva puro

Estudos científicos demonstram que o suco de uva puro pode proporcionar os mesmos benefícios à saúde que o vinho, por conter poderosos antioxidantes, chamados polifenóis, capazes de reduzir os índices do mau colesterol (LDL), que leva à formação de placas nas paredes das artérias.

Além de excelentes efeitos sobre o coração, o suco de uva puro oferece benefícios a todo o organismo, como proteção ao fígado, redução do acúmulo de células gordurosas, ação anti-inflamatória e efeito ergogênico, sendo considerado um dos mais preciosos sucos do ponto de vista terapêutico.

Website: http://www.institutototum.com.br

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Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

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